Buscar

CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201501569250)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com ARROYO (1994), que aspecto alterou a configuração da família com novas formas de organização? Marque a alternativa correta:
	
	
	
	A entrada do homem no mercado de trabalho
	 
	Entrada da mulher no mercado de trabalho
	
	A substituição das mães pelas avós
	
	A repressão e o castigo dos filhos
	
	Os filhos adolescentes no ambiente familiar
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501569261)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Azevedo (1996), a chegada dos Jesuítas ao Brasil demarca o início da história oficial em nosso país. Contudo, nem todos tinham acesso a esse ensino. Estavam excluídos dessa educação:
	
	
	
	os nobres
	 
	os negros
	
	os brancos
	
	os índios
	
	os filhos de colonos
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501614895)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao surgimento da Educação Infantil, assinale as assertivas abaixo com V para verdadeiro e F para falso:
I. Historicamente, no Brasil, a Educação Infantil tem sido encarada de diversas formas: como função de assistência social, como função sanitária ou higiênica e, mais recentemente, como função pedagógica.
II. No contexto de pós-segunda Guerra mundial, surge a preocupação com a situação social da infância e a ideia da criança como portadora de direitos. A ONU promulga, em 1959, a Declaração dos Direitos da Criança em decorrência da Declaração dos Direitos Humanos, esse é um fator importante para a concepção de infância que permeia a contemporaneidade, e que tem a criança como sujeito de direitos.
III. Do ponto de vista histórico, a Educação Infantil esteve sob a responsabilidade da família e das instituições escolares, especificamente creches, durante séculos, porque era no convívio com os adultos e outras crianças que ela participava das tradições e aprendia as normas e regras da sua cultura.
IV. No Brasil a creche foi criada exclusivamente com caráter pedagógico, o que diferenciou essa instituição das demais criadas nos países europeus e norte-americanos, que tinham nos seus objetivos o caráter assistencialista.
	
	
	 
	V - V - F - F.
	
	F - V - F - V.
	
	V - F - V - F.
	
	F - V - F - F
	
	F - F - V - V.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501615621)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil preconiza, para o atendimento das crianças em creches e pré-escolas, o seguinte aspecto:
	
	
	
	o desenvolvimento das crianças a partir da realização de estímulos aos aspectos cognitivos.
	 
	a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais das crianças.
	
	a aprendizagem de aspectos cognitivos como ênfase do trabalho nas escolas.
	
	o desenvolvimento afetivo das crianças a partir das atividades de brincar.
	
	a articulação entre os fazeres cognitivos e racionais das crianças.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501616032)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise o texto a seguir, e baseando-se nele, indique com (V) se verdadeira e com (F) se falsa, as afirmativas abaixo: Conforme as Diretrizes Nacionais, as instituições de Educação Infantil, ao definirem suas propostas pedagógicas, devem reconhecer a importância da identidade pessoal das crianças, de suas famílias, dos educadores, de outros profissionais, e a identidade de cada Unidade Educacional, nos vários contextos. Assim as instituições de Educação Infantil devem:
(  ) Promover praticas de educação e cuidado que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança.
(   ) Reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e a conviver consigo próprias, com os demais e o próprio ambiente articulado.
(   ) Planejar ações e registros que formalizem o conhecimento que as crianças adquiriram no seu processo de escolarização a fim de promover seu acesso para as fases posteriores, principalmente ao Ensino Fundamental.
(  ) Organizar estratégias de avaliação, por meio de acompanhamento e de registro de percursos alcançados em relação ao cuidado e a educação de crianças pequenas, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
Assinale a alternativa que indica, de forma sequencial e correta, as afirmativas verdadeiras e falsas:
	
	
	
	V-F-V-F
	
	V-F-V-V
	
	V-V-F-F
	 
	V-V-F-V
	
	F-V-V-F
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501700230)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A organização da rotina e do ambiente são aspectos que irão expressar a ideia de criança e da educação que será oferecida à ela dentro da instituição. FORTUNATI (2009, p. 61) destaca em relação a esse aspecto que: pensar o espaço como gerador da experiência representa o sinal de uma atenção de escuta das necessidades das crianças que antecipa " e, no entanto, apoia " o cuidado da relação e da interação do adulto com as crianças dentro do contexto educacional.
Considerando as palavras do autor, está incorreto pensar que:
	
	
	
	O educador deve estar atento às várias manifestações das crianças percebendo sua frequência e em que condições ela ocorre.
	 
	com exceção dos educadores, os demais adultos da instituição não tem tanta importância, ao se falar dos relacionamentos humanos que vão interferir no desenvolvimento das crianças.
	
	o educador deve respeitar a individualidade de cada criança e buscar formas afetuosas de intervir durante momentos emotivos.
	
	o planejamento do espaço envolve um olhar atento que deve refletir as necessidades do grupo infantil
	
	a valorização da educação das emoções e do afeto deve ser considerada tão importante quanto a construção de conhecimentos.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501700243)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Geralmente, ao ouvir "NÃOs" as crianças manifestam irritabilidades ou choros, saber lidar bem com essas situações é muito importante. Facilita bastante o fato de um adulto saber lidar de forma equilibrada com seus próprios sentimentos. Pensando no perfil de um bom educador de creches podemos AFIRMAR sobre esse aspecto que:
	
	
	
	atividades variadas e materiais diversificados, bem como a quantidade de crianças por adulto, são aspectos que não interferem no equilíbrio emocional do professor.
	
	nesses momentos o educador deve fazer o que achar melhor, pois não há muitos estudos a esse respeito.
	
	o educador jamais deverá perder seu lugar de figura de autoridade e para isso deve evitar brincar e valorizar as interações entre as crianças para que não seja desrespeitado.
	 
	a busca pelo equilíbrio emocional facilitará o oferecimento de uma sólida base de afeto.
	
	deixar a criança pensar isoladamente é uma atitude de reflexão, resultado da busca por melhores estratégias de construção de limites.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501569272)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um ponto importante é procurar atuar como mediador/a entre a criança, as suas emoções e o seu ambiente. Desta forma queremos dizer que isso significa:
	
	
	
	dirigir atenção apenas às crianças que tiram notas baixas
	 
	ser capaz de interpretar e compreender o que uma criança está sentindo
	
	oferecer atividades fora do alcance da criança
	
	estimular os alunos a disputarem os brinquedos com agressividade
	
	valorizar somente as produções bonitas e bem coloridas
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501616033)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O ato de brincar é um importante processo psicológico e fonte de desenvolvimento e aprendizagem da criança (Vygotsky,1987), muito importante na Educação Infantil. Com relação ao tema, indique com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas:
(__) Quando a criança brinca de
ser ¿outros e outras¿ refletem suas relações e toma consciência de si e do mundo; significam sua vida numa logica de realidade e fantasia.
(__) O brincar é algo já inerente no ser humano, não se aprende a brincar.
(__) Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação do conhecimento.
(__)  A brincadeira é um espaço de construção de culturas pautado nas interações e nas relações sociais estabelecidas entre a criança e o mundo.
Assinale a alternativa que indica, de forma sequencial e correta, as afirmativas verdadeiras e falsas:
	
	
	
	F-V-F-F
	 
	V-F-V-V
	
	V-F-V-F
	
	F-F-V-V
	
	V-V-V-V
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501759684)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Várias pesquisas na área da psicologia do desenvolvimento têm apontado sobre a necessidade de brincar na infância, alguns autores, tais como: piaget e vygotsky, que consideram o brincar como fundamental nesse período, trouxeram várias contribuições, coloque nos parênteses das afirmativas abaixo: (p) para as contribuições de Piaget e (v) para as contribuições de Vygotsky: a) ( ) O jogo é essencialmente desejo satisfeito originado dos desejos insatisfeitos da criança que se tornam afetos generalizados. b) ( ) O Jogo de Exercício caracteriza a fase que vai desde o nascimento até o aparecimento da linguagem. c) ( ) Não existe atividade lúdica sem regras. d) ( ) O jogo de exercício caracteriza a fase do desenvolvimento pré-verbal. e) ( ) O Jogo de regras possui regras explicitas e o imaginário implícito.
	
	
	
	V, P, P, V, V
	
	P, P, V, V, P
	 
	V, P, V, P, V
	
	P, P, V, V, V
	
	P, V, V, V, P

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais