Buscar

EXERCÍCIO SIMULADO 6 Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO SIMULADO 6 RESPOSTAS 1 – A, 2 - D
Disciplina(s):
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A sociologia, tal como se constituiu na sua formação, colocou luz sobre muitos dos fenômenos da sociedade moderna, também contribuiu para a ocultação de alguns deles, incluindo a participação das mulheres e de outros grupos em desvantagens sociais na sociedade e na produção de conhecimento. Se a marginalização da mulher e outros grupos subalternizados, como os negros, não é uma tradição inaugurada pela sociologia, podemos, ainda assim, dizer que essa tradição não encontrou resistência entre ‘os pais da sociologia’."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-83332008000100018&script=sci_arttext>. Acesso em: 15 jan. 2016.
Considerando os estudos na disciplina e o que traz o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, relacione as contribuições da sociologia clássica aos seus respectivos autores de referência. 
1- Marx
2- Weber  
 ( ) Desenvolveu a teoria da ação, utilizava um método compreensivo para estudar o modo como os atores sociais dão sentido ao que fazem.
( ) Entre seus conceitos figuram, tipos ideais, burocracia e as formas de dominação.
( ) Alertou para o predomínio da racionalidade instrumental e o desencantamento do mundo.
( ) Desenvolveu uma análise da sociedade moderna a partir do antagonismo de classes, mostrando as contradições e limites de seu modelo econômico moderno.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	2 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1
	
	D
	2 – 2 – 2 – 2
	
	E
	1 – 2 – 2 – 2
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir
“Saviani relata que as chamadas ‘tendências progressistas’ são assim denominadas pelo caráter contra-hegemônico de tais ideias pedagógicas. Desse modo, segundo o mesmo autor, as referidas tendências pedagógicas perfaziam caminhos diversos, aliando-se às ciências sociais, com ideais progressistas e até radicais anarquistas. A educação [...] era vista como uma força da luta de classes, visando à transformação da ordem social e econômica até então em vigência no mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.seer.furg.br/momento/article/viewFile/2440/2202>. Acesso em: 17 nov. 2015.
Em relação às tendências pedagógicas, e o modo como a visão tradicional explica o processo do conhecimento segundo Saviani, é correto afirmar:
	
	A
	A perspectiva tradicional coloca como fundamento do saber o processo de construção que envolve alunos, professores e meio social.
	
	B
	O foco é ação relacional e interativa. O fundamento epistemológico da visão tradicional centra-se no processo neurobiológico pelos múltiplos estímulos à inteligência.
	
	C
	Trata-se de uma ação não diretiva, o fundamento epistemológico é experiência empírica dos alunos em diálogo com o conceitual.
	
	D
	O modelo tradicional visa à formação moral dos estudantes e sua preparação para a vida urbana e produtiva.
	
	E
	Todo processo é autogerido pelos alunos que são artífices de seu próprio desenvolvimento moral, intelectual e operacional.

Outros materiais