Direito ambiental - av2
4 pág.

Direito ambiental - av2


DisciplinaDireito Ambiental9.595 materiais33.134 seguidores
Pré-visualização2 páginas
brasileiro, o primeiro documento legal ambiental que disciplina de forma sistematizada o meio ambiente, a Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, torna-se o mais importante instrumento de amadurecimento da questão, ao instituir a Política Nacional sobre Meio Ambiente. Responda: o que objetiva esta Lei e qual a estrutura específica de organização e funcionamento, com poder de polícia, estabelecida para a implementação da PNMA em todo o território nacional?
		
	
Resposta: Esta lei objetiva previnir os danos causados ao meio ambiente, é estabelecida para todo o território nacional com a ajuda do IBAMA E DO MMA, além do poder de polícia especializada.
	
Gabarito: A Política Nacional sobre Meio Ambiente consolida uma política ambiental para o país, e cria uma estrutura específica de organização e funcionamento através do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), que estabelecerá a implementação da Política Nacional de Meio Ambiente, PNMA e organiza e orienta o Poder Público sobre o poder de polícia ambiental, nos três níveis: federal, estadual e municipal.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101278057)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	Os princípios da prevenção e da precaução são considerados como princípios basilares do direito ambiental e constam da Declaração Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1992 (Rio/92). Podemos diferenciar o princípio da prevenção do princípio da precaução? Justifique sua resposta e apresente o seu entendimento sobre o conceito estabelecido, sobre ambos.
		
	
Resposta: Sim, princípio da prevenção serve para previnir os danos ao meio ambiente, é utilizado antes de ser danificado e o princípio da precaução serve para precaver mais danos ao meio ambiente.
	
Gabarito: O princípio da prevenção refere-se ao dano conhecido. Existe o conhecimento dos efeitos de determinadas atividades e das medidas que para o qual se impõem ações no sentido de evitá-los ou, pelo menos, minimizá-las. O princípio da precaução é considerado quando o risco de dano ambiental é elevado e, mesmo sem uma total certeza científica para sua comprovação, deve ser exigido. O princípio da Precaução decorre do Princípio 15 da Declaração do Rio/92, quando houver ameaça de danos sérios ou irreversíveis, a ausência de absoluta certeza científica não deve ser utilizada como razão para postergar medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental.
maria do socorro
maria do socorro fez um comentário
Para responder esta questão na minha opinião a letra "B", mas as duas ultimas, também faz parte da ameaça a saúde humana como também da animal.
2 aprovações
Carregar mais