Buscar

PROCESSOS SOCIAIS ASSOCIATIVO E DISSOCIATIVO

Prévia do material em texto

Faculdade Unida de Campinas
FacUNICAMPS – Engenharia de Produção
ALEXANDRE GOMES DA SILVA
PROCESSOS SOCIAIS
ASSOCIATIVO E DISSOCIATIVO 
GOIÂNIA
2015
ALEXANDRE GOMES DA SILVA
PROCESSOS SOCIAIS
ASSOCIATIVO E DISSOCIATIVO 
Trabalho apresentado à FacUNICAMPS, como requisito parcial para elaboração da nota de N1 da disciplina de Sociologia – 1º período.
Orientador: Ms Geraldo Lopes
GOIÂNIA
2015
Sumário
Apresentação------------------------------------------------------------------------------------------02
Processos Sociais Associativos --------------------------------------------------------------03
Processos sociais Dissociativos --------------------------------------------------------------05
Conclusão-----------------------------------------------------------------------------------------------08
Referencias---------------------------------------------------------------------------------------------09
Apresentação
Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais. Os processos sociais estão presentes em toda a sociedade, por exemplo: quando um grupo de pessoas se organiza para limpar uma casa; quando uma pessoa assimila, mesmo que inconscientemente, a forma de falar de outra; quando um país entra em guerra com outro; etc.
Se partirmos do pressuposto de que cada indivíduo é singular, ou seja, cada um possui suas próprias crenças, valores e ideologias em relação a tudo ao seu redor, concluímos que os tipos de processos sociais estabelecidos entre as pessoas irão depender de cada um. A tendência natural dos seres vivos é de se associarem e desassociarem conforme seus interesses.
Os processos sociais se distinguem em associativos, quando os indivíduos estabelecem relações positivas, de cooperação e de consenso; e dissociativos, quando as relações estabelecidas são negativas, de oposição, de divergência, etc.
 Os processos sociais associativos são caracterizados por manter uma coesão entre os indivíduos inseridos no grupo social. Isso não quer dizer que, neste modelo, exista apenas um grau de homogeneidade ou de relações horizontais entre as pessoas. A depender do tipo de relação estabelecida, das categorias sociais envolvidas ou do modelo de dominação imposto, a associação pode ocorrer buscando um bem comum ou evitando a ocorrência de conflitos e violência.
 Este modelo se caracteriza por estabelecer um processe de diferenciação entre indivíduos de uma sociedade ou grupo social. Pode ser característica de um sistema de classes, cultural ou econômico, ou ainda provocar movimentos hostis e violentos entre grupos diferentes, ou mesmo dentro de um mesmo grupo.
Processos Sociais Associativos 
 Cooperação: É indispensável para a manutenção e continuidade dos grupos e sociedades. É a forma de intervenção na qual diferentes grupos de pessoas ou comunidades trabalham juntas para o mesmo fim – não necessariamente fazem a mesma coisa. Ex.: princípio da continuidade do serviço público, cooperativas, ações de indivíduos que se complementam. Pode ser dividida em: 
 Cooperação direta: compreende as atividades que as pessoas realizam juntas, como é o caso dos mutirões. Mutirões são atividades que reúnem diversas pessoas em um esforço comum para alcançar determinado objetivo. Nos bairros populares de periferia de grandes cidades do Brasil, por exemplo, não é raro que pessoas ligadas por laços de amizade trabalhem juntas nos fins de semana para construir a casa de uma delas. Quando a casa está pronta, as mesmas pessoas passam a cooperar na construção da casa de outra família integrante do grupo. 
 Cooperação indireta: é aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indiretamente umas das outras, por não serem autossuficientes. Tomemos o exemplo de um médico e de um lavrador: o médico não pode viver sem o alimento produzido pelo lavrador, e este necessita de cuidados médicos quando fica doente. Existe, assim, entre eles uma relação de complementaridade. 
Uma das diferenças entre a cooperação direta e a indireta está no fato de, no primeiro caso, se desenvolverem relações de solidariedade e apoio mútuo entre as pessoas envolvidas. Isso não ocorre quando a cooperação é indireta, pois nesse caso as pessoas envolvidas não estão ligadas por um esforço coletivo destinado a conquistar um objetivo comum. 
