Buscar

Questão de prova prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gente, alguém lembra na última prova de micro, quais foram aquelas questões sobre a prática? Eram 4, só lembro de isolamento de biofilme.
Uma era sobre o soab na boca, pra saber a quantidade de M.O da boca, e quais eram os tipos.(passava o soab na região da gengiva a boca do outro, e depois fazia o gram, e olhava no microscopio. 
As outras duas eram sobre contagem de M.O (UFC)
Uma era que tinhamos que diluir a saliva num tubinho e a partir desses tubinhos ir diluindo mais para ver o crescimento em meio liquido. Na outra era que tinhamos que ir diluindo desse jeito e depois, com os ultimos 3 tubos, pegamos e uma quantidade de cada tubo de uma vez e colocamos numa placa, eram 3 placas, e 3 tubos, (não lembro os meios, acho que era lactobacillos um, mas o outros não :s)e fazia o esgotamento da quantidade tirada dos tubos na placas respectivas. É isso que lembro.
Deu pra entender?
Karol, depois que passava a Swab fazia o que depois? colocava aonde?
E aquele dos meios da sacarose, glicose... era sobre qual?
Sacarose e glicose era sobre o biofilme.
Depois que passava o soab colocava o vestigio sobre a placa de petri, fixava, não precisava de salina para homogenizar, e fazia o gram
gente, como é feito a sinalização entre bacterias no biofilme? aquele negocio de quorum sensing
Regulação de genes específicos responsáveis pelo acúmulo de componentes sinalizadores para mediar a comunicação intracelular. (OBS: slide da monitoria)
no meu além disso ainda tem assim, outras populações vão se aderindo à matriz do biofilme, dos moos que já morreram, Os moos que se ligam superficialmente não se aderem por carga, como de adesão inicial. Os acúmulos de mos, começam a acumular subst químicas para expressar por exemplo enzimas contra antibiótico, A população q cresceu em 24hrs começa a produção desses gens q permitem q se estabeleçam ali por mais tempo.

Outros materiais