Buscar

Apol 3 Teoria geral da administração e administração da produção de materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Sobre a classificação de tipos de produção, assinale a alternativa que corresponde à sentença a seguir. Nesse sistema o produto é fabricado um por vez, pode ser desenvolvido ou mesmo alterado à medida que é produzido e, sendo específico para determinada utilização, o volume normalmente é unitário, portanto, um produto sempre é diferente do outro.
	
	A
	Artesanal.
Você acertou!
Artesanal: nesse sistema o produto é fabricado um por vez, pode ser desenvolvido ou mesmo alterado à medida que é produzido e, sendo específico para determinada utilização, o volume normalmente é unitário, portanto, um produto sempre é diferente do outro. Segundo Paranhos (2007, p. 72).
	
	B
	Sob projeto ou sob encomenda.
	
	C
	Em massa.
	
	D
	Contínua.
Questão 2/5
Na Pesquisa Operacional também existem técnicas direcionadas para a fase do planejamento. As técnicas mais utilizadas são: Análise do Ponto de Equilíbrio, Programação Linear e Avaliação do Programa e Técnica de Revisão (PERT). Acerca destas três técnicas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O PERT é uma técnica quantitativa que ajuda os gerentes a determinar o nível de vendas necessário para equiparar as receitas aos custos de produção.
	
	B
	A Análise do Ponto de Equilíbrio é uma técnica matemática que aloca recursos para otimizar um determinado objetivo, considerando a limitação daqueles recursos alocados.
	
	C
	A Programação Linear é uma técnica que permite desmembrar um projeto em atividades específicas, definindo, antecipadamente, quando serão completadas, quais os gargalos e indicando quando os recursos devem ser alocados.
	
	D
	Os principais elementos de uma rede PERT são: evento, atividade e caminho.
Você acertou!
• Análise do ponto de equilíbrio é uma técnica quantitativa que ajuda os gerentes a determinar o nível de vendas necessário para equiparar as receitas aos custos de produção. • Programação linear é uma técnica matemática que aloca recursos para otimizar um determinado objetivo, considerando a limitação daqueles recursos alocados. • A PERT é uma técnica que permite desmembrar um projeto em atividades específicas, definindo, antecipadamente, quando serão completadas, quais os gargalos e indicando quando os recursos devem ser alocados, • Os principais elementos de uma rede PERT são: evento, atividade e caminho. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 04 - P. 06-07)
Questão 3/5
De acordo com a Pesquisa Operacional, as decisões de hoje afetam o desempenho das pessoas e das organizações de amanhã. Uma vez que os gerentes estão voltados para tomar decisões acerca do futuro, eles precisam especificar o que saber sobre tal futuro, para enfrentar os impactos e riscos de suas decisões. O primeiro passo é reconhecer a existência dos estados da natureza, que se referem ao conjunto de possíveis eventos casuais que afetam as consequências das decisões. Existem três estados básicos da natureza: condições de certeza, condições de risco e condições de incerteza. Acerca destes três estados de decisão, assinale a alternativa que apresenta a descrição correta.
	
	A
	As condições de certeza existem quando o tomador de decisão não sabe exatamente o que vai ocorrer no futuro, como uma consequência da decisão tomada agora. Há possibilidades de outras consequências, além daquelas previstas.
	
	B
	As condições de risco são aquelas em que se pode calcular a probabilidade de ocorrência de um número possível de resultados a cada decisão. Os modelos que operam nessas condições são chamados de modelos estocásticos.
Você acertou!
• Condições de certeza: existem quando o tomador de decisão sabe exatamente o que vai ocorrer no futuro, como uma consequência da decisão tomada agora. Não há possibilidades de outras consequências, além daquelas previstas. Na vida real, poucas decisões importantes são tomadas em condições de certeza. Os modelos que operam nessas condições são chamados de modelos determinísticos; • Condições de risco: são aquelas em que se pode calcular a probabilidade de ocorrência de um número possível de resultados a cada decisão. Os modelos que operam nessas condições são chamados de modelos estocásticos; • Condições de incerteza: uma das mais difíceis situações é a tomada de decisão sob condições de incerteza. Neste estado, não é possível calcular a probabilidade de cada resultado. Os métodos quantitativos para a tomada de decisão sob incertezas são bastante úteis, porque ajudam na análise das informações. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 04 - P. 05)
	
	C
	As condições de incerteza correspondem a uma das mais fáceis situações, onde a tomada de decisão sob condições de certeza.
	
	D
	Nas condições de certeza não é possível calcular a probabilidade de cada resultado.
Questão 4/5
As responsabilidades inerentes às áreas de qualidade dentro das organizações vêm tomando uma dimensão muito expressiva. Analise as proposições a seguir, identifique as principais funções de um Departamento de Controle da Qualidade e marque V (VERDADEIRO) para as corretas ou F (FALSO) para as incorretas.   (  ) Executar auditorias, verificar a conformidade dos processos e operacionalizar laboratórios de metrologia. (  ) Averiguar a qualidade do material; estabelecer planos de qualidade; manter registros de desempenho e documentos do sistema e avaliar o desempenho da qualidade. (  ) Solucionar problemas da qualidade; coordenar o sistema de qualidade e responder pelas não conformidades; validar a conformidade dos produtos e serviços adquiridos de fornecedores externos e estabelecer programas de qualidade assegurada. (  ) Informar à área de produção a quantidade de cada item a ser produzido, bem como o processo e os meios a utilizar.   Assinale a alternativa que apresenta a sentença correta.
	
	A
	V – V – V – F
Você acertou!
Segundo Paranhos (2007, p. 90), estão corretas: executar auditorias, verificar a conformidade dos processos e operacionalizar laboratórios de metrologia; averiguar a qualidade do material; estabelecer planos de qualidade; manter registros de desempenho e documentos do sistema e avaliar o desempenho da qualidade e solucionar problemas da qualidade; coordenar o sistema de qualidade e responder pelas não conformidades; validar a conformidade dos produtos e serviços adquiridos de fornecedores externos e estabelecer programas de qualidade assegurada.
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	F – F – F – V
Questão 5/5
Sobre a classificação de tipos de produção, assinale a alternativa que corresponde à sentença a seguir. Os processos são previamente estudados e padronizados, para exigir o mínimo possível de habilidades e esforço do profissional que irá executá-lo, permitindo assim a utilização de mão de obra pouco especializada na maioria das atividades da produção. Essa condição aliada a outras – como a padronização da matéria-prima, utilização de máquinas de grande potencial de produção – permite que esse sistema facilite a minimização de custo do produto.
	
	A
	Artesanal.
	
	B
	Sob projeto ou sob encomenda.
	
	C
	Em massa.
Você acertou!
Em massa: os processos são previamente estudados e padronizados, para exigir o mínimo possível de habilidades e esforço do profissional que irá executá-lo, permitindo assim a utilização de mão de obra pouco especializada na maioria das atividades da produção. Essa condição aliada a outras – como a padronização da matéria-prima, utilização de máquinas de grande potencial de produção – permite que esse sistema facilite a minimização de custo do produto. Segundo Paranhos (2007, p. 74).
	
	D
	Contínu

Outros materiais