LIVRO DIGITAL Gestão estratégica de pessoas
184 pág.

LIVRO DIGITAL Gestão estratégica de pessoas


DisciplinaGestão de Pessoas I10.693 materiais81.108 seguidores
Pré-visualização31 páginas
a operacionalização e o monitoramento do processo estratégico; 
o processo estratégico deve estimular o aprendizado individual e coletivo da organização.
Diagnóstico estratégico 
O diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase do processo estratégico, tendo como principal objetivo determinar como a organização está, ou seja, identificar qual a situação real da empresa quanto aos seus aspectos internos e externos, verificando o que está bom e o que deve ser melhorado.
 Segundo Oliveira (2009, p 64), o diagnóstico estratégico é orientado pelas seguintes premissas básicas:
deve-se considerar o ambiente e suas variações relevantes;
a partir da leitura desse ambiente são identificadas oportunidades que deverão ser usufruídas e ameaças que deverão ser evitadas;
para enfrentar a situação do ambiente externo a organização deve ter conhecimento de seus pontos fortes e pontos fracos; 
esse processo de análise interna e externa deverá ser integrado, de forma contínua e acumulativa.
O diagnóstico estratégico é composto pela análise do ambiente externo interno da organização. 
Na análise externa, procura-se verificar as ameaças e oportunidades que estão no ambiente da organização e as melhores maneiras de evitar ou usufruir dessas situações. Por ameaças, entendem-se as variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições desfavoráveis para a mesma. Oportunidades são as variáveis externas e não controláveis pela organização que podem criar condição e/ou o interesse de usufruí-las (MAXIMIANO, 2006). 
Na análise interna, procura-se verificar os pontos fortes e fracos da organização (MAXIMIANO, 2006):
Pontos fortes: entendem-se as variáveis internas que proporcionam uma condição favorável para a organização; 
Pontos fracos: são as variáveis internas que provocam uma situação desfavorável para a empresa. 
Planejamento estratégico 
O planejamneto estratégico define os objetivos de longo prazo da organização e orienta seu posicionamento competitivo no que diz respeito às áreas de negócio e mercados que serão focados pela organização (DAFT, 2005).
	Constitui-se na base da sobrevivência e da competitividade das organizações, apresentando os seguintes benefícios: 
facilita o posicionamento da organização em relação ao ambiente externo, na medida em que é possível obter maior controle sobre as incertezas que afetam as organizações (PORTER, 1990);
possibilita à organização intervir em determinada situação do presente, modificando o futuro da empresa (CERTO, 2003); 
possibilita o estabelecimento de um padrão de procedimentos, ou comportamentos, coerentes e coordenados entre si, que permite que as diversas áreas da empresa caminhem numa mesma direção (MAXIMIANO, 2004).
Um plano estratégico é composto dos seguintes componentes: definição da visão, missão e estratégias da organização. Cada um desses elementos será detalhado a seguir.
A visão pode ser considerada uma clara e permanente demonstração da natureza e da essência que uma organização passa para a comunidade, identificando seus propósitos e o escopo de seu negócio (OLIVEIRA, 2009).
A visão representa uma perspectiva ou uma descrição geral de um estado que se deseja alcançar em certo tempo futuro. Sobre a Visão, vale destacar o seguinte (OLIVEIRA, 2009):
Ajuda a motivar e orientar as ações empresariais;
É como um ponto a ser atingido e é modificada de tempos em tempos;
Representa um estado futuro desejável da organização:
É como se pretende que a organização seja vista e reconhecida;
É uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização e uma concentração de esforços na sua busca;
Representa onde desejamos colocar a organização;
Ajuda a incorporar as inovações necessárias ao seu atingimento;
É semelhante a um sonho. Mas ao contrário do sonho, ela diz respeito à realidade.
A Missão é a razão de ser da empresa. Determina o negócio da empresa, por que ela existe e que tipo de atividade ela desempenha. Procura responder as seguintes perguntas: \u201cAonde quer chegar\u201d e \u201cQuais necessidades e expectativas do mercado que a empresa pretende atingir\u201d (OLIVEIRA, 2009, 107).
Fundamentalmente, uma declaração eficaz de missão precisa de explicar detalhadamente o seguinte (OLIVEIRA, 2009):
Os valores da organização para estabelecer os parâmetros éticos e morais para guiar as operações; 
As competências singulares da organização devem ser articuladas, afirmando claramente o que diferencia a organização de outras. Procurando detalhar a individualidade da organização, o porquê de existir e o que existe de tão especial na sua diferenciação;
A definição do mercado em termos dos principais clientes-alvo que a organização procura atender, e as funções ou necessidades desses clientes; 
Onde a organização está, e pretende estar, posicionada no mercado.
Quando uma empresa tiver que estabelecer sua missão, torna-se necessário alguns cuidados (OLIVEIRA, 2009):
Não explicitar somente o que a empresa faz;
Evitar correlacionar diretamente os produtos e serviços oferecidos, pois reduz a amplitude da missão;
Evitar definições muito curtas, pois pode prejudicar a clareza da missão;
Não estabelecer também definições muito longas, pois prejudica o entendimento da missão; 
Não estabelecer frases definitivas para a missão, já que a mesma pode mudar ao longo do tempo.
A finalidade do estabelecimento de objetivos estratégicos é converter a visão de futuro da empresa e a missão em ações ou caminhos que a empresa deverá adotar para interagir com o ambiente, gerando vantagens competitivas (OLIVEIRA, 2001). Assim, os objetivos estratégicos podem ser considerados como referências para rastrear o desempenho de curto e longo prazo (THOMPSON JR & STRICKLAND III, 2000).
Levando em conta os aspectos anteriormente discutidos, pode-se inferir que para serem eficazes, os objetivos estratégicos devem ser consistentes entre si e comunicados a todos os envolvidos direta ou indiretamente com sua realização (ATTADIA, 2004). 
Se os objetivos estratégicos são os fins, a estratégia é o meio de alcançá-los. Assim, o estabelecimento da estratégia traz à tona o problema gerencial crítico de como atingir os resultados desejados à luz das contingências organizacionais (THOMPSON JR & STRICKLAND III, 2000).
Implementação da estratégia
A implementação da estratégia implica no desdobramento do planejamento estratégico para os demais níveis de tomada de decisão (KAPLAN; NORTON, 2001a). 
Várias pesquisas apontam que apenas um bom plano estratégico não é suficiente para garantir o desempenho eficaz do processo de implementação da estratégia. É importante a participação direta dos responsáveis da organização no processo de implementação. É fundamental que iniciativas de melhoria sejam articuladas em áreas organizacionais que apresentam resultados insatisfatórios (ATTADIA, 2004). 
Vale também destacar que fatores como integração, relacionamento, e tecnologia são pouco considerados no processo de implementação da estratégia. No entanto, cabe observar, que muitas vezes estes fatores acabam criando barreiras e dificultando o processo de implementação (CARDOZA et al, 2003). 
Na verdade, o planejamento estratégico só se concretiza quando se transforma em ação operacional, sendo o processo de implementação um fator crítico de sucesso (ATTADIA, 2007).
Em uma organização podemos observar três níveis de decisão: nível estratégico, tático e operacional. Por isso, o planejamento também é desdobrado em três níveis distintos de abrangência (DAFT, 2005):
planejamento estratégico: orienta e conduz a organização no ambiente global (econômico, social e político) e específico (área de negócio), posicionando-a perante os mercados e concorrentes; 
planejamento funcional ou tático: orienta as ações no âmbito das áreas organizacionais, traduzindo os objetivos do negócio em termos funcionais; 
planejamento operacional: determina as atividades, os procedimentos, os recursos,
Agnaldo Cesar
Agnaldo Cesar fez um comentário
se for possível, me envie por e-mail: misquevis
0 aprovações
Tatiane
Tatiane fez um comentário
teria como me mandar por email tatiane_1751@outlook.com fiko muito agradecida desde já.
0 aprovações
Carregar mais