Buscar

AV1 Micro marcia

Prévia do material em texto

1 - Os fagos são muito utilizados em Engenharia Genética para funcionar como vetores de genes, “carregando” os genes que se deseja inserir numa determinada célula, que será, após o processo, denominada “transgênica”. O termo fago refere-se a:   
um vírus que parasita células bacterianas. 
2 - Um determinado grupo de antibióticos, os beta-lactâmicos, age especificamente sobre uma estrutura bacteriana denominada PAREDE CELULAR, impedindo a sua síntese durante o processo de divisão celular. O impedimento da síntese da parede celular pode provocar a morte das bactérias devido a:  a ausência de parede celular torna a bactéria suscetível à lise osmótica e ela ¿estoura¿ (sofre lise). 
3 - “ A natureza trabalha em ciclos – “nada se perde, tudo se transforma”. Animais, excrementos, folhas e todo tipo de material orgânico morto se decompõem com a ação de milhões de microrganismos decompositores, como bactérias, fungos, vermes e outros, disponibilizando os nutrientes que vão alimentar outras formas de vida.” 
O trecho acima, obtido em http://www.idec.org.br/biblioteca/mcs_lixo.pdf, diz respeito à uma importantíssima função dos microrganismos: a decomposição da matéria orgânica, sem a qual, a vida em nosso planeta não seria mais possível... 
Assinale a alternativa que contenha outras ações benéficas à humanidade produzidas por microrganismos (assinale a alternativa em que TODAS as ações ou produtos sejam feitos por microrganismos) : 
R. produção de : vinagre, álcool etílico e iogurte.
4 - A ocorrência de lesões vesiculares (lesões em que há aparecimento de vesículas com líquido no interior) , que depois evoluem para úlceras (feridas abertas) nos casos de herpes labial deve-se à seguinte ação dos vírus herpes simples (HSV 1):R. infecção lítica nas células epiteliais, promovendo lise nessas células e a formação das úlceras. 
5 - Janela imunológica é conceitualmente definida como o período compreendido entre a exposição de um indivíduo susceptível à fonte de infecção e o aparecimento de algum marcador sorológico detectável por testes sorológicos disponíveis comercialmente. Para a hepatite B este período pode variar de 30 a 60 dias, quando o HBsAg se torna detectável.  Informação obtida em : Secretaria de Vigilância em Saúde/MS http://bvsms.saude.gov.br/bvs/politicas/hepatites_aconselhamento.pdf 
Os Bancos de Sangue, ao receberem cadastro e doação de sangue, fazem um longo questionário sobre hábitos do doador para excluir a possibilidade de obter sangue contaminado por HBV de indivíduo que se encontre no período de “janela imunológica”. 
Podem ser considerados “suspeitos“ ou “em possível janela imunológica” os indivíduos que tenham : 
relações sexuais desprotegidas com vários parceiros ou feito ¿piercing¿ há menos de 2 meses.6 - Na prática clínica observamos com freqüência que medicamentos utilizados para erradicação de certos tipos de microrganismos são mais “tóxicos” para o organismo humano que medicamentos utilizados para eliminar outros tipos de microrganismos. Dessa forma, de modo geral, os antimicóticos (medicamentos para eliminar fungos) são mais tóxicos que os antibióticos (medicamentos para eliminar bactérias). 
Podemos concluir que isso está relacionado ao seguinte fato:   as células bacterianas são procarióticas enquanto que as células fúngicas são eucarióticas, mais parecidas com as células humanas. 
7 - Células bacterianas são procarióticas enquanto que células animais (inclusive as humanas) são eucarióticas. Abaixo são feitas algumas afirmativas sobre esses tipos celulares. Analise cada uma das afirmativas verificando se estão corretas ou não : 
I    As células bacterianas não apresentam estruturas formadas por membranas, como Retículo Endoplasmático e Complexo de Golgi. 
II   As células bacterianas apresentam núcleo cuja forma em geral, acompanha a forma externa da célula. 
III  As células humanas possuem parede celular mais fina do que a existente na célula bacteriana. 
IV  Nas células bacterianas, os ribossomos são os responsáveis pela síntese de proteínas, assim como nas células eucarióticas. 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as proposições acima: 
R. apenas as alternativas I e IV estão corretas.
8 - A infecção pelo Herpes simples é recorrente, ela vai e volta espontaneamente. Em geral, o quadro é de múltiplas vesículas (pequenas bolhas) agrupadas, com áreas de inflamação na base e ao redor. As lesões são muito dolorosas e podem vir acompanhadas de mal estar, linfonodos (gânglios) aumentados e febre. A infecção acontece com maior frequência na área de vermelhão do lábio e na pele adjacente dos lábios. Pode-se citar como fatores desencadeantes das recorrências: estresse, febre, trauma físico, luz ultravioleta, menstruação e imunossupressão. http://www.fepecs.edu.br/revista/Vol18_4art05.pdf ► Lesões de herpes labial são recidivantes (= recorrentes) porque:
R. os vírus ficam latentes em gânglios nervosos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes