Buscar

Direito ambiental - av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0012_AV2_201101114551 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
	Turma: 9008/AO
	Nota da Prova: 4,7 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 21/11/2013 10:22:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201101192212)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São Unidades de Conservação de Uso Sustentável, todas as alternativas, exceto:
		
	
	Reservas Particulares do patrimônio Natural.
	 
	Reservas extrativistas.
	 
	Monumentos Naturais.
	
	Reservas de desenvolvimento sustentável.
	
	Áreas de proteção ambiental.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101208595)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(OAB/CESPE 02/2009) Assinale a opção correta com relação aos princípios do direito ambiental.
		
	
	Conforme o princípio do limite, o particular que pretenda desenvolver atividade ou empreendimento que cause significativa degradação ambiental tem o dever de fixar parâmetros que levem em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente
	
	o ressarcimento do dano ambiental deve ocorrer, preferencialmente, mediante indenização em dinheiro, e, secundariamente, pela reparação natural do ambiente degradado.
	
	O princípio do poluidor-pagador estabelece que a pessoa, física ou jurídica, antes de desenvolver atividade considerada causadora de degradação ambiental, terá de pagar para evitar a contaminação.
	 
	Em conformidade com o princípio do desenvolvimento sustentável, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas as necessidades do tempo presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras
	
	não deve ocorrer ressarcimento quando houver dano ambiental.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101286204)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa CORRETA sobre o lixo urbano.
		
	
	O lixo não representa uma grande ameaça à vida no Planeta por duas razões fundamentais: a sua quantidade e seus perigos tóxicos são tratadas em aterros sanitários.
	
	Há uma possibilidade de correlação estreita entre a produção de lixo e o poder econômico de uma dada população em seus hábitos de consumo.
	 
	O descarte inadequado de resíduos sólidos nos centro urbanos, sem qualquer tratamento, contamina o solo, os lençóis freáticos de várias regiões brasileiras.
	
	O manejo de resíduos sólidos, ameaça constante à saúde pública, agrava a degradação ambiental, comprometendo a qualidade de vida das populações, especialmente nos centros urbanos de médio e grande porte.
	
	A taxa de geração de resíduos sólidos urbanos está relacionada, erroneamente, aos hábitos de consumo de cada cultura.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101299907)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando os relevantes fundamentos do meio ambiente, trazidos na lei que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, pode-se afirmar que:
		
	 
	Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e degradar a qualidade ambiental significa alterar adversamente as características do meio ambiente.
	
	As atividades sociais e econômicas são primordiais para o meio ambiente quando comprovadamente criam condições adversas e afetam desfavoravelmente a biota.
	
	A degradação ambiental pode ser definida como a que altera as condições estéticas do meio ambiente.
	
	O conceito de poluição é o que decorre unicamente da degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que diretamente criam condições adversas à saúde humana, a segurança e ao bem estar da população.
	
	São recursos ambientais as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo próximo, a fauna e a flora, sendo excluídos os elementos da bioesfera, o espaço e a atmosfera.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101285814)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa CORRETA. Qual é o único mecanismo de participação pública efetiva no processo de licenciamento ambiental de um empreendimento?
		
	
	Elaboração do RIMA
	 
	Audiência Pública
	
	Equipe multidisciplinar
	
	Gestão ambiental
	
	Controle de padrão de qualidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101267210)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Estudo de Impacto Ambiental - EIA, é um dos instrumentos mais importante na implementação da Política Nacional do Meio Ambiente. Considerando suas principais características, aponte a alternativa CORRETA:
		
	
	o EIA e o RIMA não são exigidos para obras de grande porte de interesse relevante para a União
	
	é o estudo que deverá verificar o dano existente e apontá-lo de forma a possibilitar o processo indenizatório
	
	pela sua estrutura e forma, possibilita a verificação do dano no que tange às alternativas de imputação civil, administrativa e penal
	 
	o EIA e o RIMA possuem sua estrutura mínima que deve ser rigorosamente obedecida sob pena de não serem aprovados e por consequência disto haverá a possibilidade da obra não ser licenciada
	
	determina a verificação da atuação culposa do agente, sendo importante instrumento na imputação da responsabilidade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101191397)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentro do contexto das ações voltadas para a preservação de áreas de interesse ambiental, e com base na definição legal da Lei Federal N° 9.985 Art. 2° inc VIII, assinale a alternativa que melhor se refere ao termo MANEJO:
		
	
	Retirada de uma área de vegetação que não exceda a 20% da cobertura total original.
	
