Buscar

ap1 soc e organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2011/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Cada questão vale um (2,5) ponto;
Boa sorte!
1ª Questão:
Explique, em termos de socialização e mudanças sociais, porque a sociedade procura padronizar o processo de interação social, em especial na sociedade atual?
Resposta - Comentar:
Esta tem o propósito de dotá-la de um significado construtivo, em que a coesão social seja estimulada, possibilitando, assim, atender às necessidades básicas de seus membros. É por meio da interação social que os indivíduos conhecem as regras que irão orientar sua entrada no corpo social, tomando conhecimento de sua interdependência com seus colegas de trabalho, sendo permitido assim que o sistema social seja construído segundo a natureza das interações simples e grupais que estão em contínua evolução. É por meio da socialização que se processa o desenvolvimento do indivíduo dentro de uma organização e fora dela.
Na organização, você pode perceber esse aspecto pelo bom desempenho nas comunicações, que devem ser cada vez mais eficazes e dinâmicas. Já na vida pessoal, o desenvolvimento deve ser no sentido de estar sempre se aprimorando, buscando cada vez mais conhecimento.
2ª Questão:
A satisfação no trabalho influencia nas decisões dos indivíduos sobre trabalhar e se permanecer no atual emprego ainda é válida. Comente sobre os estados psicológicos que levam a esta condição de satisfação, segundo estudos de Hackman e Oldham. 
Resposta - Comentar:
Significação percebida – grau em que o indivíduo percebe o • trabalho de maneira importante, valiosa e significativa.
Responsabilidade percebida – grau de responsabilidade • que o indivíduo experimenta em relação aos resultados de seu trabalho.
Conhecimento dos resultados do trabalho – grau de • entendimento do indivíduo quanto à efetividade de seu trabalho
3ª Questão:
Segundo Toffler (1998), a humanidade se depara com um salto importante à frente, com profundas mudanças socioeconômicas. Explique segundo o teórico (Toffler) o que vem a ser o sistema da Terceira Onda?
Resposta - Comentar:
Neste o conhecimento - amplamente definido para incluir dados, informação, imagens, símbolos, cultura, ideologia e valores - é o recurso fundamental. O valor das organizações bem-sucedidas da Terceira Onda reside cada vez mais na sua capacidade de adquirir, gerar, distribuir e aplicar conhecimento de modo estratégico e operacional.
As economias de escala são freqüentemente esmagadas por deseconomias de complexidade. Quanto mais complicada for a firma, mais difícil de entender todo o processo que ocorre dentro delas. Os problemas proliferam, anulando qualquer possível vantagem da massificação. A idéia de que o maior é necessariamente o melhor torna-se cada vez mais uma falácia. Procuram-se modalidades inteiramente novas de organização. Estruturas relativamente padronizadas dão lugar a organizações matriciais, equipes de projetos específicos, centros de lucro, bem como a uma crescente diversidade de alianças estratégicas, muitas delas para além das fronteiras nacionais. Uma vez que os mercados mudam constantemente, a posição é menos importante do que a flexibilidade e a capacidade de manobra. Uma vasta estrutura de informação eletrônica, freqüentemente baseada em satélite, une companhias inteiras, muitas vezes ligando-as igualmente aos computadores e redes de fornecedores e fregueses. Outras redes ligam redes. Por exemplo: O Japão está desenvolvendo melhores e mais rápidas redes durante os próximos 25 anos; os Estados Unidos estão promovendo controvertidos planos para uma “supervia expressa de informação”. 
As vias eletrônicas formam a infra-estrutura da economia da Terceira Onda. O tempo torna-se uma variável crítica traduzida nas entregas just-in-time e na pressão para reduzir as 'decisões em processo'. A engenharia lenta, seqüencial, passo a passo, está sendo substituída pela 'engenharia simultânea'. As companhias promovem “competições baseadas no tempo”. Assim, a aceleração aproxima cada vez mais as companhias da Terceira Onda do tempo real
4ª Questão:
Explique a afirmação de Eugenio Mussak “que planejar é mais do que fazer planos,” em termos da trajetória profissional e pessoal do individuo na sociedade atual, que vive a era do conhecimento. 
Resposta - Comentar:
O profissional do século XXI sabe que depende essencialmente dele mesmo para desenvolver sua carreira, ter sucesso em suas empreitadas e realizar seus sonhos. Para tanto, o planejamento pessoal é fundamental. A percepção mais adequada é a de que o planejamento profissional não pode existir sem a presença de um planejamento pessoal. O que pretendemos para nossa carreira deve vir acompanhado de pelo menos mais cinco preocupações, relativas à: dinheiro, família, desenvolvimento pessoal, saúde e lazer. Isso não significa que seja necessário ter cinco planejamentos estratégicos para nossa vida, mas apenas um, do qual fazem parte algumas metas distintas, porém complementares e interligadas. Outra premissa importante de um planejamento pessoal é de que, assim como o planejamento empresarial, ele deve levar em consideração os seguintes aspectos: a metodologia adotada, a revisão constante da metodologia, a disposição para flexibilizar a metodologia e para ajustá-la, bem como ajustar sua aplicação.

Outros materiais