Buscar

Introdução ao Estudo de direito Caso concreto 2 resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 2
a). Pelo trecho acima podemos inferir que Kant estabelece uma relação entre o direito e a moral?
Sim. Quando ele afirma “Manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude, mas dever de direito, a cujo cumprimento pode-se ser forçado” Kant está falando do Direito, o dever ser. Essas normas regulamentadoras do convívio social são impostas e devem ser seguidas e, caso necessário, podem ser coagidas. Quando ele fala “Mas prossegue sendo uma ação virtuosa (uma demonstração de virtude) fazê-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada” ele está falando da Moral, um conjunto de normas interiorizadas, com base nas crenças e valores de cada indivíduo, que devem ser seguidas da mesma forma, porém apenas de boa vontade, não podendo ser coagidas (nem devem pois aí de descaracterizaria o conceito de moral). 
Dessa forma, a Moral e o Direito estão ligados, pois ambos regem a vida humana em equilíbrio e com justiça. Porém o Direito é externo, único dentro de determinada sociedade, possui obrigatoriedade, aplica sanções efetivas. Já a Moral é interna, varia de acordo com espaço e tempo, cada indivíduo possui seus valores e princípios morais e cabe a ele obedece-los. Essa é a relação estabelecida por Kant nesse trecho.
 b). Caracterize a conduta de Ana Maria no contexto desta relação entre Moral e Direito. 
Nesse contexto, Ana Maria infringiu os valores morais da sociedade em que vive. Ela foi de encontro aos bons costumes e desequilibrou o convívio social. Seu noivo, arrasado, está se sentindo injustiçado e considera a conduta dela imoral de fato. Há nessa situação a sanção social, a reprovação dos familiares, amigos e de todos em sua volta que também acreditam nos mesmos valores morais. Talvez, exista também a sanção interior dela ao sentir-se culpada. Mas esse sentimento que representa uma penalidade moral não é obrigatório. Ela pode simplesmente ignorar a situação e seguir em frente com sua escolha. No âmbito legal, ela também infringiu uma norma. O artigo 5, X, da Constituição Federal afirma: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Logo, ela violou a intimidade do casal e pôs em jogo a honra do noivo. Dessa forma, é cabível um sansão judicial, o reparo por dano moral e talvez material, dependendo da situação na qual o noivado estava, como por exemplo, o noivo havia comprado uma casa.
Concluindo, ela infrigiu as regras tanto da Moral quanto do Direito, através de uma única ação: desonrar o compromisso.
QUESTÃO OBJETIVA 2
A opção correta é a B
 (B) Proibição de dar gargalhadas em um velório e limite de velocidade em rodovias.

Outros materiais