Buscar

Teste 5 Leitura e Produções Textos Filosóficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Teste 5
Questão 1/2
Considere a seguinte afirmação:
O empirismo defende que todos nós nascemos como uma página em branco, completamente vazia, e com o tempo vamos adquirindo experiências e são através destas que formamos nossos ideais e principalmente nossa personalidade. Então neste caso o ser humano seria fruto do meio em que vive”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Empirismo – conheça essa doutrina filosófica. Link: http://www.estudopratico.com.br/empirismo-conheca-esta-doutrina-filosofica/. Acesso em 17 ago. 2016.
A partir do trecho dado e dos conteúdos do livro-base Leitura e produção de textos filosóficos sobre o empirismo, é correto afirmar que se trata de um movimento que possui como ponto de partida...
	
	A
	a dialética.
	
	B
	a razão pura.
	
	C
	a estética.
	
	D
	a experiência sensível.
	
	E
	a teologia sistemática
 
Questão 2/2
Leia o trecho de texto a seguir:
“Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês e autor de Leviatã, afirma que no começo dos tempos todos os homens viviam em estado natural, sem se sujeitarem a nenhum poder; obedeciam apenas seus próprios interesses e apetites: ‘o homem era o lobo do próprio homem’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, 2013. p. 239.
A partir do trecho lido e dos conteúdos do livro-base Leitura e produção de textos filosóficos sobre o pensamento e escritos do filósofo Thomas Hobbes, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I.  (  ) A principal obra de Hobbes tem o título de Leviatã e aborda a política.
II. (  ) Thomas Hobbes escreveu e teorizou somente sobre a política.
III.(  ) Para Hobbes, a filosofia é entendida como a filosofia dos corpos, sendo tais corpos chamados de naturais ou artificiais.
IV. (  ) Para Hobbes, a institucionalização do poder permite aos homens superarem o estado da natureza e estabelecerem o contrato social.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – F – V – V
	1D
	2E

Outros materiais