Buscar

Respostas oclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Respostas – Oclusão 
O que são: oclusão ideal, oclusão fisiológica e oclusão terapêutica?
Ideal: é aquele paciente em que tudo pode não estar 100%, mas está tudo estável. As boas oclusões devem ter certos contatos interoclusais em dentes posteriores, que são os stoppers e equalizers. Stoppers (contato de parada): estabelecido entre a aresta distal da cúspide do dente superior, com a aresta medial da cúspide inferior. Equalizers (contato de equilíbrio): estabelecido entre a aresta mesial da cúspide do dente superior e entre a aresta distal da cúspide inferior.
Fisiológica: estado de homeostase, equilíbrio entre todos os componentes do sistema estomatognático. Sem sinal de patologia oclusal e não precisa de tratamento, mesmo que não seja o ideal. 
	
Terapêutica: alcançada por uma intervenção terapêutica. Deve ter relação ideal, tanto do ponto de vista funcional quanto do anatômico. 
O que é adaptação fisiológica e limiar de tolerância? 
Deve – se interpretar a natureza da mesma maneira que se planeja uma reabilitação? Por quê?
O que é contato prematuro e interferência? Conceitue e contraste. 
É o contato oclusal não fisiológico que dificulta ou impede o completo fechamento mandibular em ORC sem causar desvio, no entanto causando instabilidade à mandíbula. Ocorre sempre que houver contato oclusal prematuro entre cúspide e fossa ou entre cúspide e crista marginal de dentes antagonistas. Tal contato promove instabilidade aos côndilos, hiperatividade muscular e estresse ao periodonto. 
O termo interferência oclusal é empregado para expressar o contato oclusal não fisiológico que ocorre entre as superfícies oclusais antagonistas, dificultando ou impedindo os movimentos mandibulares excursivos de: Protrusão, Trabalho e Balanceio. 
Protrusão: Acontece sempre que ocorrer interferência entre a estrutura oclusal mesial (aresta longitudinal, vertente triturante ou crista marginal) do dente inferior e a estrutura oclusal distal do dente superior. 
Trabalho: Acontece sempre que ocorrer interferência oclusal entre a vertente lisa de uma cúspide funcional (palatina superior e vestibular inferior) e a vertente triturante de uma cúspide não funcional (vestibular superior e lingual inferior). 
Balanceio: Acontece sempre que ocorrer interferência oclusal entre as vertentes triturantes de duas cúspides funcionais (palatina superior e vestibular inferior). 
O que são guias anteriores? 
Uma guia anterior efetiva atua evitando e prevenindo as indesejáveis interferências posteriores, que por sua vez contribuem para um estado de descoordenação e hipercontração muscular. Os dentes que compõem a guia anterior se comportam como “guardiões” para os dentes posteriores durante qualquer movimentação excêntrica controlando os movimentos mandibulares. A guia anterior é representada pelo relacionamento dinâmico que ocorre entre o contorno lingual dos dentes anterossuperiores e a borda dos anteroinferiores por meio de funções variadas durante os movimentos mastigatórios. As funções básicas da guia anterior são a incisão dos alimentos, fonética, estética e proteção dos posteriores durante a mastigação, por meio da oclusão mutuamente protegida, sendo talvez um dos fatores de maior valor nas reabilitações parciais ou totais do sistema estomatognático.
Qual a relação entre guia incisiva ou anterior e o ângulo da trajetória condilar? 
A guia incisiva se caracteriza quando só os incisivos se tocam durante todo o percurso de desoclusão, sendo, assim, os caninos e os posteriores não devem se tocar. A relação entre guia incisiva e o ângulo da trajetória condilar pode ser definida como 
uma relação de paralelismo com os planos inclinados das fossas e das cúspides, o que resultará, além do contorno das mesmas, uma posição correta dos sulcos através dos quais as pontas das cúspides antagônicas podem mover-se sem contatos em suas trajetórias de protrusão, trabalho e balanceio.
Qual a relação entre guias de lateralidade e o movimento descrito pela mandíbula na cabeça da mandíbula (côndilo) do lado de não trabalho para medial, inferior e anterior? O que são os ângulos de Benett e de Fischer neste contexto?
A partir da relação estática entre os maxilares como na posição de máxima intercuspidação, podem se iniciar os chamados “movimentos excêntricos”, para a direita ou para a esquerda, a fim de triturar os alimentos pela ação das vertentes triturantes que entram em atrito. Se a lateralidade for para a direita, este lado será o lado de trabalho, e o esquerdo então será o lado de não trabalho ou balanceio. 
Ângulo de Bennet – movimento mandibular, de considerável importância, durante o movimento lateral pode ocorrer um deslocamento lateral de toda a mandíbula enquanto se realiza o processo de rotação e translação. O côndilo do lado do movimento (côndilo direito para o movimento lateral direito) não permanece sem deslocamento, mas desloca se para o lado do movimento, esta mudança de posição da mandíbula para lateral é o movimento de Bennet. 
Ângulo de Fischer: O deslocamento para baixo forma o ângulo de Fisher com o plano horizontal. Formando pelo movimento lateral da mandíbula.

Outros materiais