Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II – AULA 4
VIRGINIA OKABAYASHI
1ª Questão Discursiva: Marisa promove ações judiciais de indenização por danos materiais e morais em face de Tinoco, seu vizinho. Segundo Marisa, Tinoco tem insistentemente atitude ilícita e desrespeitosa com seu animal preferido, um cavalo de estimação chamado "Ventania". Tais atitudes fez com que o mesmo ficasse em estado de grande agitação, vindo inclusive a se cortar na cerca da propriedade no último mês, o que gerou internação veterinária com cirurgia e medicamentos. Tinoco citado, não ofereceu contestação, o que foi certificado pelo cartório, conforme consta nos autos. Marisa, eufórica e, acompanhando seu andamento processual na internet, liga para seu advogado, informa da revelia e pergunta se com isso, o juiz irá proferir sentença de procedência do seu pedido. 
a) Sempre que houver Revelia haverá procedência do pedido ? 
Resposta: Não necessariamente. O autor pode não ter o direito que alega. É possível que, com a revelia doa artigo 344 do CPC, o juiz possa julgar antecipadamente o mérito conforme o artigo 355, II do CPC
b) Caso Tinoco tivesse oferecido Contestação alegando que apenas se defendia de Ventania, pois o animal ameaçava atacá-lo quando passava rente à cerca, qual deveria ser a atitude do Juiz? 
Resposta: No caso, o réu apresentaria contestação com defesa indireta de mérito, ou seja, confessa o fato constitutivo de direito do autor (a agressão ao animal), mas opõe outro fato extintivo que é a legítima defesa. A legítima defesa é fato que exclui a antipicidade de ilicitude. Desta forma, o autor terá direito à replica nas fases das providências preliminares conforme artigo 350 do CPC.
Questões Objetivas 1ª Questão João é citado em ação proposta por Pedro e realiza contestação alegando falta de pagamento para não cumprir com sua parte em contrato firmado pelas partes. Além disso, também aproveitou e está cobrando de Pedro determinada soma em dinheiro, oriundo do mesmo negócio jurídico. Marque a opção que indica as respostas apresentadas por João nos autos do processo. 
a) contestação e reconvencão em petições distintas. 
b) reconvenção e exceção de contrato não cumprido. 
correta ⇒ c) contestação e reconvenção na mesma peça processual. Arts 345 c/c 343, CPC
d) apenas contestação, mas sem reconvenção ou qualquer exceção.
2ª Questão A revelia no processo civil é: 
a) ausência de qualquer modalidade de defesa do réu. 
b) o mesmo que efeito da revelia, isto é, toda vez que houver revelia o pedido será julgado procedente. 
correta ⇒ c) ausência de contestação. Art 344, NCPC
d) ausência de comparecimento à audiência de conciliação ou mediação.

Outros materiais