Buscar

complicações sistemicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Continuação: Insuficiência renal aguda
A solução se dar por vcs identificarem o usuário de corticoide e no dia da cirurgia dobrar a quantidade do medicamento. Ex: se ele toma 10mg no dia tomará 20mg, que frente uma situação de estresse ele terá a suplementação do corticoide. Essa é a prevenção do quadro da insuficiência renal aguda.
É claro que o quadro pode se instalar, se ocorrer, o protocolo é o mesmo. Pacientes conscientes: remover todo material, abortar o que ta fazendo, posição supino, chamar serviço medico, oxigênio suplementar e corticoide: Hidrocortisona é corticoide de absorção imediata. 1g dele endovenosa ou intramuscular. Monitora o paciente e acompanha sinais vitais. Geralmente com a suplementação de corticoide, o quadro de insuficiência renal aguda é revertido. Se nada for feito, pode abrir quadro de arritimia cardíaca e evoluir pra uma parada cardíaca. O grupo muscular que vamos ministrar uma droga, não é o glúteo. Ele é mt confortável para não dar dor pos operatória, com mais massa pra lidar com substancias irritantes, na parte distal é onde vao querer aplicar a droga. Pra uma pessoa que passa mal ou é o deltoide ou é o quadríceps, quadríceps pra substancias mais irritantes, e o deltoide pela própria proximidade e facilidade de acesso.
Alergia
Alergia é sério. Não podemos antecipar todos os eventos. Alergia é uma situação de segundo contato. No primeiro, teremos a sensibilização do sistema imune, onde imunoglobulinas circulantes vão se aderir a determinadas céls, e ficarão quietas. Alergia é no segundo contato. Ex: a primeira vez que tomei dipirona nada aconteceu. Podem ser classificadas do tipo I ao tipo IV. 
O importante é que se existem ações que levam de segundos a minutos depois da exposição ao antígeno, existem reações que são chamadas tardias. O tipo cel envolvido é diferente, o tempo da resposta e a causa tb são diferentes. Pegadinha de concurso: Qndo o individuo diz que tomou anestesia local e fez alergia, normalmente ele não fez alergia ao sal anestésico, ele fez alergia a uma substancia chamada metadisulfeto de sódio(?) que é um antioxidante do vasoconstrictor. Pra nossa sorte,pq se pensarmos que lidocaína, prilocaina, bupivacaina... são todos de um mesmo grupo:aminoamidas, se eu tivesse alergia do sal anestésico do grupo, eu não poderia usar nenhum outro. Como penicilina, se sou alérgico a ela, não posso usar a amoxilina, nem nenhuma outra. Entao, qndo fizerem relato de alergia após anestésico , a maioria fez alergia ao antioxidante do vasoconstrictor. 
Em termos de reações: 
*Podem começar com reações cutâneas. Paciente empola todo, fazendo placas avermelhadas de súbita instalação, que podem coçar. Isso se chama reação urticariforme pela característica da coceira. Quando isso para aí, foi só reação cutânea, eu tenho um quadro autolimitado e pra reverter esse quadro, na maior parte das vezes vou usar um anti histamínico (polaramine, por ex.) Como eu quero reverter um quadro agudo, preferencia do injetável. (PROMETAZINA – mais usado- Nome fantasia: Fernegan). É o primeiro nivel de tratamento: uso de anti histamínico parenteral.
*Edema de queen: edema de súbita instalação que pode acometer isoladamente pálpebra, lábios ou língua, ou pode acometer concomitantemente. A primeira linha de tratamento, continua sendo anti histamínico. Continua sendo reação cutânea. Claro que em caso de língua, eu posso ter angustia respiratoria pela protrusão da língua na cavidade oral e posso não ter tempo pra esperar o antihistaminco fazer efeito, aí eu subo pro segundo nível de tratamento que já vamos falar dele. Mas manifestações cutâneas, geralmente antihistaminico, geralmente prometazina(fernegan) parenteral, sendo feito intramuscular. 
Quando eu passo a ter um segundo patamar de reação alérgica, geralmente ocorre manifestações cutâneas mais comprometimento de vias respiratórias, aí temos que tomar cuidado, porque até então urticaria não vai levar ngm pro hospital mas um quadro de *broncoespasmos complica nossa conversa. 
*Para paciente asmáticos, é importante perguntar se qndo tem crise de asma usa bombinha, ou se usa broncodilatador, e se usa, precisamos disso no dia da cirurgia, pq será a primeira linha de defesa frente a um quadro de alergia. Precisamos saber dele se aspirina e Anti inflamatorios são gatilhos pra asma dele, se for, não posso usar AINES no pós operatório dele. Precisamos saber também se quando usa bombinha o quadro é revertido. Há pacientes que usam umas, não funciona, usam duas e funciona ou até aqueles que precisam de associação medicamentosa. Entao eu preciso saber qual é a terapêutica que o asmatico utiliza e qual a resposta a terapeutica. Ex: eu usei a bombinha e não reverteu o quadro. Nessas hrs temos que entender que temos obstrução parcial das vias aéreas, e que começo a me aproximar de um quadro que pode evoluir pra uma quadro de *anafilaxia, que é um quadro bastante complexo que envolve reações cutâneas na fase inicial, respiratória na fase intermediaria, e cardiovascular na fase tardia. Pode evoluir tb pra anafilactoide, um quadro que se assemelha a anafilaxia. 
Então, usamos a bombinha e nada, nossa primeira linha de tratamento, não funcionando, nossa segunda linha de tratamento para reverter quadro de broncoespasmos é hidrocortisona, corticoide para ser feito de forma parenteral, intramuscular, (1g de hidrocortisona). Feito isso, conseguimos reverter, paciente consegue respirar melhor, sem sibilo, ótimo. Ou feito isso, paciente não melhora, subimos mais um nível de tratamento, adrenalina. Lembrando que as duas primeiras drogas não vao matar ninguém, mas se fizermos adrenalina em quem não precisa de adrenalina, matamos essa pessoas. Entao, restritamente adrenalina, para apenas quem não respondeu as duas primeiras linhas de defesa. 
Percebam que da primeira fase para a terceira de uma crise de anafilaxia, as vezes são menos que 10min. É letal em grande parte das vezes. Reação de anafilaxia não é asma, asma é um quadro de alergia de hiperssensibilidade apensa do componente respitarorio. Reação de anafilaxia pega segmento cutâneo e vísceras, respiratório e cardiovascular. Quadro extremamente agressivo. 
Adrenalina quando administrada é subcutânea, melhor acesso pode ser barriga ou perna. E se ele não melhorar a adrenalina, podemos em cinco minutos repetir a adrenalina. 
*Importante ter no consultório essas três ampolas, prometazina(fernegan), hidrocortisona e adrenalina(kit help).

Outros materiais