Buscar

Soc e Orgs GAB AP1 2013 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período – 2013/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Boa sorte!
1ª Questão:
No âmbito das políticas públicas de emprego o governo federal, com intuito de diminuir a desigualdade social, criou o Plano Nacional de Qualificação como fomentador de processo de desenvolvimento nacional. Neste sentido explique porque as dimensões política e ética são integrantes necessárias da elaboração do citado Plano Nacional de Qualificação?
R: Política: busca-se compreender a qualificação profissional como direito, como política pública, como espaço de negociação coletiva e como um elemento constitutivo de uma política de desenvolvimento sustentável.
 Ética: busca-se garantir a transparência no uso e gestão dos recursos públicos através de adoção de mecanismos permanentes de monitoramento dos contratos; uniformização dos contratos e convênios; disponibilização de informações atualizadas via internet; aplicação de procedimentos de redução de custos intermediários (passagens, diárias etc.); garantia da autonomia do sistema de avaliação frente à gestão e à realização dos planos; garantia de um sistema de monitoramento, em tempo real e de modo eficiente.
2ª Questão:
O Desenvolvimento Organizacional objetiva perceber de forma bem definida o que está ocorrendo nos ambientes interno e externo da organização, o que trouxe para o estudo da Administração mudanças de paradigmas no conceito de organização, até então vigente, vistas como sistemas mecânicos, para um no qual estas são entendidas como sistemas orgânicos. A partir desta premissa identifique nas afirmações abaixo com 1 para sistemas mecânicos e 2 para sistemas abertos 
( 1 ) A ênfase é exclusivamente individual e nos cargos da organização
( 2 ) Interdependência e responsabilidade compartilhada
( 2 ) Confiança e crença recíprocas
( 2 ) Solução de conflitos por meio de negociação ou de solução de problemas.
( 1 ) Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida
3ª Questão:
Em uma equipe pode, e até deve, haver diferenças. Conhecimentos, habilidades, percepções podem ser diferentes. Responsabilidade, não. Essa deve ser igual para todos os membros. A reação em cadeia provocada por um ato irresponsável aparentemente pequeno pode pôr tudo a perder. Essa é uma das razões do surgimento do conceito de empowerment. Em função do exposto explique o que vem a ser o conceito de empowerment e qual a função da gerencia neste processo.
R: Trata-se de um conceito de gestão associado ao trabalho proposto pela professora americana Rosabeth Kanter, da Universidade Harvard. Segundo a professora, as empresas que dão mais poder e autonomia a seus trabalhadores são as que estão mais bem posicionadas para competir a longo prazo.
Portanto, empowerment não significa um trabalhador apenas investido de poder, mas, antes, dotado de responsabilidades. Ao gerente cabe aplicar uma liderança educadora ancorada no sentimento da confiança. Peter Drucker disse uma vez que “não se avalia um gerente pelo número de pessoas que se reportam a ele, mas pela sua capacidade de fazer com que essas pessoas trabalhem a massa de informações disponível e tomem decisões por elas mesmas”. Assim, para que o empowerment funcione, é necessário haver confiança, e para que ela se estabeleça é necessário responsabilidade. A gestão por empowerment pode ser implantada na empresa a partir de uma visão estratégica, com base em um modelo já conhecido por integrantes da empresa. Na prática, dotar as pessoas de papéis em que devem assumir mais responsabilidade.
4ª Questão:
Paises emergentes passaram a depender de forma critica da capacidade de inovação de sua indústria para manter a competitividade em uma realidade de economia globalizada, pós era industrial denominada por muitos autores de Terceira Onda. Neste sentido, o governo brasileiro tem tomado atitudes positivas para promover a inovação por toda a economia. 
Responda: Como se caracteriza o papel da inovação no conceito da Terceira Onda?
Na terceira onda, a principal inovação está no fato de que o conhecimento passou a ser, não um meio adicional de produção de riquezas, mas, sim, o meio dominante. Na medida em que ele se faz presente, é possível reduzir a participação de todos os outros meios no processo de produção. O conhecimento, na verdade, se tornou o substituto último de todos os outros meios de produção. Na guerra, por exemplo, um centímetro quadrado de silício, na forma de um chip programado, pode substituir uma tonelada de urânio. O conhecimento se tornou ingrediente indispensável de armamentos inteligentes, que são programáveis para atingir alvos específicos e selecionados. Para derrotar o inimigo, frequentemente basta destruir seu sistema de informações.

Outros materiais