Buscar

Avaliando o aprendizado Aulas 1 a 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração de Marketing
Marque a alternativa que define corretamente o conceito de Mercado. Grupos de indivíduos que partilham de uma mesma necessidade ou desejo e estão aptos a engajar num processo de trocas para satisfazerem estas necessidades ou desejos.
O conjunto de estratégias e ações que proveem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor descreve o que chamamos de? Marketing.
A análise de marketing começa muito antes de pensarmos em como fazer uma propaganda persuasiva. O marketing define quem é a empresa, quem é seu cliente, quais os diferenciais dos produtos/serviços, entre outros. Como parte de qualquer boa estratégia, o marketing exige a definição de: Objetivos, priorização de ações e definição de indicadores de sucesso.
Em nossos conteúdos sobre as diferenças entre Marketing, vendas e propaganda, encontramos um boa definição sobre o conceito de marketing. Marque a alternativa que melhor desenvolve o seu conceito. Fazer marketing é construir um sistema que gere valor aos olhos do cliente
Quanto às decisões de compra dos consumidores, pode-se afirmar que estas são influenciadas por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Marque nas alternativas abaixo o item que faz parte dos fatores psicológicos: Aprendizado.
Analise as afirmativas a seguir: I. Marketing utiliza-se da criatividade e bom senso dos profissionais que, aliados a suas experiências, auxiliam a obter resultados para as organizações, coordenando as pessoas e as ferramentas disponíveis, estimulando a demanda e favorecendo o crescimento social e econômico de uma região. II. A prática do marketing exige o controle rígido das variáveis internas das organizações, de modo a permitir adaptações da máquina empresarial, ajustando-se às mudanças externas, ou melhor, antecipando-se a elas. III. O termo marketing verde, ecológico ou ambiental, surgiu nos anos setenta, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. É correto afirmar que: Todas estão corretas.
Baseado na compreensão do próprio significado do termo podemos entender ou conceituar Marketing como: Mercado em ação
Complete a lacuna levando em consideração a definição de administração de marketing: arte e ciência de escolher mercados-alvos e construir__________________________com eles. Relacionamentos lucrativos
De acordo com a evolução do conceito de Marketing, a fase das vendas foi caracterizada pelo aumento da produção e a preocupação passou a ser escoar o excedente de mercadorias produzidas em larga escala ou em massa. A orientação nesta fase indicava que o propósito da empresa era:
Vender o que se fabricava e não vender o que o mercado (o cliente) desejava, ou seja, havia uma preocupação com o curto prazo, e não o interesse na satisfação do cliente.
Atualmente, pode-se ver a mesma empresa praticando diferentes orientações de marketing ao redor do mundo e ver empresas usando orientações diferentes do marketing em um mesmo mercado. Para que possamos entender um pouco mais sobre o assunto, podemos dividir a história do marketing em cinco ¿fases¿ ou eras. São elas? 
Orientação para produção, produto, venda, marketing e valor.
Havia uma demanda praticamente certa para tudo o que as empresas produziam. Não havia preocupação com maiores esforços de venda, pois tudo o que era produzido, era vendido. O trabalho do marketing era entregar produtos em locais onde eles pudessem ser comprados. Considerando o enunciado acima é correto afirmar que:I. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta". Este era o pensamento de marketing da época.II. O lema dessa época era "Produzir para Vender", e o maior trabalho da Administração era tornar mais eficiente os meios de produção.Qual opção analisa corretamente as afirmativas acima? Ambas são verdadeiras e ambas se complementam.
A fase do Marketing foi caracterizada pelo aumento do padrão de vida dos consumidores norte-americanos. A volta dos soldados dos campos de batalha fez com que o índice de natalidade aumentasse, um fato animador para o mercado consumidor. Em seguida, houve uma outra explosão no mercado: a dos adolescentes ávidos por consumir uma diversidade de serviços e produtos como roupas e alimentos.Considerando o enunciado acima, analise estas afirmativas:I. Os consumidores ainda não haviam se tornado tão mais exigentes, e a venda e a propaganda eram instrumentos mais do que suficientes para fazer com que as pessoas comprassem.II. A concorrência fez aumentar a oferta de produtos e serviços, possibilitando a maximização da escolha. A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
Classifique as afirmativas abaixo marcando como V (verdadeira) ou F (falsa): 
(    ) A propaganda é qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoal de ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado.
(    ) A promoção de venda deve levar o consumidor a tomar a decisão de compra em um prazo limitado para o aproveitamento da vantagem oferecida.
(    ) A administração do composto promocional consite na melhor escolha de apenas uma ferramenta de comunicação para divulgar/vender os produtos e serviços oferecidos pelas empresas de forma a considerar, entre outras coisas, as limitações de cada veículo, o orçamento disponível e a adequação da mensagem ao target.
(    ) A distribuição de amostras e brindes, sorteios, descontos do tipo "leve 3 e pague 2", reportagens em jornais, venda por catálogo, concursos e embalagens promocionais representam diferentes tipos de promoção de vendas.
Qual alternativa mostra corretamente e respectivamente o julgamento destas afirmativas? V, V, F, F
É um dos objetivos das empresas
Satisfazer necessidades reais dos consumidores
O Marketing de Relacionamento é fundamental para que as empresas possam:
Planejar e alinhar seus processos de negócios, suas comunicações, sua tecnologia e seu pessoal para manter o valor que seus clientes desejam
Leia as duas afirmações abaixo: I- Após elaborar suas estratégias de marketing voltadas para construção de relacionamento com os clientes, a empresa precisa preparar um programa e um plano de marketing integrado, com o fim de solidificar esse relacionamento. Ao elaborar o plano, os profissionais de marketing entendem que as empresas não podem fazer tudo sozinhas, e que, por isso, precisam se conectar com parceiros tanto de dentro como de fora da empresa PORQUE II- no mundo atual, mais conectado, o marketing não é mais o único responsável pelas interações com os clientes. Em relação a essas duas afirmações, assinale: 
se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Quais são os 4 Ps do Marketing? Produto, Preço, Promoção, Praça
Embora seja o modelo de Marketing mais utilizado para a compreensão das áreas de atuação e decisão de uma organização no intuito de dirigir sua oferta ao mercado, o modelo dos 4 P¿s não é o único modelo utilizado: existem também o modelo dos 4 C¿s, e dos 4 As. O modelo dos 4 C¿s foi desenvolvido pelo Prof. Robert Lauterborn na década de 80 na Universidade da Carolina do Norte e busca entender a oferta da empresa à partir da ótica do consumidor. Sua perspectiva é o foco do cliente. Marque abaixo o único ¿C¿, que não condiz com esse processo. Conceito
No que se refere aos 4'As, marque a opção que se refere o seguinte conceito: " Processo de adequação do mix de produtos da empresa às necessidades e desejos identificados na análise". Adaptação
Uma grandeempresa seguradora planejou e executou um plano de marketing baseado em quatro princípios: 1 - Os produtos serão concebidos e ofertados em diferentes perfis, a fim de se ajustarem ao máximo a diferentes categorias de clientes.
2 - Os preços serão definidos de acordo com o pacote de benefícios ofertados em cada perfil.
3 - A abertura do canal de comunicação foi uma importante mudança cultural, pois agora o foco é escutar para atender o cliente.
4 - A entrega do produto deve ser feita em múltiplos canais, a fim de oferecer máxima conveniência ao cliente. Este plano está de acordo com o seguinte modelo de marketing: Modelo dos 4 Cs de Lauterborn.
Uma empresa fabrica um Smartphone personalizado. Que ferramenta do Mix de Marketing descreve essa situação? Produto
Os Quatro P¿s do Mix de Marketing exigem um trabalho da gestão baseado na busca de: Consumidores Alvo e Posicionamento pretendido.
