Buscar

Importância do nutricional do consumo de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Importância do nutricional do consumo de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6
- Quais são os principais alimentos-fontes de ácidos graxos ômega 3 e 6?
Podemos encontrar ômega-3 e ômega-6 em diversas fontes naturais, como por exemplo: Peixes como atum, anchova, carpa, arenque, salmão e sardinha, Frutos do Mar, Óleo de canola, como fontes de ômega 6, podemos citar: Sementes oleaginosas, Óleo de milho, girassol e soja. Entre as gorduras que são fontes de ômega 3 e 6 (óleos vegetais, nozes, peixes e frutos do mar) o consumo deve limitar-se a 10% do VCT, pois assim garantimos seus benefícios e evitamos o excesso, que pode reduzir a ação do HDL ("colesterol bom") e dificultar a coagulação sanguínea.
- A alimentação atual fornece quantidades maiores de ácidos graxos ômega 6 ou 3?
Com a revolução da indústria de óleos o consumo de óleos aumentou tornando nossa dieta com altas quantidades de ômega 6.
- O consumo atual de ácidos graxos ômega 6 está relacionado ao aumento das doenças cardiovasculares na população?
É particularmente chocante, pois o alto consumo de ômega 6 está associado a um aumento na incidência inflamatórias como doenças cardiovasculares.
 
- O consumo de ácidos graxos ômega 3 ajuda no controle de alguma doença?
O ácido ômega-3 é anti-inflamatórios, antitrombóticos, antiarrítmicos e reduzem os lipídios do sangue, tendo propriedades vasodilatadoras. Esses efeitos benéficos foram demonstrados na prevenção de doenças cardíacas, da hipertensão, do diabete tipo 2, da artrite reumatoide entra outras. 
- Qual é a relação adequada para o consumo de ácidos graxos ômega 3 e 6?
A alimentação antes da industrialização continha proporções de ômega 6 e ômega 3 de 1:1 chegando até 2:1 - sendo esses valores adequado à saúde humana, pois o equilíbrio entre esses dois tipos de "gorduras" confere um efeito metabólico protetor ao organismo. Entretanto com o grande aumento de alimentos industrializados - óleos refinados, baixo consumo de alimentos de origem vegetal e pescados e frutos do mar - esta proporção passou a valores de 10:1 , 20: 1 chegando até 50:1 , sendo este fato extremamente prejudicial à saúde do homem, principalmente porque mantém relação com o surgimento de doenças cardíacas e câncer.

Outros materiais