Buscar

SIMULADO 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Gramsci é pontual a respeito da escola, bem como do partido e da questão econômica como uma determinação central da sociedade. Conforme aponta, no sentido de denúncia, a diferenciação classista das escolas, umas, a maioria, para formar operários e outras para formar especialistas e dirigentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Michele Corrêa de. Escola e educação em Gramsci. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 7, n. 3, p. 221-228, 2007. p. 222.
Considerando ao que apresenta o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação sobre a relação entre educação e hegemonia, marque a alternativa correta.
	
	A
	
	
	B
	CERTO
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em todo o mundo as pessoas são mais afirmativas para exigir respeito pela sua identidade cultural. Muitas vezes, o que exigem é justiça social e mais voz política. Mas não é tudo. Também exigem reconhecimento e respeito. E importam-se em saber se eles e os filhos viverão em uma sociedade diversificada ou numa sociedade em que se espera que todas as pessoas se conformem com uma única cultura dominante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. p. 45. 
No que se refere ao conceito de interculturalidade e sua relação com o universo escolar, considerando os estudos realizados na disciplina, avalie as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas: 
I – ( ) A perspectiva intercultural permite construir um currículo centrado nas expressões culturais mais importantes como forma de reconhecer certos grupos étnicos no ambiente escolar.
II – ( ) A abordagem da interculturalidade contribui para a desconstrução de posicionamentos etnocêntricos e reconhecimento de culturas plurais entre grupos minoritários.
III – ( ) Trata-se de um novo paradigma cultural e pedagógico, que surge como resposta às demandas de diferentes atores sociais em busca de espaço e reconhecimento.
IV – ( ) A interculturalidade configura-se numa visão e teoria equivocada, tendo em vista que permite miscigenação cultural, ameaçando as identidades culturais e as origens étnicas dos indivíduos e grupos.
	
	A
	CERTO
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	
	E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais