Buscar

Av2 Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0120_AV2_ » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: INGRID C.
	Professor:
	CRISTINA ALVES DE LIMA
	Turma: 9003/BB
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/06/2015 14:57:38 
	
	 1a Questão (Ref.: 201101718141)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Na Resolução COFEN 311/2007, as penalidades impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem aos enfermeiros que cometem infração na sua prática podem ser classificadas em leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. Descreva as que contém apenas circunstâncias agravantes às infrações cometidas pelo profissional em seu exercício.
		
	
Resposta: Contém circunstâncias agravantes às infrações cometidas pelo profissional em seu exercício as que possam causar risco de morte, lesão ou óbito ao cliente/paciente.
	
Gabarito: Cometer infração dolosamente e Cometer a infração por motivo fútil ou torpe.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101626499)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Gestante chega em generoso trabalho de parto com perda de liquido amniótico, sangramento intenso. Após cuidadosa avaliação a Enfermeira obstetra confirma que existe distócia e há necessidade de aplicar anestesia local e fazer episiotomia. Levando-se em consideração a resolução do COFEN 223/99 que dispõe sobre a atuação da Enfermeira na Assistência a mulher no ciclo gravídico Puerperal, responda: Ela pode fazer esse procedimento ou deve esperar o médico? Justifique.
		
	
Resposta: Segundo a resolução do COFEN 223/99 a Enfermeira pode sim realizar o procedimento de episiotomia e anestesia local se estiver tecnicamente preparada para isso.
	
Gabarito: Sim, ela pode fazer esses procedimentos. Está respaldada pela resolução do COFEN 223/99 que dá amparo legal para a Enfermeira obstetra, obstetriz e especialista em enfermagem obstétrica para prestar assistência à parturiente e no parto normal. Identificando as distócias e tomando providências até a chegada do médico além de realização e episiorrafia e aplicação de anestésico local.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101634955)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem é, EXCETO: 
		
	
	a que estabelece que a Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
	
	a que estabelece no seu Art.1º, que é livre o exercício da enfermagem em todo território nacional observadas as disposições da Lei
	
	a lei que define as categorias que pertencem à enfermagem, bem como as atribuições que lhes competem 
	
	a de Nº. 7.498, de 25 de junho de 1986
	
	a que estabelece que a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição fora da área onde ocorre o exercício
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102127762)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Foi fundada em agosto de 1926, sob a denominação de "Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras". Como entidade de direito privado, de caráter científico e assistencial, regida pelas disposições do Estatuto, Regulamento Geral ou Regimento Especial em 1929, na cidade de Montreal, no Canadá, foi admitida no Conselho Internacional de Enfermeiras (ICN). 
		
	
	ABEN E COFEN - Associação Brasileira de Enfermagem 
	
	COFEN - CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM
	
	COREN - Conselho Federal de Enfermagem
	
	COREN - Conselho Regional de enfermagem
	
	ABEN - Associação Brasileira de Enfermagem 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101698688)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos, consistente em revelar alguém, sem justa causa, fato de conhecimento restrito a reduzido número de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, desde que da revelação possa resultar dano a outrem. Vide divulgação de segredo. Violação de segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos (pessoa) consistente em revelar a alguém, sem justa causa, fato conhecido de número restrito de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem.A Inobservância do Segredo Profissional pela equipe de enfermagem diz respeito a assuntos.(Artigo 29 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem), Marque a opção correta.
		
	
	Relacionados com o paciente e a Instituição, em razão do próprio trabalho.
	
	Relativos aos serviços e equipamentos utilizados para a assistência de enfermagem
	
	Crime contra a inviolabilidade dos segredos e da coletividade
	
	Relacionados com os pacientes em seus domicílios e na comunidade
	
	Relacionados com os pacientes e seu estado de saúde
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101625973)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Lei Nº 7.498/86 e o Decreto que a regulamenta (Nº94406/87) dispõem sobre o exercício de enfermagem. O artigo 8º descreve o que cabe ao enfermeiro privativamente e o que lhe compete como integrante da equipe de saúde. Assinale a atividade profissional, regulamentada pela legislação de enfermagem, como sendo incumbência privativa do enfermeiro:
		
	
	prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;
	
	acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;
	
	aplicação de oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma,enema e calor ou frio.
	
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
	
	participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101626488)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O COFEN em sua resolução de nº 200/ 97 que dispõe sobre a atuação dos profissionais de enfermagem em hemoterapia e transplante de medula óssea, estabelece como uma das competências desse profissional é, "Promover e difundir medidas de saúde preventivas e curativas através da educação (...), objetivando a saúde e segurança dos mesmos". A quem o Enfermeiro deve destinar essas medidas de saúde?
		
	
	a doadores, receptores, família e comunidade em geral 
	
	somente aos doadores
	
	à família e aos receptores
	
	à família e comunidade em geral
	
	somente aos receptores
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101697279)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Na Resolução COFEN-225/00,Que dispõe sobre cumprimento de Prescrição medicamentosa/Terapêutica à distância. O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem-COFEN, no uso das suas atribuições legais e regimentais, em cumprimento ao deliberado na ROP 282; CONSIDERANDO ser dever profissional, cuidar do cliente sob nossa responsabilidade, oferecendo ao mesmo uma Assistência de Enfermagem segura e livre de riscos. O Cofen Resolve:Marque com um X a opção incorreta.
		
	
	Art. 1º- Não é vedado em hipótese alguma ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar medicamentosas/terapêuticas, oriundas de qualquer Profissional da Área de Saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos Art. 2º - Não se aplica ao artigo anterior as situações de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente.
	
	A Assistência de Enfermagem Pré -Hospitalar, tem que estar alicerçados em Protocolos Técnicos específicos, devidamente assinados pelo Diretor Técnico e pelo Médico Responsável. Técnico de Enfermagem da Instituição ou Empresa.
	
	O Técnico de Enfermagem deverá desenvolver a Sistematização da Assistência de Enfermagem como forma de registro e anotações pertinentes à profissão e aos respectivosprofissionais de Enfermagem.
	
	Art. 1º- Não é vedado em hipótese alguma ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar medicamentosas/terapêuticas, oriundas de qualquer Profissional da Área de Saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos
	
	Art. 4º- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando disposições em contrário.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101697333)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O Conselho Federal de Enfermagem ¿ Cofen, no uso de suas atribuições legais e regimentais ,CONSIDERANDO o princípio da igualdade de direitos, preconizada pela Constituição Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988; CONSIDERANDO o disposto no art. 11, da Lei 7498, de 25 de junho de 1986, e o art. 8º do Decreto nº. 94406, de 28 de junho de 1987, que definem as atribuições do Enfermeiro; CONSIDERANDO o disposto na Lei 9394/96, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; CONSIDERANDO o disposto na Resolução Cofen 146/92, que dispõe sobre a obrigatoriedade de haver Enfermeiro em todas as unidades de serviço onde são desenvolvidas ações de enfermagem durante o período de funcionamento da instituição de saúde,CONSIDERANDO o disposto na Resolução CNE/CES 03/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da formação profissional do Enfermeiro. Na RESOLUÇÃO COFEN-303/2005 que Dispõe sobre a autorização para o Enfermeiro assumir a coordenação como Responsável Técnico do Plano de gerenciamento de Resíduo. Marque a opção correta.
		
	
	Art. 1º Fixar os valores mínimos dos Honorários pela Prestação de Serviços de Enfermagem, constante da TABELA anexa ao Sindicato de Enfermagem de toda Jurisdição
	
	Art. 2º ¿ O Enfermeiro quando designado para exercer a função de responsável pela elaboração e implementação do PGRSS, deverá apresentar o Certificado de Responsabilidade Técnica ¿ CRT, emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem ao qual está jurisdicionado.
	
	4º ¿ As Instituições de Saúde, Públicas, particulares e Filantrópicas, poderão requerer dispensa do recolhimento da taxa, referente à emissão da C.R.T.
	
	3º ¿ As Instituições de Saúde, Públicas, particulares e Filantrópicas, não poderão requerer dispensa do recolhimento da taxa, referente à emissão da C.R.T.
	
	Art. 121 ¿ O requerimento da Anotação de Responsabilidade Técnica deverá estar acompanhado das seguintes documentações: Denominação e endereço do estabelecimento prestador de Assistência de Enfermagem a que se refere a ANOTAÇÃO, bem como da respectiva instituição ou empresa proprietária, mantenedora ou conveniente;Nome do(a) Enfermeiro(a) e número de inscrição no COREN; Endereço residencial do(a) Enfermeiro(a), bem como indicação precisa de sua jornada de trabalho; Cópia do comprovante de recolhimento, pelo enfermeiro(a), do valor da anuidade correspondente ao exercício anterior, caso estivesse inscrito, na Autarquia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101700163)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.O Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: Marque opção correta abaixo.
		
	
	Salvaguardar sempre, no exercício das suas funções e na supervisão das tarefas que delega, a privacidade, a intimidade e a coletividade da pessoa e assim revelar o segredo que lhe foi confiado.
	
	Nenhuma das afirmativas acima contemplam o segredo profissional.
	
	Não respeitar e fazer a revelação do segredo profissional diante das manifestações de perda expressas pelo doente em fase terminal, pela família ou pessoas que lhe sejam próximas;e não Respeitar e não fazer respeitar o corpo após a morte.
	
	Atendendo aos sentimentos de pudor e interioridade inerentes à pessoa, o enfermeiro assume o dever de: Respeitar a intimidade da pessoa e protegê-la de ingerência na sua vida privada e na da sua família.assim, salvaguardando o segredo profissional.
	
	O enfermeiro, ao acompanhar o doente nas diferentes etapas da fase terminal, assume o dever de: Não defender e não promover o direito do doente à escolha do local e das pessoas que deseja que o acompanhem na fase terminal da vida. E assim, pós morte, o enfermeiro poderá revelar o segredo que lhe fora revelado.

Outros materiais