Buscar

SIMULADO 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Estágio impulsivo-emocional (1 ano de vida): nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. Nesta fase, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget. Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Educação infantil. Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 28.
Levando em consideração os conteúdos apresentados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios de desenvolvimento impulsivo-emocional, na teoria de Wallon, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Neste estágio do desenvolvimento, a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
II. ( ) Tal estágio é considerado um rico período para atuar sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola.
III. (  ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto relacionado ao seu desenvolvimento.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V. CERTO
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – F – F.
	
	E
	F – V – V.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A psicologia de Henri WaIIon (1879-1962) é considerada complexa. Tomando a dialética como fundamento epistemológico, Wallon buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relação com os outros".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, Maria Letícia B. P. A criança concreta, completa e contextualizada: a psicologia de Henri Wallon. In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p. 47.
Conforme os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre as proposições teóricas de Wallon, relacione corretamente as etapas de desenvolvimento da criança com as suas respectivas características: 
1. Impulsivo emocional
2. Sensório-motor e projetivo
3. Personalismo
4.Categorial
5. Puberdade e adolescência 
(  ) Estágio em que se rompe a relação estável entre criança e adulto, fase de crises afetivas e cognitivas.
(  ) Estágio no qual a criança passa a ter consciência do próprio corpo, utilizando-a para diferenciar-se dos outros.
( ) Estágio relacionado às questões internas da criança, voltado para a construção do “eu” e das relações afetivas.
(  ) Estágio dividido em 2 fases distintas, relacionadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança.
(  ) Estágio em que a criança amplia suas relações sociais e que começa a manipular a realidade exterior.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 5 – 4 – 1.
	
	B
	1 – 3 – 5 – 2 – 4.
	
	C
	5 – 3 – 1 – 4 – 2. CERTO
	
	D
	5 – 1 – 3 – 2 – 4.
	
	E
	3 – 2 – 1 – 4 – 5.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais