Buscar

restauraçao metalica fundida

Prévia do material em texto

Prótese Fixa-24/03 - Leandro
RMF= Restauração Metálica Fundida
Preparo de coroa total metálica no elemento 46 (preparo para RMF)
Temos a vista lingual e oclusal do elemento, vamos iniciar com a broca 3098 fazendo sulcos de orientação oclusal ou de redução nessas vertentes das cúspides. A broca 3098 tem 1mm de diâmetro e precisamos de 1mm e meio, então nas cúspides de trabalho que nos dentes inferiores são as cúspides vestibulares vamos reduzir 1 vez e meia essa broca, vamos entrar com a broca inclinadinha inserindo ela 1 vez e meia. Já na lingual não precisamos d 1mm e meio só precisamos d 1mm, então colocamos só o diâmetro da broca. 
Com os sulcos de orientação prontos vamos unir sempre respeitando a anatomia do dente e preservando só as cristas marginais q vamos romper no ponto de contato em meia lua. Agora vamos utilizar a broca 2200, vamos proteger o dente adjacente com matriz de poliéster, e fazer a remoção do ponto de contato, então com a broca 2200 começamos a remoção sem tocar a porção gengival para não invadir o espaço biológico vamos delicadamente remover o ponto de contato fazendo um formato convexo semelhante ao dente adjacente, isso é feito na mesial e distal do dente, não precisamos nos preocupar em ficar tão regular, pois ainda temos que confeccionar a caixa e td mais.
A broca 3069 é uma broca tronco-cônica que permite a expulsividade tanto da caixa oclusal qnto das caixas proximais. Inicialmente faremos a caixa oclusal delimitando a região que ficou orientada pela redução vestibular e lingual, com a união dos sulcos fica uma porção meio delimitada mostrando como seria ainda o resquício do sulco central. Então vamos nos orientar por essa porção colocando a caixa numa forma sinuosa que é a forma do sulco, mas não mtoooo sinuosa. A broca 3069 tem aproximadamente 8mm de comprimento, vamos inserir apenas 2mm e pouquinho nessa porção oclusal mais ou menos 1/3 da broca seguindo a sinuosidade do sulco. Já nas caixas proximais vamos colocar 2/3 da broca 3069, protegendo sempre o dente adjacente, confeccionando com formato de meia lua pequena e a largura da caixa proximal é mais ou menos a largura de duas brocas 3069. Vamos observar q tem um formato irregular q vamos regularizar ainda.
Com a broca 3216 vamos fazer o chanfro vestibular. Pq é na vestibular? Pq é cúspide funcional ou cúspide de contenção cêntrica do dente inferior, se fosse no dente superior seria a cúspide palatina. Então vamos marcar mais ou menos uns 2mm, já com a face oclusal reduzida e vamos inserir a broca 3216 paralela ao dente. Pq? Pq é ao longo eixo do dente, pois a própria terminação da broca já vai dá a terminação em chanfro q queremos. 
Nas cúspides linguais faremos apenas um contra-bisel com a broca 3098, vamos colocar ela no sentido onde seria a aresta longitudinal das cúspides linguais e vamos só fazer um contra-bisel tirando d levinho, não é uma redução. Pq? Pq é a cúspide d não trabalho.
Por último vamos utilizar a broca 3203 para fazer o biselamento das caixas proximais, pois estão irregulares. Como o término delas esta em nível gengiva ou supra, igual da coroa total metálica q Leandrinho q q façamos!Rs. Então vamos fazer um bisel d levinho com a rotação baixinha para terminar com todas as irregularidades, passando poucas vezes só para regularizar msm. Depois disso com a broca 3216F vamos fazer o acabamento das porções arredondando possíveis ângulos agudos que tenham nas reduções oclusais, no contra-bisel e isso td é bem d leve para conseguirmos remover possíveis arestas no preparo e darmos acabamento principalmente no chanfro.

Outros materiais