Buscar

Fisiologia vegetal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Fisiologia vegetal
 soma de todos os processos e estruturas que contribuem para a vida de uma planta 
A fisiologia vegetal estuda os fenômenos vitais relacionados às plantas. Estes fenômenos podem referir-se ao metabolismo vegetal; ao desenvolvimento vegetal; ao movimento vegetal ou a reprodução vegetal. 
*
*
*
TRANSPIRAÇÃO VEGETAL
É a eliminação de água na forma de vapor através das folhas, principal superfície de contato do vegetal com o ambiente.
Ocorre pelos Estômatos(cerca de 99%) e pela cutícula de cutina da epiderme(1%).
*
*
*
 ESTÔMATOS
São anexos epidérmicos das folhas constituídos por duas células-guardas ou estomáticas repletas de cloroplastos, que delimitam entre elas uma fenda chamada ostíolo. Ao lado aparecem duas ou mais células conhecidas por anexas, companheiras ou subsidiárias.O ostíolo abre-se, no interior da folha, numa grande cavidade denominada câmara subestomática.
 
*
*
*
ESTÔMATOS
FUNÇÕES : transpiração e trocas gasosas durante a respiração(entra O2, sai CO2) e fotossíntese (entra CO2, sai O2). 
*
*
*
ESTÔMATO - estrutura
*
*
*
*
*
*
*
*
*
TRANSPIRAÇÃO VEGETAL
A transpiração é fundamental, mas deve ocorrer de modo a permitir a sobrevivência da planta, pois o excesso de perda d'água na forma de vapor pode matá-la.O fechamento dos estômatos atua nesse sentido.
*
*
*
GUTAÇÃO ou SUDAÇÃO: perda de água na forma líquida pelos hidatódios das folhas
 (Em dias frios e úmidos com solo encharcado de água as raízes podem empurrar água não podendo ser evaporada pela baixa temperatura e saturação de umidade do ambiente, saindo pelos bordos da folha através de pequenas aberturas que são os hidatódios). 
*
*
*
OBTENÇÃO DE ÁGUA E SAIS PELA PLANTA
*
*
*
*
*
*
XILEMA(LENHO) : tecido morto de condução e sustentação
*
*
*
XILEMA(LENHO) : CONDUÇÃO DE SEIVA BRUTA OU INORGÂNICA
SEIVA BRUTA : água+sais
SENTIDO : raiz folhas
TEORIA de DIXON ou COESÃO TENSÃO TRANSPIRAÇÃO :folhas exercerem uma força de sucção que garante a ascensão de uma coluna de água no interior do xilema desde as raízes, conforme ocorre a transpiração. 
*
*
*
TEORIA de DIXON ou COESÃO TENSÃO TRANSPIRAÇÃO
*
*
*
*
*
*
FLOEMA(LÍBER) : CONDUÇÃO DE SEIVA ELABORADA
SEIVA ELABORADA : glicose(açucar)
Sentido da Condução: folhas demais partes da planta.
Modelo físico de Münch ou pressão positiva de seiva. Fluxo sob pressão das folhas em direção às raízes pela diferença de concentração entre ambos.
*
*
*
*
*
*
Modelo de Münch ou pressão positiva de seiva
*
*
*
FLOEMA(LÍBER) : Tecido vivo
Hipótese de Münch, propõe que o acúmulo de açucares solúveis nas células das folhas faria com que estas retirassem, por osmose, uma grande quantidade de água das células do xilema; essa água em parte seria perdida pela transpiração e o restante arrastaria e forçaria os açucares a passarem de célula para célula, através do floema.
*
*
*
Retirando um anel completo da casca (anel de Malpighi) que envolve o vegetal, interrompemos a distribuição de seiva elaborada em direção à raiz, pois os vasos liberianos são lesados, levando à morte das raízes depois de certo tempo. Com a morte das raízes, não ocorre absorção de água e sais minerais do solo e, conseqüentemente, ocorrerá a morte do vegetal, pois as folhas não receberão mais água.
*
*
*
NUTRIÇÃO MINERAL 
As plantas são ditas autotróficas, mas grande parte de suas funções vitais inclusive a fotossíntese são mantidas graças a absorção de diversos elementos do solo. Quem realiza esta tarefa são as raizes, em especial os pêlos radiculares. Dependendo das quantidades necessárias de um nutriente por uma planta ele pode ser classificado em macro ou micronutriente. 
*
*
*
Elementos essências 
Um elemento é essencial quando a planta não consegue completar seu ciclo de vida na sua ausência; 
2. O elemento tem função específica e não pode ser substituído
 
3.	O elemento deve estar envolvido diretamente no metabolismo da planta, fazendo parte de um constituinte essencial, ou exigido para um passo metabólico específico. 
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais