Exercícios - Riscos e Auditoria
1 pág.

Exercícios - Riscos e Auditoria


DisciplinaAuditoria Financeira73 materiais990 seguidores
Pré-visualização1 página
11/11/2013
Guilherme Andrade	121684 	Wellignton Oliveira	121754
Questões:
Quais são as consequências de uma boa auditoria?
Dentre as consequências de uma boa auditoria podemos citar:
a) agregação de valor à governança da empresa
b) maior nível de segurança das demonstrações financeiras e relatórios gerenciais
Quais os preceitos e responsabilidades do auditor interno?
preceitos são deveres previamente estabelecidos. Podemos citar que para o auditor financeiro podem ser:
Conhecimento prévio das normas de auditoria (IIA)
Escopo, estrutura e objetivos da auditoria definidos
Qual a importância do conhecimento das normas de auditoria interna para um gestor financeiro?
O conhecimento das normas de auditoria interna fornecem ao auditor subsídio para seu trabalho, e estabelecem seu limite de atuação. As normas firmam o padrão de execução dos procedimentos de auditoria
Uma auditoria eficiente traz inúmeros benefícios para a gestão. Diante desta afirmação comente sobre a avaliação dos resultados, quanto à economicidade, eficácia e eficiência da gestão financeira.
Quando os resultados são avaliados pela ótica da economicidade, é apresentado a viabilidade dos recursos e riscos dos processos; pela eficácia, pois examinam se o proposto pela governança foi ou está sendo cumprido. Na ótica da eficiência, sugere possibilidades de melhoria a partir dos resultados.
Na sua opinião quais são os riscos, que as empresas estão sujeitas, não tendo uma auditoria interna. Avalie esta questão com visão de gestor financeiro.
Podemos destacar 3 áreas de riscos principais em qualquer empresa: operacional, financeiro e recursos humanos. A primeira se refere às atividades da empresa, a segunda na administração e a terceira na parte da administração que é responsável pelo gerenciamento humano.
Uma empresa que não tenha uma auditoria interna fica vulnerável nestas áreas, e todas as áreas se resumem no financeiro uma hora ou outra. Essa fragilidade ocorre porque a auditoria interna visa garantir que os processos sejam avaliados continuamente de modo que preservem a segurança e qualidade.