 Acomodação: o indivíduo ou o grupo social se ajusta a uma situação ou ao modo de vida de um grupo dominante para não gerar conflitos. É um processo social com o objetivo de diminuir o conflito entre indivíduos ou grupos, reduzindo o mesmo e encontrando um novo modus vivendi. O modus vivendi é uma espécie de arranjo temporário, que possibilita a convivência entre elementos e grupos antagônicos. Ex.: Escravos do período colonial brasileiro. Estes nunca aceitaram a situação de servidão, apenas se acomodaram à dominação, buscando, inclusive, correspondências culturais como forma de perpetuar seus costumes, e sempre que podiam se rebelavam, justamente por não aceitar as normas de dominação. Ou ainda, acomodavam-se para evitar conflitos que levassem à violência contra eles. Existem diferentes graus de acomodação, são eles: 
Coerção: pautada na ameaça e uso da força do mais forte sobre o mais fraco. Compromisso: Quando as partes envolvidas possuem poderes semelhantes e chegam a acomodação através de concessões mútuas. 
Arbitragem: Acomodação obtida por meio de um terceiro. 
Tolerância: caracteriza o grau mínimo de acomodação. Não podendo ser considerado uma solução para situações conflitivas. 
Conciliação: envolve mudanças de sentimento com diminuição da hostilidade.
 Assimilação: processo de ajustamento pelo qual indivíduos ou grupos antagônicos (opostos) tornam-se semelhantes, havendo transformações internas nos indivíduos ou grupos. Exemplo: imigrante que se integra à sociedade que o acolhe, fundindo modelos culturais e internalizando o que não era originalmente seu. As colônias de imigrantes no Brasil, ao associarem seus modelos culturais com o daqui (dentro de um lento e gradual processo) são exemplos deste processo. Bastante associado a ideia de integração sociocultural, esse tipo de processo social ocorre quando um indivíduo ou grupo aceita e adquire padrões culturais (costumes, tradição comportamento) de outro indivíduo ou grupo distinto. Trata-se, portanto, de um processo de ajustamento, pelo qual os indivíduos ou grupos diferentes tornam-se semelhantes. Difere da acomodação, porque implica em transformações internas nos indivíduos ou grupo. Tais modificações envolvem mudanças na maneira de pensar, de sentir e agir. 
A acomodação e a assimilação podem ser formas de solucionar conflitos. Trazendo para a realidade das escolas, pode-se exemplificar que quando o aluno não tem opção e é obrigado pela família a estudar em um colégio militar. Ele pode resolver esse conflito de duas maneiras, considerando processos associativos: adaptando-se, sujeitando-se, ainda que superficialmente ou mesmo sem gostar, às normas do colégio, como usar a boina, cortar o cabelo em determinado padrão, etc. (acomodação); ou ainda, transformando-se, internalizando as regras de uma maneira natural, a ponto de tornar as regras e modelos culturais desse grupo como seu (assimilação).
Processos sociais dissociativos 
Este modelo se caracteriza por estabelecer um processe de diferenciação entre indivíduos de uma sociedade ou grupo social. Pode ser característica de um sistema de classes, cultural ou econômico, ou ainda provocar movimentos hostis e violentos entre grupos diferentes, ou mesmo dentro de um mesmo grupo. Pode ser:
Competição: É uma forma de interação que envolve luta ou disputa por bens limitados ou escassos, ouainda por um determinado espaço ou posição na sociedade. Alguns sociólogos afirmam que a competição é a forma mais elementar e universal de interação, consistindo em uma luta disputa incessante por coisas concretas. Alguns acrescentam que se trata de uma contenda contínua, inconsciente e impessoal. Exemplo. Ações relacionadas a obtenção de êxito na vida econômica, na posição social, nos esportes, nas atividades profissionais. O próprio ENEM é um exemplo de competição.
Conflito: Ocorre quando a competição assume características de elevada tensão social. No processo de conflito a luta torna-se pessoal e hostil, já que cada um dos envolvidos tem consciência de que para alcançar os próprios objetivos é necessário fazer com que o adversário não alcance o seu. O conflito é uma contenda de indivíduos ou grupos, em que cada qual dos contendores almeja uma solução que exclui a desejada pelo adversário. Como exemplos, temos os conflitos étnicos, religiosos, entre países em situação de guerra, conflitos econômicos e outros que são consequência de grupos sociais antagônicos.
Processos sociais associativos
Processos sociais dissociativos
Conclusão
Levando-se em conta o que foi observado entendemos que 
Referencias
CALBUCCI, Eduardo et al. Sociologia: conceitos e interação. São Paulo: Leya, 2013. 
OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Vozes, 2001.

Continue navegando