	Forma sustentável de intervenção que conserva as características originais de um determinado ecossistema.
	 
	Processo pelo qual através de um estudo prévio se estabeleçam mecanismos de melhoramento das condições ambientais de uma determinada área.
	
	Intervenção previamente planejada em Unidades de Conservação.
	 
	Todo e qualquer procedimento que vise assegurar a conservação da diversidade biológica e dos ecossistemas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101302563)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) emitiu em março de 2013, em Brasília, a licença para a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. De acordo com o estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	a Política Nacional do Meio Ambiente visa à definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, uma vez que compete a este ente a competência exclusiva para exigir o licenciamento ambiental
	
	O estabelecimento dos padrões de qualidade ambiental visa fundamentalmente o controle de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde humana, (padrões de qualidade da água, do ar, dos níveis de ruídos). Esses padrões são estabelecidos através de Resoluções do IBAMA em consonância com o CONAMA
	 
	A Lei 6.938/81 dispõe que o Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da PNMA e é considerado como uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.
	 
	Compete ao IBAMA propor ao MMA - Ministério do Meio Ambiente- normas e padrões para implantação, acompanhamento e fiscalização do licenciamento ambiental.
	
	Aos órgãos seccionais - órgãos ou entidades estaduais- cabem estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente o licenciamento de usinas hidrelétricas, localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101285791)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Considerada como o marco inicial do direito ambientalbrasileiro, o primeiro documento legal ambiental que disciplina de forma sistematizada o meio ambiente, a Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, torna-se o mais importante instrumento de amadurecimento da questão, ao instituir a Política Nacional sobre Meio Ambiente. Responda: o que objetiva esta Lei e qual a estrutura específica de organização e funcionamento, com poder de polícia, estabelecida para a implementação da PNMA em todo o território nacional?
		
	
Resposta: Esta lei objetiva previnir os danos causados ao meio ambiente, é estabelecida para todo o território nacional com a ajuda do IBAMA E DO MMA, além do poder de polícia especializada.
	
Gabarito: A Política Nacional sobre Meio Ambiente consolida uma política ambiental para o país, e cria uma estrutura específica de organização e funcionamento através do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), que estabelecerá a implementação da Política Nacional de Meio Ambiente, PNMA e organiza e orienta o Poder Público sobre o poder de polícia ambiental, nos três níveis: federal, estadual e municipal.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101278057)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	Os princípios da prevenção e da precaução são considerados como princípios basilares do direito ambiental e constam da Declaração Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1992 (Rio/92). Podemos diferenciar o princípio da prevenção do princípio da precaução? Justifique sua resposta e apresente o seu entendimento sobre o conceito estabelecido, sobre ambos.
		
	
Resposta: Sim, princípio da prevenção serve para previnir os danos ao meio ambiente, é utilizado antes de ser danificado e o princípio da precaução serve para precaver mais danos ao meio ambiente.
	
Gabarito: O princípio da prevenção refere-se ao dano conhecido. Existe o conhecimento dos efeitos de determinadas atividades e das medidas que para o qual se impõem ações no sentido de evitá-los ou, pelo menos, minimizá-las. O princípio da precaução é considerado quando o risco de dano ambiental é elevado e, mesmo sem uma total certeza científica para sua comprovação, deve ser exigido. O princípio da Precaução decorre do Princípio 15 da Declaração do Rio/92, quando houver ameaça de danos sérios ou irreversíveis, a ausência de absoluta certeza científica não deve ser utilizada como razão para postergar medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental.

Outros materiais