Buscar

Hénia de Disco (resumo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hérnia Discal
Funções dos discos
O disco intervertebral separa os corpos vertebrais, permitindo as vertebras dobrar se umas sobre as outras. Cabe ao disco o importante papel de dissipação da energia mecânica, através de deformações que estes sofrem ao receber forças. O ânulo (anel) fibroso tem a função de ajudar a estabilizar os corpos vertebrais adjacentes, permite o movimento entre os corpos vertebrais, atua como ligamento acessório, retém o núcleo pulposo em sua posição e funciona como amortecedor de forças. Já o núcleo pulposo funciona como mecanismo de absorção de forças, troca de líquido entre o disco e capilares vertebrais, funciona como eixo vertical de movimento entre duas vertebras. 
O Disco Intervertebral
Consiste de um núcleo pulposo circundado por um anel fibroso. No ânulo fibroso, há duas porções.
 A porção externa (ligamentar) está fortemente ligada aos corpos vertebrais, misturando se aos ligamentos longitudinais. Constituída de 10 a 12 lâmelas concêntricas de fibras colágenas, dispostas em espiral, no ângulo de 95° com a vertical. A porção interna de constituição fibrocartilagínea forma um denso envelope ao redor do núcleo pulposo, que ocupa o centro do disco, é gelatinoso comportando se como fluido. Consiste de um núcleo central de matriz de proteoglicanos.
Mecanismo
Com o avançar da idade, todo o disco intervertebral tende a ficar fibrocartilagíneo, adelgando se e sofrendo fissuras. Com a grande variação de pressão que ocorre na sua estrutura em diversas posturas adotadas, ocorre a saída do liquido pulposo através de uma fissura do anel fibroso. A extrusão do núcleo pulposo pode provocar uma compressão nas raízes nervosas correspondentes a hérnia de disco ou a protrusão. O risco de injúria é ainda maior quando o levantamento de peso esta associado com movimentos rotatórios do tronco, determinando sobrecarga mecânica excessivamente elevada sobre as fibras póstero laterais dos ânulos fibrosos dos discos lombares.
 
Avaliação
A lombalgia piora com a flexão do tronco. A dor lombar costuma ser intensa e associada com uma dor no membro inferior, quase sempre unilateral e com trajeto característico, dependendo da raiz comprometida. Os pacientes se queixam de diferentes graus de parestesias na região acometida. Em alguns casos alterações específicas de motricidade, sensibilidade e/ou reflexos podem estar presentes. Tipicamente, nos casos agudos observa-se uma importante contratura muscular paravertebral lombar com o paciente assumindo uma posição antálgica. A dor pode limitar a marcha (claudicante) e a mobilidade da coluna lombar, principalmente aos movimentos de flexão, podendo apresentar tanto como encurtamento de isquio tibiais e psoas como também fraqueza muscular e flacidez. A palpação da região paravertebral é dolorosa bem como a palpação da linha mediana sobre o plano dos espaços discais acometidos. Às vezes a palpação do espaço discal acometido pode levar ao sinal da campainha com irradiação da dor pelo membro. 
Teste específico Manobra de Vasalva
Paciente em posição sentada, é solicitada a realização de expiração forçada com a boca fechada e esforço semelhante ao ato de evacuar. Positivo no aparecimento ou agravamento da dor
Teste específico de Lasègue
Paciente em DD, examinador eleva, pelo tornozelo a perna do paciente com o joelho mantido em extensão. A tensão do nervo ciático geralmente ocorre entre os 35° e 70° da flexão do quadril, e a partir dos 70° o estresse se localiza na lombar.
(Bragard): O MI pode ser abaixado até a posição em que os sintomas desaparecem, e então é realizada a dorsoflexão passiva do tornozelo, que provoca reaparecimento dos sintomas quando existe irritação da raiz nervosa. Apresentando dor o teste será positivo.
Dor Irradiada
Raiz L4 Trajeto da dor: Nádega → face ântero-externa da coxa → borda anterior da perna. Déficit motor: Dorsiflexão do pé. Reflexos: Patelar.
Raiz L5 Trajeto da dor: Nádega → face póstero-externa da coxa → face externa da perna →tornozelo (em bracelete) → região dorsal do pé → hálux. Déficit motor: Extensão do hálux.
Raiz S1 Trajeto da dor: Nádega → face posterior da coxa e perna → calcanhar e borda externa do pé → quinto artelho. Déficit motor: Flexão plantar do pé. Reflexos: Aquiliano.
Tratamento
Crioterapia, Liberação Miofascial, Pompage Lombar e Sacral. Alongamento de ísquios e psoas. TENS

Outros materiais