Buscar

Polarização das Ondas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Polarização de ondas é o fenômeno no qual acontecem em onda transversal como exemplo a luz, sendo esta polarizada, quando em todos os seus pontos as vibrações forem na mesma direção tendo as demais direções impedidas.Como mostra a figura a baixo.
 A luz como é uma onda transversal, consiste em emitir de várias ondas independentes em que seus planos de vibração são aleatorios (ondas não polarizadas). Teoricamente, podemos decompor cada campo elétrico da onda não polarizada em componentes perpendiculares enter si. 
 Transformar luz originalmente não-polarizada em luz polarizada fazendo-a passar por uma placa polarizadora, sendo que no plano da placa existe uma direção característica chamada direção de polarização, onde, apenas os componentes dos vetores paralelos à direção de polarização são transmitidos e tendo os componentes perpendiculares absorvidos. 
A luz pode ser polariazada também através Reflexão, quando luz não-polarizada é refletida num superfície plana, a luz refletida está parcialmente polarizada. O grau de polarização depende do ângulo de incidência e dos índices de refração do meio que quando o ângulo de incidência é tal que os raios refletidos e refratados são perpendiculares, a luz refletida vira completamente polarizada. Como podemos ver na figura a baixo.
Polarização por espalhamento que é um fenômeno da absorção seguida pela reirradiação é outro modo de polarizar, denominado espalhamento. Ocorre quando os centros de espalhamento estão separados por distâncias que não são pequenas quando comparadas com o comprimento de onda da luz, tendo o campo elétrico componentes x e y e esses campos provocam oscilações do centro espalhador nas direções x e y. As oscilações do centro espalhador na direção x produzem luz cujo E oscila na direção y, mas não na direção x (e vice-versa). Produz-se então luz polarizada. Como mostra a figura à baixo.
Aplicação:
LCD (Liquid Crystal Display)
O cristal líquido é colocado entre polarizadores cruzados. Um campo elétrico aplicado às moléculas do cristal muda a direção de polarização, e a luz é bloqueada no segundo polarizador.
Referencias: 
SILVA, Domiciano Correa Marques Da. "Polarização de ondas"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/polarizacao-ondas.htm>. Acesso em 06 de junho de 2016. 
Nepomuceno, André."Polarização de Ondas Eletromagnéticas Propriedades da Luz"; Universidade Federal Fluminense.Disponível em <http://www.professores.uff.br/andre_nepomuceno/propriedades_luz.pdf>. Acesso em 06 de junho de 2016.

Outros materiais