Um plano de marketing, após classificar o produto, analisar alguns pontos da pesquisa de mercado realizada com clientes, apresenta uma análise do mercado, com suas principais mudanças de cenário e tendências, como também características do ambiente competitivo onde pode se utilizar a Matriz de_________ (concorrentes,fornecedores,entrantes,substitutos, compradores em potencial) e a análise Swot (ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos). O termo que deve completar a frase acima é: a) Porter
 
São as únicas variáveis controláveis do Marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção.
A segmentação de mercado é uma poderosa estratégia para aumentar a precisão do marketing de uma empresa. Considerando as estratégias de marketing existentes, assinale a afirmativa correta.
No marketing de segmento, a empresa procura atrair um grupo de consumidores, identificado a partir de suas preferências, poder de compra e localização geográfica, entre outros fatores.
A identificação de subgrupos de compradores com necessidades e processos de compra similares, com o objetivo de oferecer produtos que atendam a demandas específicas, chama-se: Segmentação
O marketing atual age, na maioria do mercados, com foco direcionado à segmentação de sua clientela. Dentre as estratégias de segmentação, aquela que atende a um limitado grupo de clientes, cujas necessidades não estão sendo totalmente atendidas pelas empresas, damos o nome de: Estratégia de Nicho
Como vantagens da segmentação, destacam-se: I. Elaborar estratégias promocionais escolhendo canais de comunicação apropriados. II. Avaliar a concorrência e conhecer a imagem da empresa junto aos seus consumidores. III. Conhecer as novas tendências do mercado. IV. Reavaliar as estratégias atuais para aproveitar oportunidades e evitar ameaças. V. Obter maior proximidade do consumidor final. VI. Disponibilizar pontos de venda adequados aos seus produtos e serviços. VII. Aumentar as vendas. VIII. Melhorar a imagem da empresa. Com relação às vantagens da segmentação:
Todos os itens são aplicáveis.
A estratégia de segmentação de mercado consiste em separar os consumidores diferentes em grupos que se assemelham e respondem da mesma maneira a um mesmo "imput" de marketing. Nesse sentido, um segmento de mercado é:
Um grande grupo de consumidores que é identificado a partir de suas preferências, poder de compra, localização geográfica, atitudes de compra e hábitos de compra.
Entre as vantagens da segmentação abaixo relacionadas. Marque a reposta INCORRETA.
Obter menor proximidade do consumidor final;
 
A organização que pretende desenvolver produtos que agregem valor para o cliente deve:
Promover a valorização dos benefícios obtidos pelos clientes sobre os custos percebidos.
(ENADE-2013 / ADAPTADO)"O Brasil já ocupa a segunda posição do ranking de vendas de cosméticos para homens, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2009, sua participação no mercado mundial foi de 9%, o que representou 50% do faturamento total da América Latina, que foi de US$ 4,7 bilhões, conforme dados do Euromonitor. Mundialmente, o mercado de cosméticos para homens movimentou cerca de US$ 26,7 bilhões em 2009. A projeção para 2012 é chegar a US$ 28,6 bilhões. Estudos preveem ainda um crescimento superior a 10% ao ano na produção mundial desses produtos. De olho no potencial do segmento, muitas empresas passaram a investir pesado na criação de cosméticos masculinos." Revista Supermercado Moderno. Disponível em: http://www.sm.com.brAcesso em: 15 jul. 2012.Considerando o texto acima, percebe-se que o mercado de cosméticos tem investido em produtos para o público masculino, criando uma segmentação bem definida, cuja base é: Demográfica 
Que tipo de estratégia concentra suas atenções em um grupo específico de compradores, ou em um segmento da linha de produtos, ou ainda em uma determinada área geográfica, além de buscar o atendimento eficiente de um alvo específico? Enfoque 
A estratégia visa atingir o menor custo possível mediante a utilização de políticas e processos que orientem a companhia para suas atividades-fim. Exige-se que a empresa disponha de ampla capacidade instalada para atender grandes demandas, o que possibilita economias de escala e reduções de custo em função da experiência adquirida. Podemos considerar que estratégia aplicada: Liderança de custos
Além de estarem muito bem informados, os clientes contam com diversas opções para mudar de fornecedores posto que a concorrência está cada vez mais acirrada. Sendo assim, podemos entender que a melhor estratégia a ser utilizada para conquistar e fidelizar clientes é: ser honesto e transparente nas suas relações com eles.
Segundo Kotler, o conceito de ciclo de vida do produto (CVP) pode ser utilizado para analisar a categoria de um produto, a forma de um produto, um produto ou uma marca. Através da análise do produto cachaça, o gráfico a seguir foi traçado e tem a finalidade de ilustrar o CVP da cachaça no Brasil. Podemos notar que o produto Cachaça no Brasil passou por dois ciclos. O 1º Ciclo representa todo o período de introdução da cachaça no mercado brasileiro até sua comercialização nos bares e botecos do Brasil, enquanto o 2º Ciclo refere-se ao período que engloba a mudança da imagem da cachaça nacionalmente e sua comercialização no mercado externo até os dias de hoje.
Da Cachaça para a Caipirinha, Revista Eletrônica Academia de Talentos. http://www.academiadetalentos.com.br/
De acordo com o enunciado e com o gráfico, analise estas afirmativas:
I - a fase I do primeiro ciclo representa o período de introdução do produto no mercado, caracterizado por lucratividade negativa devido a altos investimentos na linha de produção e nível elevado de promoção.
II - a fase II do primeiro ciclo representa o período de introdução do produto no mercado, caracterizado pelo aumento da produção e vendas da bebida, em função do aumento da demanda pela cachaça devido à difusão de suas qualidades.
III - a fase I do segundo ciclo representa o início de uma nova Introdução do produto no mercado, caracterizado por um reposicionamento do produto com uma nova imagem para a cachaça e sua consolidação como Bebida Nacional do Brasil ou Bebida Mundial do Brasil devido a diversos incentivos.
IV - a fase II do segundo ciclo representa o período de maturidade do produto demonstrado pelo crescimento das vendas da cachaça, especialmente no mercado externo, em função da organização das empresas do setor e da melhora na qualidade do produto.
Após esta análise, pode se concluir que:
 
I e III estão corretas
A empresa XYZ lançou uma academia pioneira especializada em treinamento funcional para cães na cidade de Passerato. Com o sucesso do empreendimento, em apenas três meses duas novas concorrentes surgiram na cidade: a ABC e a FGH. Estas novas concorrentes podem ser classificadas corretamente como: seguidoras imediatas.
Mariana, gerente de marketing do Grupo Pão de Açúcar, se reuniu com os demais diretores e gerentes da empresa para participar das decisõesque teriam que ser tomadas naquele momento. Mariana percebeu, em determinado momento da reunião, que os diretores estavam definindo um plano de ações para atingir as metas empresariais. Qual a etapa do processo de planejamento estratégico de unidades de negócios os diretores e gerentes do Grupo Pão de Açúcar estavam desenvolvendo naquele momento? Formulação das estratégias
Assinale a alternativa INCORRETA: A diferenciação não é uma estratégia viável para obter retornos acima da média em uma indústria porque ela não cria uma posição defensável para enfrentar as cinco forças competitivas.
"Em agosto de 2008 a Claro passou a ser a segunda colocada no segmento de telefonia móvel no Brasil. Segundo a Anatel a empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share. A empresa está em busca da liderança de mercado, que atualmente pertence à Vivo, e para isso aposta no pioneirismo e na inovação. Exemplo disso foram as ações realizadas em relação à portabilidade, apoiando os consumidores na livre escolha de sua operadora de celular, e a tecnologia 3G, sendo a primeira a operar nessa modalidade no país." (Revista Marketing, fev./2009)
Com base nesse trecho de reportagem da Revista Marketing, assinale a alternativa INCORRETA: A TIM torna-se uma Ocupante de Nicho de Mercado ao passo que perde posição para a Claro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes