Buscar

APOL 4 – FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO – GESTÃO DA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 4 – FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO – GESTÃO DA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE
“Líderes são pessoas que exercem influência sobre outras, que querem ser lideradas em função de uma tarefa ou missão a ser realizada” (SCATENA, 2011, p. 181). Diante do exposto e dos conteúdos tratado nas aulas, a Liderança é uma habilidade que se aprende ou é um dom concedido apenas a determinadas pessoas? 
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A liderança é uma habilidade que se aprende única e exclusivamente.
II. Liderança é um dom inato somente de algumas pessoas. 
III. A liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e ao mesmo tempo pode ser uma característica inata.
	
	A
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	B
	Somente a afirmativa  II está correta.
	
	C
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	D
	Somente a afirmativa III está correta.
A norma, independentemente de outro processo, obriga a organização a seguir um padrão estabelecido. Um exemplo são os restaurantes fast-food. Para que obtenham rapidez e agilidade, faz-se preciso a criação de normas claras e bem definidas, de modo a padronizar o processo.
Baseado nas definições de normalização e padronização, avalie as alternativas abaixo e, em seguida, identifique-as como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F). Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(   ) Para que tenhamos a evolução da qualidade, o padrão deve ser imutável e não permitir ajustes, somente assim se atingirá a eficácia e eficiência na gestão.
(   ) O padrão permite às organizações que imponham responsabilidades aos seus funcionários em função das exigências claras e definidas.
(   ) A organização deve atender à alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, tais como: ser mensurável, ser de fácil compreensão e utilização, ser democrático, dentre outros.
(   ) Padronização é a atuação na eliminação das causas principais dos problemas, exigindo treinamento constante de todos os envolvidos na ação.
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	V, F, F, V
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, F, V, F
Eli Witney, no final do século XVIII, introduziu o conceito de padronização de componentes nas indústrias, após se deparar com as exigências impostas pela Revolução Industrial, ocorrida na mesma época, dada a descoberta da máquina a vapor. Porém, ainda hoje, a sociedade não faz distinção entre padronização e normalização. 
Baseado em seus conhecimentos adquiridos na disciplina, identifique, a seguir, a alternativa que melhor define o conceito de “padronização” (segundo Seleme e Stadler, 2012).
	
	A
	Padronização é a aplicação do padrão reconhecidamente alto, nesse caso, pelo mercado e pelas organizações.
	
	B
	Padronização é a unificação dos processos de fabricação ou de prestação de um serviço, ou seja, quando somente existe uma forma escolhida para sua realização.
	
	C
	Padronização é a identificação, observação e análise do problema, quando são identificadas as contramedidas que deverão ser colocadas em prática.
	
	D
	Padronização é a atuação na eliminação das causas principais dos problemas, exigindo treinamento constante de todos os envolvidos na ação. 
Desde a Antiguidade existiram muitos tipos de liderança. São exemplos a tirania, a autocracia e a democracia. De acordo com Scatena (2011) entre as novas formas de liderança se destacam a Liderança Carismática e a Liderança Transacional.  
Com relação a esses tipos de liderança, analise as proposições a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) Liderança Carismática é aquela em que o líder influencia os liderados pela sua mensagem ou missão. 
( ) A Liderança Carismática objetiva a conquista de recompensas materiais e psicológicas.
( ) Liderança Transacional é aquela em que os liderados se encantam com a mensagem e tornam-se fiéis. Os valores envolvidos são morais e psicológicos.
( ) Na Liderança Transacional a missão é mercenária e há a promessa de recompensa envolvida. 
	
	A
	F – V – V – F.
	
	B
	F – V – F – V.
	
	C
	V – F – V – F.
	
	D
	V – F – F – V.
Motivação é uma força que impulsiona as pessoas a ter um determinado comportamento. Entretanto, o que motiva uma pessoa pode não motivar a outra, podendo gerar reações contrárias às desejadas. Ressaltamos aqui a importância que os estudos sobre motivação têm para os administradores, visto que para os gestores, a motivação é um fator de grande importância na conquista de dos resultados organizacionais (SCATENA, 2011, p. 189). Nos estudos sobre a motivação, ela é apresentada uma divisão de dois grupos, classificados como Teorias de Processos e Teorias de Conteúdo e cada grupo é composto por teorias distintas.  
Com relação às teorias e grupos a que pertencem, relacione a coluna A com a coluna B e a seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência que preenche adequadamente os parênteses em branco.
	Coluna A
	Coluna B
	1. Teorias de Processos (TP)
	(     ) Teoria da Hierarquia das Necessidades
	2. Teorias de Conteúdo (TC)
	(     ) Teoria da Equidade.
	 
	(     ) Teoria dos Dois Fatores.
	 
	(     ) Teoria Expectativa.
	 
	(     ) Teoria dos Motivos Humanos.
 
	
	A
	 2 – 1 – 2 – 1 – 2.
	
	B
	1 – 1 – 1 – 2 – 2.
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1 – 1.
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 2

Outros materiais