Buscar

FORUM UM DIREITO IMOBILIARIO AULA 1á 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FORUM UM DIREITO IMOBILIARIO AULA 1á 3.
Aula um- Nos remete a uma noção do direito imobiliário, bom como sua fundamentação constitucional, artigo 236. E as leis que regulam tais atos públicos, Lei 601115/73. Tal direito ligado ao direito Civil quer seja por questões Reais, Contratuais ligados aos reais, e os atos de direito imobiliário em si. Conferem ainda uma segurança jurídica aos negócios celebrados, atribuindo-lhes publicidade, perpetuidade, e autenticidade. Os atos de registro incluem inscrição, transcrição, arquivamento e averbação.
Salienta-se que tais registros públicos tem natureza de documentos públicos permitindo a qualquer interessado conhecer a situação do bem ou pessoa. Informações estas que serão por meio de certidões. Norteados pelos princípios da inscrição e publicidade, principio da presunção de fé pública, principio da prioridade ou anterioridade, principio da especialidade e principio da legalidade, principio da continuidade e principio da instancia. 
Aula dois- Nos instrui aos procedimentos de registro e averbação, ratificação dos registros, procedimentos de dúvidas, atos administrativos e judiciais.
Tem-se por matricula o numero identificador do imóvel que os individualiza. A Lei 6015/73 em seus artigos 176, nos informa os itens que devem constar da certidão dos registros, tais como identificação completa da pessoa que efetua o registro (proprietário), bem como as características e localização do imóvel ou bem.
 Já os artigos 226 á 230, 233 á 235, dispõem sobre o próprio registro em si, versando sobre formas e critérios de registro pela autoridade delegada competente, dispondo sobre matricula, registro geral, livro, lei que rege tais atos, averbação hipóteses de cancelamento da matricula e os motivos, possibilidades de fusão e unificação de matriculas, quando imóveis de propriedade da mesma pessoa.
Aula três- Nos informa sobre a função dos registros públicos o sistema registral brasileiro. Noções de direito Notariais como um conjunto de normas que permeia e disciplina as declarações humanas, dando lhes um viés de autenticidade e publicidade.
A atribuição conferida aos notariais delegatários para praticarem atos conferidos em lei, devendo tais atos serem compatíveis e adequadas ao artigo 6º Lei 8.935/94, que versa sobre formas e critérios param que sejam praticados.Tais atos são dotados de fé pública e confiança pública atribuída da veracidade conferida por lei.
Os delegatários são empregados que mantêm relação de emprego, regidos pela Consolidação das leis de trabalho, A responsabilidades que lhes são atribuídas é disciplinada nos artigo 37, §6º CRFB/88. Atuando como colaboradores do poder público, ficando, portanto equiparados para fins de direito penal. Crimes dispostos nos artigos 212, 359 código Penal. 
A Lei 10.267/01, também prevê responsabilização penal e criminal para oficial de registro de imóveis. A Lei 8935, em seu artigo 39 elenca as hipóteses de extinção da delegação.

Outros materiais