Buscar

EXERCÍCIOS DE TERRITÓRIO...

Prévia do material em texto

1 - Leia o excerto de texto a seguir: 
“Os críticos alegavam que a Nova Geografia e o seu neopositivismo cientificista se colocava a serviço da ideologia capitalista. Seu fraco embasamento teórico deixava a Geografia neutra como ciência crítica que deveria ser. Seu limitado instrumento estatístico era ineficaz ao estudo socioeconômico e às explicações históricas dos fenômenos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/viewFile/982/990 >. Acesso em 26 ago. 2016. 
Considerando os conteúdos das aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que diz respeito à área de aplicação na qual a nova geografia foi reforçada nas ultimas três décadas?
	A	Geografia da atividade industrial.
	B	Geografia da população.
	C	Geografia da Atividade Rural.
	D	Gestão do espaço urbano.
	E	Sistemas de informações geográficas.
2 - Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Criticidade entendida como uma leitura do real – isto é, do espaço geográfico – que não omitia as suas tensões e contradições, tal como fazia e faz a geografia tradicional, que ajude a esclarecer a espacialidade das relações de poder e de dominação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WESENTINI, José Willian. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. p. 223. In: VESENTINI, José William (Org.). O ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus, 2004. p.187-224. 
Uma das afirmativas a seguir diz respeito a um dos principais autores da primeira geração de geógrafos críticos e sua respectiva obra, que marcou essa nova proposta de pensamento geográfico. Considerando os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, marque a alternativa que apresenta esse autor e sua obra:
	A	Yves Lacoste, com a obra “A geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra”.
	B	Emmanuel de Martonne, com a obra “Tratado de Geografia Física”.
	C	Thomas Robert Malthus, com a obra “Um ensaio sobre o princípio de população”.
	D	Pedro Pinchas Geiger, com a obra “Migrações internacionais e transnacionalismo na atualidade”.
	E	Walter Christaller, com a obra “Os lugares centrais no sul da Alemanha”.
3 - Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O espaço é vivido e percebido de maneira diferente pelos indivíduos, uma das questões decisivas da análise geográfica que se coloca diz respeito às representações que os indivíduos fazem do espaço. Essa Geografia procurou demonstrar que para o estudo geográfico é importante conhecer a mente dos homens para saber o modo como se comportam em relação ao espaço”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: EDUSP, 2003. (p. 152) 
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, qual das afirmativas abaixo se refere à inserção da fenomenologia na geografia? Assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
	A	Na geografia crítica, a partir das análises das contradições entre capital e trabalho que se manifestam na produção de diferentes paisagens.
	B	Na geografia humanista, a fenomenologia diz respeito ao mundo dos fenômenos, na qual ganham destaque a experiência, a vivência e a percepção espacial.
	C	Na geografia tradicional, a partir das diferentes formas de descrever a distribuição dos fenômenos físicos e humanos e sua distribuição na superfície terrestre.
	D	Na geografia tradicional, com a inserção dos elementos físicos na forma como ocorrem as transformações das paisagens.
	E	Na geografia teórica quantitativa, ao inserir modelos matemáticos e estatísticos na análise espacial para, a partir deles, elaborar leis gerais e teorias.
4 - Considere o seguinte extrato de texto: 
“Através da Semiótica, os fenômenos se apresentam por meio de signos que são percebidos e interpretados pela linguagem verbal e não verbal (imagens, gestos, sinais entre outros). A Geografia, apoiando-se [...] na Semiótica, criou uma forma peculiar de interpretar os fenômenos humanos no espaço”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Lurdes Bertol. Fenomenologia, Semiótica e Geografia da Percepção: Alternativas para analisar o espaço geográfico. Revista da Casa da Geografia de Sobral. Sobral. V. 4/5m p. 67-79, 2002/2003. p. 68. 
Em se tratando do conceito de cultura semiótica, qual das alternativas a seguir contém a assertiva correta? Assinale a opção certa, tomando como base os conteúdos das aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação:
	A	Percepção das relações sociais no contexto das culturas dominantes e seus aspectos históricos.
	B	Sistematização dos costumes de um determinado grupo social dominante sobre os dominados.
	C	Teia de significados que o próprio homem teceu e assumiu como cultura e que busca interpretá-los.
	D	Sentidos a partir da percepção de objetos, cujos significados variam de pessoa para pessoa.
	E	Interpretações políticas da realidade, a partir dos fatos do cotidiano que interferem na formação da percepção.
5 - Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Vidal de La Blache propôs que [...] considerássemos dois tipos de paisagem, a natural e a artificial. Argumenta dizendo que, à medida que o homem se defronta com a natureza, há entre os dois uma relação cultural, que é também política, técnica etc. É a marca do homem sobre a natureza”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. p.24. 
No fragmento de texto anterior, o autor afirma, com base em La Blache, que a alteração da natureza, por parte do homem, faz também surgir outras alterações dentro da sociedade a qual pertence. Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, analise as assertivas a seguir, sobre a relação entre cultura e interação com o meio físico, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas: 
I. ( ) A cultura seria uma resposta dos grupos humanos a determinadas necessidades específicas do meio físico do qual fazer parte.
II. ( ) Para sobreviver no local onde estão inseridas, as pessoas produzem respostas para facilitar a própria sobrevivência na natureza.
III. ( ) Entre os esquimós que vivem no Polo Norte, é possível identificar a maneira como transformaram intensamente o meio físico no qual vivem.
IV. ( ) Os indivíduos agrupam-se para conviver de uma forma mais fácil, pela sobrevivência e resistir às intempéries da natureza.
V. ( ) Os seres humanos interagem com a natureza, em uma relação que permite sua sobrevivência em determinado meio físico. 
Agora, assinale a opção que contém a sequência correta:
	A	V – V – V – F - F
	B	V – V – F – V - V
	C	V – F – F – F - V
	D	V – V – V – V - F
	E	F – F – F – V- V
6 - Leia o fragmento de texto a seguir: 
“De acordo com o darwinismo social se a seleção natural é uma lei natural que na ‘luta pela existência’ vençam os ‘mais aptos’ e sejam eliminados ‘os menos aptos’, e se isso é uma condição para o aperfeiçoamento das espécies e para que novas espécies constituam-se, então estará justificada a competição entre os homens, haverá povos inferiores e superiores, etc”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI MARE, Rocco Alfredo. A concepção da teoria evolutiva desde os gregos: ideias, controvérsias e filosofias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 167. 
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, qual das alternativas a seguir apresenta o posicionamento de Charles Darwin (1809-1882) sobre os povos colonizados? Assinale a opção correta:
	A	Os colonizadores teriam grandes dificuldades em explorar as novas terras nasAméricas, pois o nível de coragem e selvageria desses povos deixariam os europeus em desvantagem.
	B	Os povos europeus estariam atrasados em relação aos americanos na escala evolutiva da sociedade e, com o tempo, a exploração dessas sociedades levaria os povos europeus a atingir o mesmo grau evolutivo dos povos americanos.
	C	Os povos colonizados estariam atrasados em relação aos europeus na escala evolutiva da sociedade e, com o tempo, a exploração dessas sociedades levaria os povos explorados a atingir o grau evolutivo de seus exploradores.
	D	Os povos colonizados apresentavam maior domínio técnico do que os colonizadores europeus, o que evidenciava o equívoco de se considerar que essas populações seriam inferiores a outros povos, principalmente aos povos da Europa.
	E	Os povos chineses estariam atrasados em relação aos povos do continente americano, por apresentarem menor domínio técnico na forma de interação entre sociedade e natureza.
7 - Leia a seguinte citação: 
“A discussão da paisagem é um tema antigo na geografia. Desde o século XIX, a paisagem vem sendo discutida para se entenderem as relações sociais e naturais em um determinado espaço. Dentro da geografia, a interpretação do que é uma paisagem diverge dentro das múltiplas abordagens geográficas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://revistas.ufpr.br/raega/article/viewFile/3353/2689 >. Acesso em 26 ago. 2016. 
Conforme apresentado na citação, o conceito de paisagem está ainda em construção, apesar de seu uso ser amplamente empregado no campo da geografia. Sendo assim, e tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo apresenta um dos conceitos de paisagem dentro da geografia? Assinale a alternativa correta:
A	A paisagem caracteriza-se por apresentar elementos naturais que se destacam pela beleza em sua configuração e harmonia entre natureza e relações sociais que se estabelecem numa determinada região.
B	A paisagem caracteriza-se como o ambiente onde ocorrem as relações sociais, as manifestações culturais, os fatos históricos e as formas de interações entre seus elementos estéticos.
C	A paisagem caracteriza-se como um retrato de um momento passado, cujas relações sociais foram, nesse cenário, cristalizadas e mantendo sempre a mesma configuração da distribuição dos seus elementos.
D	A paisagem caracteriza-se pela combinação de processos físicos e biológicos que vão sendo modificados pela ação humana no decorrer do tempo, sendo que tais modificações estimulam a evolução constante da paisagem.
E	A paisagem caracteriza-se pela combinação de fatores naturais que ocorrem ao longo do tempo geológico, dando origem a diferentes configurações entre relevo, clima e vegetação.
8 - Lei o excerto de texto a seguir: 
“Augusto Comte, pensador francês da primeira metade do século XIX, marcou o início da filosofia positivista com os seus escritos. Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade e a importância de uma ciência da sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 70. 
Com relação à influência do positivismo na Geografia, analise as seguintes assertivas, tomando como referência o excerto de texto anterior e o conteúdo do livro-base Território, Cultura e Representação:
I. A crescente divisão e a especialização dos trabalhos científicos, frutos das ideias positivistas, levaram à independência da Geografia em relação à Geodésia e à Cartografia.
II. A independência da Geografia em relação à Geodésia e à Cartografia, ocasionou o rompimento da Geografia com a Matemática e a Física.
III. O impacto inicial das ideias positivistas na Geografia, acabou por afastar esta ciência da vanguarda do pensamento científico, restando aos geógrafos a tarefa de descrever áreas e elaborar compilações enciclopédicas. 
São corretas as seguintes assertivas:
A	I apenas. D	II e III apenas.
B	II apenas. E	I, II e III.
C	I e III apenas.
9 - Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Sauer procurou alternativas que desafiariam o pensamento determinista sobre o meio ambiente. Os geógrafos alemães e seu conceito de paisagem e a abordagem possibilista dos geógrafos franceses serviram como inspiração para [...] Sauer [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATHEWSON, K.; SEEMANN, J. A geografia histórico-cultural da Escola de Berkeley: um precursor ao surgimento da história ambiental. Varia história, Belo Horizonte, v.24, n.39, p.73-75. 
Com base nesse fragmento de texto e no conteúdo do livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que contém a assertiva correta sobre os estudos de Carl Sauer:
A	A partir dos estudos dos geógrafos alemães e franceses, Sauer observou a relevância da ação do homem na transformação da paisagem e que as atividades humanas deveriam ser o foco nos estudos da paisagem.
B	Carl Sauer privilegiava em sua análise o papel dos elementos naturais e da força da natureza na produção da paisagem.
C	Carl Sauer era um geógrafo determinista.
D	Carl Sauer ignorava o pensamento possibilista, haja vista que suas análises desconsideravam a importância da ação humana na produção das paisagens.
E	O contexto histórico-cultural era um elemento insignificante no estudo da paisagem, segundo o pensamento de Carl Sauer.
10 - Atente para o seguinte extrato de texto: 
“É impressa na natureza por meio das motivações culturais religiosas, estéticas, econômicas e políticas, intimamente vinculadas à vida cotidiana e aos signos instituídos historicamente. A cultura é entendida de maneira ampla, como síntese da relação dialética sociedade-ambiente terrestre, gerando paisagens e signos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < https://laboter.iesa.ufg.br/up/214/o/MANEIRAS_DE_LER_GEOGRAFIA_E_CULTURAL.pdf >. Acesso em 28 jul. 2016. 
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação e considerando o conceito de cultura, analise as afirmações a seguir:
I. É a herança transmitida de uma geração a outra ao longo do tempo e das relações sociais.
II. Tem suas raízes num passado longínquo, que mergulha no território onde seus mortos são enterrados e onde seus deuses se manifestam.
III. É um conjunto fechado e imutável de técnicas e comportamentos transmitidos de geração a geração.
IV. Os contatos entre povos de diferentes culturas são, algumas vezes, conflitantes, mas constituem uma fonte de enriquecimento mútuo.
V. A união de todos os aspectos sociais das pessoas, sendo todos os elementos que compõem uma sociedade em seus aspectos tanto materiais quanto imateriais. 
Estão corretas as seguintes afirmações:
A	I, III e IV. D	I e V.
B	I, III e V. E	I, II, IV e V. 
C	I, II, III e V.

Outros materiais