Buscar

Avaliação de Psicofisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0151_AV2_201502286581 » PSICOFISIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201502286581 - JANAINA DO NASCIMENTO ALVES
	Professor:
	DANIELE PEDROSA MONTEIRO
	Turma: 9005/JS
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 28/05/2016 09:51:49
	
	 1a Questão (Ref.: 201502350086)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Camila está fazendo aula de ginástica em uma academia há trinta minutos, mas está pensando em parar a aula porque está com fome e sede. Camila tem motivações de fome e sede e irá dar uma pausa para comer e beber. E depois irá retornar a aula. Comer e beber são comportamentos motivados. Os atos promovidos pelas nossas motivações são definidos por Lent, 2004 como comportamentos motivados. Responda: A) Correlacione a situação de Camila ao conceito de motivação ou estado motivacional proposto por Lent.
		
	
Resposta: Fome e sede são motivações comer e beber sao comportamentos motivados, logo Camila teve um comportamento motivado, estando em um estado motivacional comum.
	
Gabarito: A) Camila está tendo determinado comportamento porque está sendo motivada à algo pela sensação de fome e sede. Motivações ou estados motivacionais podem ser definidos como um conjunto de impulsos internos que nos levam a realizar certos ajustes corporais e comportamentais (Lent, 2004)
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502356896)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	João procura por um psicólogo, sua queixa principal é nervosismo. Relata estresse elevado no trabalho e pouca paciência com os filhos. Durante o exame clínico psicológico (anamnese) ao ser questionado da qualidade do seu sono, João relata: Tenho sentido que meu sono está insuficiente e sinto muito desconforto com isso. Me sinto cansado durante o dia, inúmeras vezes tenho dificuldade em dormir e acordo facilmente, parece que o meu sono não é suficiente. Sendo encaminhado pelo psicólogo ao médico, este solicita um estudo polissonográfico. O Resultado revelou vários eventos respiratórios do tipo obstrutivo. Como você interpreta estas informações do ponto de vista dos distúrbios do sono? Defina e correlacione ambos os fenômenos.
		
	
Resposta: Insônia. o sono é insuficiente, acorda várias vezes á noite e se sente cansado durante o dia, acorda diversas noites durante a noite.
	
Gabarito: A insônia é um sintoma. É definida como insuficiência de sono que causa desconforto ao indivíduo. Quem dorme pouco sem se sentir desconfortável não tem insônia. A causa primária de insônia persistente mais conhecida é a chamada apnéia obstrutiva do sono. O indivíduo se queixa de sonolência e cansaço durante o dia, mas não apresenta alterações da hora de dormir e acordar. Ocorre excessiva atonia muscular durante o sono de ondas lentas, atingindo o diafragma e demais músculos respiratórios, inclusive os da faringe, que colapsa e se fecha. A respiração cessa subitamente, o indivíduo sufoca e desperta para restabelecer a respiração e isso pode ocorrer apenas com microdespertares, neste caso, não há consciência do despertar, por haver permanência no estágio 1 do sono de ondas lentas, suficiente para restaurar o ritmo respiratório e retornar os demais estágios. Mas o problema se repete logo depois, e o resultado é que o individuo apresenta muitas interrupções durante o período de sono. (o aluno pode ou não considerar hipopnéias)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503016306)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os atos promovidos pelas nossas motivações são definidos por Lent, 2004 como comportamentos motivados, exemplificando: fome e sede são motivações, comer e beber são comportamentos motivados. Regulação da temperatura, sede e fome são exemplos de comportamentos:
		
	 
	comuns
	
	complexos
	
	somáticos
	 
	elementares
	
	sexuais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502557112)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma pesquisa científica reportou que é possível que exista alguma relação entre o comportamento homossexual masculino e a ocorrência de outros indivíduos homossexuais na mesma família, o que parece indicar algum envolvimento genético na homossexualidade. Considerando seus estudos no tema e de acordo com essa pesquisa é correto afirmar que:
		
	
	Parentes próximos de pessoas homossexuais devem ser orientados sobre essas pesquisas para que possam evitar a reprodução.
	
	Uma mulher homossexual que decida engravidar terá filhos igualmente homossexuais, independente do sexo biológico do bebê.
	 
	A homossexualidade de um tio ou primo de uma mulher pode estar relacionada com a homossexualidade de seus filhos.
	
	Genes e homossexualidade são assuntos diversos, já está comprovado que um não está relacionado com o outro.
	
	Homossexuais não podem gerar filhos biológicos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502355228)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cannon (1925) observou que gatos descorticados exibiam grande irritabilidade, caracterizada por arqueamento do dorso, protrusão das garras, ranger dos dentes, chicotear da cauda e algumas respostas autonômicas. Esta reação foi denominada:
		
	
	Síndrome de Klüver-Bucy.
	
	Circuito de Papez.
	
	Arqueamento Dorsal.
	
	Hipersensibilidade.
	 
	Raiva simulada.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503020133)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sempre devemos ter claro que, somente a partir de elementos fornecidos por nós e pelo ambiente que nos cerca, através de nossas sensações (em alguns casos, percebidos desde a vida fetal, como os estímulos auditivos), é que formamos essa série de objetos mentais. No entanto, no momento em que iniciamos a formação deste banco de dados mentais, as possibilidades de combinação de elementos são:
		
	
	inconsistentes.
	
	restritas.
	
	incertas.
	
	finitas.
	 
	infinitas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503042284)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A (X) humana depende de (Y). Como o homem vive em sociedade, comunicação e sociedade relacionam-se intimamente. Uma não existe sem a outra: uma língua só existe se há uma comunidade que a utiliza, e um agrupamento de pessoas só constituirá uma comunidade se tiver uma língua que possibilite a comunicação das pessoas desse grupo. As diversas linguagens empregadas pelo homem fazem parte do conjunto de elementos que distinguem uma sociedade de outra. Em relação ao parágrafo as incógnitas X e Y referem-se à:
		
	 
	comunicação e linguagem
	
	compreensão e expressão
	
	linguagem e vocalização
	
	sinalização e linguagem
	
	expressão e compreensão
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502355861)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma jovem está paquerando um rapaz com a camisa do Flamengo em um ponto de ônibus. Você está procurando um amigo, que disse que estará usando uma camisa vermelha e preta. Será que vocês dois utilizam os mesmos mecanismos de atenção? Analise as opções abaixo e assinale a adequada:
		
	
	Sim, afinal nós dois estamos focados em camisas vermelhas e pretas.
	 
	Não, a atenção da jovem é implícita e a minha, explícita.
	 
	Não, a atenção da jovem é explícita e a minha, implícita.
	
	Sim, ambos estamos sabemos exatamento o que atrai nossa atenção.
	
	Sim, afinal nossa atenção coincide com a fixação visual.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502557020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As substâncias, naturais ou sintéticas, com propriedades semelhantes a morfina são nomeadas coletivamente de opióides. Analise as opções abaixo e assinale aquela que representa um exemplo de opióide endógeno, ou seja, que é produzido naturalmente em nosso organismo:
		
	
	Morfina
	
	Ópio
	
	Heroína
	 
	Endorfina
	
	Codeína
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502356859)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	João procura por um psicólogo, sua queixa principal é nervosismo. Relata estresse elevado no trabalho e pouca paciência com os filhos. Durante oexame clínico psicológico (anamnese) ao ser questionado da qualidade do seu sono, João relata: Tenho sentido que meu sono está insuficiente e sinto muito desconforto com isso, me sinto cansado durante o dia, inúmeras vezes tenho dificuldade em dormir e acordo facilmente, parece que o meu sono não é suficiente. Levando em consideração o relato de João, que tipo de sintoma ele está descrevendo?
		
	
	Sono paradoxal
	
	Apnéia obstrutiva do sono
	
	Hipersonia
	
	Narcolepsia
	 
	Insônia
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 24/0

Outros materiais