Buscar

Doping no Esporte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Doping
É chamado de Doping, o uso de qualquer droga ou medicamento que possa aumentar o desempenho dos atletas durante uma competição.
A pioneira nas punições por uso de doping foi a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Em 1928 a Associação baniu os primeiros atletas por doping.
Atualmente, existe uma lista de medicamentos proibidos. Essas drogas são agrupadas nas seguintes classes:
Estimulantes
Analgésicos Narcóticos
Agentes anabólicos
Diuréticos
Betabloqueadores
Hormônios peptídeos e análogos
Dopagem genética
A Dopagem genética representa a transferência de células - ou de elementos genéticos - e o uso de agentes farmacológicos ou biológicos que alterem a expressão genética com o intuito de melhorar o rendimento esportivo. A eficácia da Dopagem genética no aumento do rendimento esportivo não está comprovada cientificamente. A maioria das técnicas de manipulação genética visa a alteração do material genético de células e a estimulação da sua replicação, sem que no entanto existam mecanismos que controlem esses processos. Podem causar maior predisposição para o aparecimento de neoplasias, além de não se conhecerem os efeitos a longo prazo, considerando se tratar de técnicas muito recentes, desprovidas de estudos longitudinais que permitam garantir a sua segurança.
Javier Sotomayor
Javier Sotomayor é um ex-atleta cubano especialista na prova de salto em altura
É considerado um dos maiores saltadores em altura de todos os tempos. Campeão dos jogos olímpicos de 1992 e vice-campeão nos Jogos de Sydney. Também foi campeão mundial de atletismo em 1993 e em 1997. Foi medalha de prata em 1991 e em 1995. Foi campeão em três edições dos Jogos Pan-americanos e em outras três dos Jogos Centroamericanos e do Caribe. O seu número de medalhas poderia ter sido maior se Cuba tivesse participado das olimpíadas de 1984 e 1988.
É o atual recordista mundial da prova, detendo tanto o recorde outdoor (ao ar livre) quanto o indoor (pistas cobertas).
Recorde mundial outdoor: 2m45, obtido em 27 de fevereiro de 1993.
Recorde mundial indoor: 2m43, obtido em 4 de março de 1989.
Em 1999, sofreu a maior desilusão de sua carreira: foi suspenso por dois anos de participar de competições pois as análises antidoping realizadas nos Jogos Pan-americanos de 1999 acusaram a presença de cocaína.
Encerrou sua carreira aos 34 anos.
Yelena Isinbayeva
Yelena Gadzhievna Isinbayeva é uma ex saltadora de vara russa, bicampeã olímpica e atual recordista mundial com a marca de 5,06 metros, obtida em  agosto de 2009 em Zurique, o seu décimo sexto recorde mundial na prova.
Yelena foi proibida de participar dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro devido ao escândalo motivado pelo consumo em massa de substancias proibidas por atletas da delegação russa.
Inconformada a agora ex atleta decidiu encerrar a carreira.
O uso de medicamentos por alguns atletas, além de trazerem riscos a saúde, é antiético, pois nesse caso, não há igualdade de condições entre os atletas.
Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo de um grupo social ou uma sociedade.
Pontos a observar ao analisar o doping.
Não se deve limitar o foco do debate apenas na questão do desporto, porque isso restringe e confina a discussão. 
É necessário considerarmos que a vida humana deve ser enfocada como o referencial central de qualquer atividade humana.
É preciso conceber que o homem é corpo e não apenas tem um corpo. Isso muda completamente o foco de intervenção e discussão sobre as questões que envolvem o doping e os demais conflitos morais.
Quando o doping é ético?
Na recuperação física de profissionais (lesões), já que os mesmos são expostos a inúmeros riscos.
Em tratamentos médicos de um modo geral.
Quando o doping não é ético?
Quando é utilizado para ganho de desempenho em modalidades esportivas.
Uso de drogas.
Lance Armstrong
é um ex-ciclista profissional americano, campeão de ciclismo em estrada em 1993. Ficou famoso por ter vencido o Tour de France por sete vezes consecutivas um recorde absoluto nessa prova.
Em 2012 alguns anos após encerrar sua carreira esportiva, perdeu todos os títulos obtidos depois de 1998 e foi banido do ciclismo competitivo pela  União Ciclística Internacional, em razão do uso de dopagem bioquímica.
BBC: E com relação ao doping? Você faria de novo?
Lance Armstrong: Se eu estivesse competindo em 2015, não, não faria de novo porque eu não acho que você tem que fazer isso de novo. Mas se você me levar de volta para 1995, quando tudo isso era completamente disseminado, eu provavelmente faria de novo. As pessoas não costumam gostar de ouvir isso.
Sim, é uma resposta sincera, mas é uma resposta que precisa de alguma explicação.
eu sei o que aconteceu por causa disso. Eu sei o que aconteceu com o ciclismo como esporte de 1999 a 2005. Eu vi seu crescimento, sua expansão. Eu sei o que aconteceu com a indústria do ciclismo. Sei o que aconteceu com a empresa Trek Bicycles – passando de 100 milhões em vendas para um bilhão.
Sei o que aconteceu com a minha Fundação (Fundação Lance Armstrong), que passou de uma arrecadação zerada para uma arrecadação de US$ 500 milhões ajudando três milhões de pessoas com câncer. Será que todas essas pessoas….será que nós queremos voltar atrás com isso? Acho que ninguém responderia 'sim'.
Dra. MÉRI ROSANE SANTOS DA SILVA
Professora Adjunta do Departamento de Educação e Ciência do Comportamento (Decc) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos da Corporeidade (Nupeco)
Msnd. Frederico Souza da Costa
Dr. Marcos A. Balbinotti
Dr. Carlos A. Balbinotti
Msnd. Luciano Santos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
BBC(emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido)
21
“Como as nossas paixões pelos esportes são tão profundas e tão
amplamente distribuídas, é provável que façam parte de nosso hardware - não estão em nossos
cérebros, mas em nossos genes.
Carl Sagan
Gabriel Garcia, Leandro e Wagner linhares

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando