Buscar

ecologia bioma pampa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pampa
Fluxo de energia 
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA –UFRA
CAMPUS- CAPITÃO POÇO
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO
1º SEMESTRE-2015
Introdução 
O termo pampa é de origem indígena e significa "região plana".
Apresenta zonas predominantemente planas.. Vegetação abundante adaptada à escassez de água. Predominam as ervas altas, gramíneas, arbustos e árvores esparsa. Características de áreas tropicais e temperadas.
Localização
O Pampa, também denominado Pampas, Campanha Gaúcha, Campos Sulinos ou Campos do Sul é o único bioma brasileiro presente somente numa unidade federativa, ou seja, ocupa mais da metade do território do Rio Grande do Sul e parte dos países: Uruguai e Argentina.
Relevo 
Em sua maior parte, destaca-se o relevo de planícies, constituído de grandes áreas de pastagens que se desenvolvem grandes rebanhos. Assim, a principal atividade econômica do local é a pecuária extensiva com destaque para a criação de bois e ovelhas. Já as principais produções agrícolas da região são: soja , arroz, milho, trigo e uva.
Clima
Seu clima é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas.
Apresenta temperaturas altas, com precipitação reduzida.
Pluviosidade
A biosfera é afetada pela posição e pelos movimentos da Terra em relação ao Sol e pelos movimentos do ar e da água. Essas condições causam grandes diferenças de temperatura e pluviosidade de lugar para lugar e de estação para estação. 
A fauna do bioma Pampa é muito rica e diversa, caracterizada por uma grande variedade de aves, mamíferos, artrópodes, répteis e anfíbios, dentre eles: 
Fauna do pampa
 
mono-carvoeiro
caxinguele
 
cervo-do-pantanal
, 
pica-pau
joão-de-barro
tucano
macaco-prego
, 
veado-campeiro
Caboclinho de barriga vermelha
Animais em extinção
gato dos pampas
veado campeiro
onça-pintada
mono-carvoeiro
jaguatirica
sagui
Flora
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a vegetação do Bioma Pampa pode ser dividida em:
Estepe
Savana Estépica
Floresta Estacional Semidecídua
Floresta Estacional Decidual
Formações Pioneiras
Floresta Estacional
A flora do Pampa apresenta aproximadamente 3000 espécies de plantas, algumas delas:
flora
pau-de-leite
Cabreúva
canjerana
cedro
grapiá
guaju vira
Pinheiro-do-Paraná
louro-pardo
Fluxo de energia 
Produtividade primaria
Produção primária é o processo pelo qual as plantas, algas e algumas bactérias (produtores primários) capturam a energía luminosa e a transformam em energia química nas ligações dos carboidratos: A produtividade liquida pode ser expressa convenientemente em gramas de carbono assimilada, peso seco dos tecidos das plantas, ou seus equivalentes energeticos, em ecossistemas terrestres estima-se a produçao vegetal pelo aumento anual da biomassa das.
Fatores que podem afetar
Localização geográfica com a disponibilidade de energia e de nutrientes. - Variações extremas na atuação de fatores ambientais (bióticos e abióticos) causando aumento no consumo de energia para manutenção. - Formas auxiliares de energia que tendem a aumentar a produtividade do sistema.
Produtividade secundaria
Corresponde às taxas de energia incorporadas e armazenadas nos níveis tróficos dos consumidores e dos decompositores em um determinado período de tempo.
As substâncias orgânicas que os animais utilizam na alimentação não são apenas usadas na produção secundária. Grande parte é gasta nas atividades vitais; outra parte não é digerida, sendo eliminada pelas fezes.
Níveis Tróficos.
São cada um dos níveis alimentares ou de nutrição que representa o conjunto biótico (animais e vegetais) que através dos quais ocorrem processos que permitem o transporte de energia e matéria num ecossistema. Existem 3 níveis que são eles, produtores consumidores e decompositores.
Estima-se que apenas cerca de 5% a 20% de energia disponível em um nível trófico sejam utilizados. 
Impactos ambientais
As atividades econômicas desenvolvidas na região do Pampa, ou seja, a agricultura e pecuária, marcadas pela expansão das pastagens e dos campos de cultivo, são os principais responsáveis pelo desmatamento e degradação desse bioma. O resultado é o desaparecimento de espécies nativas, aumento do processo de arenização do solo, bem como a invasão de espécies que levam ao desiquilíbrio do ecossistema
CICLO DA ÁGUA
Ciclo da água
Tipos de interferência e consequências da ação humana no ciclo da água.
1 - Desperdício e poluição de água.
2 - Impermeabilização do solo.
3 - Assoreamento de rios e destruição da mata ciliar.
4 – Desmatamento.
CICLO DO CARBONO
Consequências da interferência humana no ciclo do carbono
As atividades antropogênicas (humanas), principalmente a queima de combustíveis fósseis e a deflorestação, têm vindo a incorporar fluxos de carbono novos no ciclo biológico provenientes destes depósitos, com significativa influência no ciclo global do carbono.
Conclusão
A importância do fluxo de energia no bioma está em que das substâncias orgânicas que os animais utilizam na alimentação grande parte é gasta nas atividades vitais; 
O ciclo da água e do carbono também são muito importantes no equilíbrio do bioma, pois tanto a falta como excesso de ambos são prejudiciais. 
Referências Bibliográficas
www.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070516124121AAxJSl9 – 44k
www.scribd.com/doc/2422570/o-ciclo-do-carbono
www.daaerioclaro.sp.gov.br/daae26.htm
www.infopedia.pt/$niveis-troficos - 74k
http://www.infoescola.com/biologia/niveis-troficos/
www.coltec.ufmg.br/~bio/v2006/uploads/biomas_terrestres_mundiais.pdf
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-taiga/biomas-terrestres.php
http://ciencias3c.cvg.com.pt/biomas.htm
Obrigada!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais