(01) PROVA -ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR  - av2
6 pág.

(01) PROVA -ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR - av2


DisciplinaAnatomia do Aparelho Locomotor7.630 materiais173.022 seguidores
Pré-visualização3 páginas
inferior analise as questões abaixo e depois marque a opção correta.
I \u2013 Os membros inferiores são inervados pelo plexo lombossacral.
II \u2013 Ocorrerá hipertrofia da musculatura inferior na paralisia infantil.
III \u2013 A porção tibial do nervo isquiático inerva a parte posterior da coxa, perna e planta do pé.
IV \u2013 A inervação motora dos MMII faz parte do sistema nervoso periférico.
São corretas as descrições para os membros inferiores:
A Somente III e IV. B Somente I. C Somente I, III e IV. D Somente I e III. E Todas estão corretas.
______________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 
A postura bípede do homem é extremamente eficaz e constitui o mecanismo antigravitacional mais econômico, pois é gasto pouca energia para nos mantermos em pé, usando um pouco de cada músculo e criando nossa própria postura. Sobre os músculos do dorso responda:
A O m. longuíssimo faz parte dos músculos extrínsecos do dorso. B O m. peitoral maior faz parte dos músculos extrínsecos do dorso. C O m. glúteo máximo faz parte dos músculos extrínsecos do dorso. D O m. latíssimo do dorso (grande dorsal) faz parte dos músculos extrínsecos do dorso. E O m. espinhal faz parte dos músculos extrínsecos do dorso.
______________________________________________________________________________________________
QUESTÃO
Leia este trecho de teto sobre técnicas para realização da manobra de ressucitação cardio - pulmonar em indivíduos vítimas de parada cardio \u2013 respiratória.
...identifique a área de compressão torácica passando dois dedos de uma de suas mãos sobre o rebordo costal da vitima até localizar a base do apêndice xifóide. Coloque dois dedos sobre este ponto (apêndice xifóide) e, na linha acima destes dois dedos espalme a planta da mão sobre o tórax da vitima. Imediatamente ponha uma mão sobre a outra e, mantendo seus braços bem esticados comprima o tórax da vítima por 15 vezes. Em adulto, a compressão deve ser feita usando - se todo o peso do corpo disponível do socorrista, com os braços distendidos. Os dedos das mãos não devem tocar as costelas para evitar fraturas das mesmas.
Considere as afirmativas abaixo e responda de acordo com a legenda:
I \u2013 O osso esterno é um osso plano, localizado na parte anterior do tórax, composto de três partes: o manúbrio, o corpo e o apêndice xifóide.
II \u2013 As Costelas são ossos planos que se articulam com o esterno da seguinte forma: as sete primeiras articulam \u2013 se por meio de uma cartilagem, que lhes é própria (costelas verdadeiras). Da 8ª à 10ª, através de suas cartilagens a uma cartilagem comum, que se articula com o esterno (costelas falsas). A 11ª e a 12ª costelas não se articulam com o esterno ( costelas flutuantes).
III_ Durante as manobras de ressucitação cardio \u2013 pulmonar, devido à força imposta pelo socorrista no tórax da vítima, pode ocorrer a desarticulação entre as cartilagens costais e o esterno (desarticulação condroesteral), sendo este local mais comum de fratura durante estas manobras, principalmente em indivíduos idosos.
A I e II estão corretas B I e III estão corretas C II e III estão corretas D I, II e III estão corretas E I, II e III estão erradas
______________________________________________________________________________________________
QUESTÃO
O paciente com lesão traumática sacral poderá sofrer com complicações neurológicas como disfunções esfincterianas, ou seja, problemas na micção e ou defecação. Portanto, a estrutura anatômica do sacro que pode estar afetada é:
A Somente a superfície articular do sacro. B Somente o promontório do sacro. C Somente a asa do sacro. D Somente o canal e os forames sacrais. E Somente o canal e a asa do sacro.
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
QUESTÃO
A coluna vertebral é o principal eixo de suporte do corpo, promovendo fixação para a cabeça, tórax e cintura pélvica; tal estrutura gera grande flexibilidade ao tronco, em virtude da articulação entre suas vértebras, e protege a medula espinhal. Determine ao menos três critérios que permitem a diferenciação entre vértebras cervicais típicas, torácicas e lombares.
______________________________________________________________________________________________
QUESTÃO
Um estudo de Barbosa e Gonçalves (2007) analisou a fadiga de músculos lombares e procurou determinar as variáveis demográficas relacionadas com a fadiga destes músculos. Para tal, a atividade eletromiográfica (EMG, leitura da atividade elétrica dos músculos) dos músculos iliocostal direito, iliocostal esquerdo, multifido direito e multifido esquerdo de 18 voluntários foi captada durante contrações isométricas sub \u2013 máximas. A fadiga foi identificada em quase todos os músculos e intensidades de contração. Níveis de fadiga mais elevados estiveram bilateralmente presentes nos músculos multifidos. Verificou \u2013 se que fatores como idade e massa corporal dos voluntários podem estar relacionados com a ocorrência da fadiga nos músculos avaliados.
Sendo assim, responda: qual o papel dos músculos ileocostais e multifidos na estabilização da coluna lombar?
kelly
kelly fez um comentário
Muito bom igual a minha prova
0 aprovações
Carregar mais