Buscar

AP3 - Sociedade e Organizações 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período – 2014/2ºsem.
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Não é permitida nenhum tipo de consulta para a elaboração da prova.
Boa sorte!
1ª Questão: aula
Como o trabalho é uma das mais importantes formas de interação sociedade-ambiente natural, toda a atenção deve ser dada às condições de realização do mesmo, em função do exposto, identifique a(s) afirmação(ções) corrreta(s) abaixo:
 Na Idade Média, o trabalho era visto como servidão, na qual os homens se punham sob a proteção dos senhores da terra, prestando-lhes homenagens. O trabalho era visto como um bem. Árduo, mas um bem.
 Para alguns povos da antigüidade, o trabalho se referia a algo impuro, indigno e desprezível; Não era uma atividade digna do homem livre; Aos escravos cabiam as tarefas diárias, ou melhor, o trabalho.
 X O calvinista provava a si mesmo que era uma boa pessoa, que obtinha sucesso como bom cristão, trabalhando muito e seguindo sempre que possível os melhores princípios éticos, desde que não os prejudicassem no enriquecimento.
 Na sociedade capitalista, os trabalhadores, antes detentores do seu próprio trabalho e com domínio total do processo produtivo, passaram a ser trabalhadores que iriam vender sua força de trabalho em troca de um pagamento.
 As mudanças ocorridas na estrutura produtiva determinaram a subordinação da agricultura aos interesses industriais, comerciais e financeiros, sediados nos centros urbanos, impondo-lhe, basicamente, duas funções: a de produtora de bens alimentares necessários ao abastecimento das cidades e a de produtora de matérias-primas para as indústrias.
Correção: neste caso é certo ou errado.
2ª Questão:
Identifique a(s) afirmativa(s) correta(s) sobre a temática do ambiente organizacionnal. Aula 5
 X Contracultura é uma manifestação, por parte de grupos maiores ou menores, de cunho reacionário contra valores culturais tradicionais, que revelam insatisfação. Daí a busca por inovação. 
 Não há uma diferença fundamental entre organizações criadas com o fim específico de otimizar meios para cumprir uma tarefa ou realizar objetivos, chamadas organizações instrumentais, e sistemas organizacionais que reproduzem padrões sociais relevantes para a sociedade, as chamadas instituições
 X Dentro da visão sócio-técnica, o subsistema técnico, aquele que surge após a implementação dos procedimentos, por si só não é suficiente para que as tarefas sejam realizadas com sucesso.
 X As organizações são classificadas, segundo Etzioni, com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos tipos de controles aplicados aos participantes, exemplo: organização normativa.
Correção: neste caso se acertar uma dar 1ponto, duas dar 1.5 ponto, se acertar as três ponto integral 2.5
3ª Questão:
Identifique no tema: produtividade e satisfação com o trabalho, a(s) afirmação(ões) errada(s), assinalando-a(s). Aula 8
( X ) Os trabalhadores ficam motivados, satisfeitos, desempenhando suas tarefas com qualidade e produtividade e assíduidade, quando quatro estados psicológicos estão presentes: significação percebida, conhecimento dos resultados do trabalho, reponsabilidade percebida e recompensas recebidas.
( ) A cultura organizacional está associada à qualidade de vida no trabalho e possui poderosa influência na qualidade de vida das pessoas, além de ser um resultado social desejável de se perseguir em si próprio.
( ) Para Masi “o novo desafio que marcará o século XXI é como inventar e difundir uma nova organização, capaz de elevar a qualidade de vida e do trabalho, fazendo alavancar sobre a força silenciosa do desejo da felicidade”.
( ) Segundo Joseph Schumpeter, “sem inovação, não há empreendedores, sem investimentos empreendedores, não há retorno de capital e o capitalismo não se propulsiona”.
Correção: neste caso é certo ou errado.
4ª Questão:Aula 11
Identifique quais das afirmativas é falsa sobre tendências identificadas para o cenário de tecnologia e inovação no mundo, segundo Sennes. 
( ) inovações crescentemente dirigidas pelo conhecimento;
( X) rápida modificação na organização da pesquisa, que, viabilizada pelos avanços na informática, torna o conhecimento ativo critico que não deve ser compartilhado sem custo;
( ) com a aceleração da globalização tem havido uma rápida melhoria na conectividade e no desenvolvimento de plataformas e padrões tecnológicos;
( ) mudanças nos mercados, na tecnologia e no ambiente de concorrência.
Correção: neste caso é certo ou errado.

Outros materiais