Buscar

AV1 - Nutrição

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0132_AV1_200702077601 » NUTRIÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 9004/BQ
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/04/2014 15:59:20
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 200702223146)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação às Leis da Alimentação, a lei da quantidade refere-se aos alimentos que compõem a dieta, os quais deverão ser suficientes para:
	
	
	Manter a temperatura corporal.
	
	Suplementar as necessidades energéticas.
	
	Suprir o gasto energético com atividade física.
	 
	Suprir as necessidades energéticas.
	
	Manter a taxa metabólica basal.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 200702223829)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para evitar a obstrução da sonda nasogástrica, após administração de alimentos ou medicamentos, deve-se:
	
	
	Injetar um pouco de ar.
	
	Manter a sonda aberta.
	
	Colocar o paciente em decúbito dorsal.
	 
	Introduzir um pouco de água.
	
	Baixar acentuadamente a cabeceira do leito.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 200702223157)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O enfermeiro deve conhecer todas as etapas relacionadas à nutrição humana a fim de educar seus pacientes. A nutrição é uma ciência que estuda os alimentos, os nutrientes e a maneira pela qual os nutrientes agem no organismo humano. Várias etapas são necessárias para que o organismo possa utilizar os nutrientes provenientes da alimentação. Os alimentos devem passar por uma série de transformações químicas. Moléculas grandes, impossíveis de serem absorvidas no intestino, devido a seu tamanho, deverão ser "degradadas" em partes menores. Esse processo é chamado de:
	
	
	Absorção intestinal.
	 
	Digestão enzimática.
	
	Emulsificação lipídica.
	
	Balanço energético.
	
	Metabolismo energético.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 200702232786)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As fibras correspondem a todos os polissacarídios vegetais e ligninas resistentes à hidrólise pelas enzimas digestivas humamas. Com relação às fibras alimentares são feitas as seguintes afirmações: I-A fibra solúvel acelera o esvaziamento gástrico e aumenta a taxa de absorção de carboidratos. II-Tanto a fibra solúvel quanto a insolúvel diminuem o volume do bolo fecal e dão maior rigidez as fezes. III-As fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal, prevenindo a constipação intestinal. Assinale a alternativa CORRETA com relação aos efeitos fisiológicos das fibras.
	
	 
	Somente a alternativa III está correta.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	 
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 200702315806)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente, as ações de Educação Alimentar e Nutricional vem despertando interesse por parte dos profissionais da saúde e da educação, principalmente por ser a educação o fator primordial para retirar os indivíduos de situações de exclusão social. Sobre os objetivos e instrumentos de Educação Nutricional NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
	
	
	Dentre as inovações introduzidas Pirâmide Alimentar está o incentivo à prática regular de exercícios físicos.
	 
	As modificações na Pirâmide Alimentar propostas pelos professores epidemiologistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard não foram significativamente importantes. Coincidentemente ou não, a primeira versão da Pirâmide Alimentar acompanhou a transição epidemiológica no Brasil e no mundo: a diminuição nos casos de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
	
	Michelle Obama propôs a substituição da Pirâmide Alimentar por um prato (My Plate ou Meu Prato), na tentativa de se aproximar mais à realidade das pessoas.
	
	É imprescindível ensinar as pessoas a selecionar e consumir alimentos saudáveis e nutritivos, valorizando a diversidade regional dos alimentos.
	
	As ações de Educação Alimentar e Nutricional buscam promover a segurança alimentar e nutricional. Com isso, procura-se sensibilizar a população para o direito a uma alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 200702223642)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A sudorese representa uma maneira eficaz de dissipar o calor originado nos músculos durante o exercício. Entretanto, através do suor perde-se água e eletrólitos. Devido a isso, recomenda-se a ingestão de repositores hidroeletrolíticos em vez de água pura em exercícios de longa duração como a maratona para a prevenção da:
	
	
	Manutenção da temperatura corporal.
	
	Manutenção do balanço hídrico nulo (igual a zero).
	
	Manutenção do balanço hídrico positivo.
	
	Hipotermia.
	 
	Hiponatremia.
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 200702224103)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	João, 54 anos, sedentário e recém-infartado, pretende mudar de estilo de vida. Irá iniciar um plano de atividade física 3 vezes por semana e além disso, pretende equilibrar de forma mais saudável sua alimentação. Com relação às recomendações da Pirâmide Alimentar as assinale a alternativa CORRETA: I- Recomenda-se consumir aves, peixes e ovos por conterem proteínas de alto valor biológico. II- Recomenda-se dar prioridade ao consumo de cereais integrais na nossa alimentação em virtude dos benefícios das fibras alimentares. III- Recomenda-se não dar limites para o consumo de frutas, pois elas são ricas em vitaminas e minerais. IV- Recomenda-se consumir leite e derivados para atingir as necessidades diárias de cálcio. V- A Pirâmide Alimentar é um instrumento de orientação nutricional para a população adotar uma alimentação mais saudável.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas a alternativa V está correta.
	
	Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
	 
	Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 200702223779)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os distúrbios causados por deficiência ou excesso de nutrientes estão entre as maiores causas de morbimortalidade. Assim, a avaliação do estado nutricional é de extrema importância, a fim de identificar estes distúrbios de forma mais precoce. A alternativa que NÃO apresenta uma ação de diagnóstico em avaliação nutricional é:
	
	 
	Exames radiográficos.
	
	Antropometria.
	
	Exame clínico.
	
	Exames laboratoriais.
	
	Ingestão alimentar.
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 200702223757)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A literatura mundial relata que desnutrição proteico-calórica está presente entre 30% e 50% dos pacientes hospitalizados. A importância do diagnóstico e tratamento da desnutrição torna-se clara na medida em que ocorrem associações entre a desnutrição e maior permanência hospitalar, maior frequência de complicações, menor velocidade de cicatrização, maior morbimortalidade e maior dispêndio de recursos (WAITZBERG, D.L.). Dessa forma, os objetivos da avaliação do estado nutricional são:
	
	
	Verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada e diagnosticar apenas as causas dos excessos nutricionais.
	
	Identificar as causas dos problemas nutricionais e estabelecer apenas medidas de controle preventivas.
	
	Identificar apenas os indivíduos que apresentam carência nutricional e estabelecer medidas de controle curativas.
	
	Verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada e diagnosticar apenas as causas das deficiências nutricionais.
	 
	Identificar os indivíduos que necessitam de cuidado nutricional, diagnosticar as causas dos problemas nutricionais e estabelecer medidas de controle preventivas e/ou curativas.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 200702277616)
	Pontos: 1,0  / 1,0Pacientes em terapia nutricional parenteral podem cursar com complicações mecânicas, metabólicas e infecciosas, se alguns cuidados não forem tomados por parte de toda a equipe, inclusive do profissional de Enfermagem. Com relação às complicações e cuidados neste tipo de terapia, NÃO se pode afirmar:
	
	
	O enfermeiro deve ficar atento ao aparecimento de sinais de infecção próximo ao cateter, uma vez que infecções por fungos e bactérias são complicações graves que podem ocorrer na nutrição parenteral.
	
	Uma complicação mecânica que pode ocorrer na terapia nutricional parenteral é o pneumotórax.
	
	O enfermeiro deve ficar atento a complicações metabólicas, como hiperglicemia e distúrbios no equilíbrio ácido-básico, pois são complicações possíveis de ocorrer no suporte nutricional parenteral.
	
	Na nutrição parenteral periférica, há menor risco de complicações, embora não seja possível atender a todas as necessidades nutricionais do paciente neste tipo de terapia.
	 
	No suporte nutricional parenteral, o enfermeiro deve infundir a dieta, que é uma solução estéril de nutrientes, por meio de um cateter nasoentérico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes