Buscar

Petição Queixa crime, Enrico Prova OAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALUNO: CAIO CÉSAR CÂMARA, DIREITO, 8º SEMESTRE.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITERÓI/RJ
ENRICO, (nacionalidade), (estado civil), engenheiro, com Registro Geral de numero **** e Cadastro de Pessoa Física de numero ****, residente e domiciliado****, de numero****, praia de Icaraí, Niterói/RJ, com o telefone celular **** e ainda o telefone residencial de numero ****, e E-mail**** por seu procurador, procuração com poderes especiais em anexo (fls...), com fundamento nos artigos 41 do Código de Processo Penal e ainda seu artigo 30 (ou 100, § 2º, Código Penal), vem, perante Vossa Excelência, oferecer 
QUEIXA-CRIME
em face de HELENA, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), com Registro Geral de numero **** e Cadastro de Pessoa Física de numero ****, residente e domiciliado****, n.****, praia de Icaraí, Niterói/RJ, com o telefone celular **** e ainda o telefone residencial de numero ****, e E-mail****, pelos seguintes motivos:
RELATO DOS FATOS
No dia 19/04/2014, sábado, Enrico comemora aniversário e planeja, para a ocasião, uma reunião à noite com parentes e amigos para festejar a data em uma famosa churrascaria da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Na manhã de seu aniversário, resolveu, então, enviar o convite por meio da rede social, publicando postagem alusiva à comemoração em seu perfil pessoal, para todos os seus contatos. Helena, vizinha e ex-namorada de Enrico, que também possui perfil na referida rede social e está adicionada nos contatos de seu ex, soube, assim, da festa e do motivo da comemoração. Então, de seu computador pessoal, instalado em sua residência, um prédio na praia de Icaraí, em Niterói, publicou na rede social uma mensagem no perfil pessoal de Enrico.
Naquele momento, Helena, com o intuito de ofender o ex-namorado, publicou o seguinte comentário: “não sei o motivo da comemoração, já que Enrico não passa de um idiota, bêbado, irresponsável e sem vergonha!”, e, com o propósito de prejudicar Enrico perante seus colegas de trabalho e denegrir sua reputação acrescentou, ainda, “ele trabalha todo dia embriagado! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava tão bêbado no horário do expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo!”.
O querelante quando tomou conhecimento das mensagens agressivas, estava junto a seus amigos Carlos, Miguel e Ramirez, que o acompanhavam naquele momento. Este foi o motivo em que cancelou a festa comemorativa de seu aniversário.
Após o ocorrido, Enrico noticiou o fato às autoridades competentes, que lavraram o boletim de ocorrência e investigam, sendo esta à Delegacia de Polícia Especializada em Repressão aos Crimes de Informática.
DO DIREITO
Do cabimento da ação penal privada
De acordo com o Artigo 145 caput do código penal, os crimes praticados são de ação penal privada, razão pela qual é oferecida esta queixa-crime.
Do fato na norma legal
A conduta da querelada é tipificada no artigo 140 e 139 do código penal, sendo o delito caracterizado como ofensa a dignidade e decoro do querelante, logo que a postagem o ofendeu de "idiota", "bêbado", "irresponsável" e "sem-vergonha"; quanto a difamação decorre da afirmação em que a querelada fez quando disse "ele trabalha todo dia embriagado", afirmando ainda que "No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava tão bêbado no horário do expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo", fato este, falso, pois nunca ocorreu.
Da ocorrência de concurso formal de crimes
Os crimes praticados, 139 e 140 do Código Penal, injuria e difamação, foram publicados na Rede Social Facebook, estes como concurso formal, incide no artigo 70 do mesmo diploma.
Da Majorante
Como foi praticado o crime na internet, abrangendo grande publico, deve-se aplicar a majorante constada no artigo 141, inciso III, do Código Penal.
DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer:
O RECEBIMENTO da presente queixa-crime;
b) A CITAÇÃO da querelada para responder à acusação, nos termos dos artigos 396 e 396-A, CPP, interrogatório e demais atos processuais.
A CONDENAÇÃO às sanções dos artigos 139 e 140 e artigo 141, inciso III, na forma do art. 70, todos do Código Penal;
c) A INTIMAÇÃO do Ministério Público;
d) A oitiva das TESTEMUNHAS abaixo arroladas;
e) A fixação do valor da INDENIZAÇÃO nos termos do art. 387, inc. IV, do Código de Processo Penal.
Valor da causa: R$****
Nesses termos, pede deferimento.
Local e data
___________________________
Advogado**** OAB****
_________________________
Enrico
Rol de testemunhas: 
1. Carlos, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador do RG**** e do CPF****, residente e domiciliado na(o)****, n.º****, cidade****, Estado****;
2. Miguel, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador do RG**** e do CPF****, residente e domiciliado na(o)****, n.º****, cidade****, Estado****;
3. Ramires, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador do RG**** e do CPF****, residente e domiciliado na(o)****, n.º****, cidade****, Estado****;

Outros materiais