Buscar

SIMULADO 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Piscologia: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 86.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre Vygotsky e suas proposições teóricas, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Vygotsky foi o precursor de uma nova perspectiva da psicologia, que baseou-se no homem enquanto constructo social e histórico.
II. ( ) Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações teóricas entre o Positivismo (corrente filosófica vigente) e as questões psicológicas.
III. (  ) Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são o primeiro plano do desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
IV. ( ) Vygotsky, para desenvolver sua teoria, estudou outras perspectivas psicológicas, como, por exemplo, os preceitos de Walter Benjamin.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	V – V – F – F.
	
	C
	F – F – V – V.
	
	D
	V – F – V – F. CERTO
	
	E
	V – F – F – V.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsky pela primeira vez em seu artigo ‘A consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [...]. A tarefa que Vygotsky atribuiu a si mesmo neste artigo foi restaurar a legitimidade do conceito de consciência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus discípulos e críticos. DANIELS, Harry (Org.) Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 112.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do conceito de atividade, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) A atividade é a base para o desenvolvimento de toda a capacidade cerebral dos seres humanos.
II. ( ) A atividade permite ao ser humano uma relação direta com a cultura do meio em que se insere.
III. ( ) A atividade, enquanto interna, pode ser caracterizada como superação ou contradição.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V. CERTO
	
	B
	F – V – F.
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – F – F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais