Buscar

simulado 1 de histologia e embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603306089)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ejaculação é um processo em que o sêmen é lançado fora do corpo masculino e que devidamente colocado na vagina, propicia o milagre da fecundação. Sobre as condições que ocorrem esta fertilização, escolha a única alternativa incorreta:
		
	
	A secreção de proteção à cérvix e útero tornará mais liquefeita para então facilitar a subida dos espermatozoides. Mesmo assim a travessia do sêmen pelo aparelho reprodutor feminino exigirá grandes gastos energéticos por estas minúsculas células.
	
	Ao alcançar o ovócito secundário, o espermatozoide deverá se aderir ao receptor presente na membrana vitelina desta célula feminina. O verdadeiro encaixe (sistema chave fechadura) é que possibilitará a abertura da bolsa acrossômica e consequente liberação de hialuronidase.
	
	Ao propiciar a fertilização, a membrana vitelina, sofrerá uma descarga elétrica, impedindo assim que mais espermatozoides possam penetrar dentro desta célula feminina. Somente um espermatozoide tem a capacidade de penetrar seu núcleo no óvulo.
	
	Mais de cem milhões de espermatozoides serão lançados na vagina em um ato sexual, estes caminharão em direção à tuba uterina onde está a célula fértil feminina. O longo caminho é direcionado por substâncias químicas liberadas pela própria célula que espera na tuba sua fertilização.
	 
	A hialuronidase liberada pelo núcleo da célula masculina, tem a propriedade de transformar o óvulo em ovócito secundário, dando lhe toda a capacidade de fertilização.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602842598)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observe o caso clínico abaixo e a seguir responda o que se pede: Cisto folicular - É o cisto mais freqüente do ovário. Ele origina-se de um folículo que respondeu anormalmente aos estímulos gonadotróficos (hormônios produzidos pela hipófise para estimulação ovariana) não ovocitando e acumulando uma maior quantidade de líquido folicular, ou pela falha de um folículo não dominante de sofrer o processo natural de atresia. Seu tamanho pode variar de 2,5cm (que é o tamanho médio de um folículo pré-ovulatório) até 10cm e são invariavelmente uniloculares e unilaterais. A maioria é assintomático e constituem um achado ocasional durante um exame pélvico ou uma ultra-sonografia . O cisto folicular obrigatoriamente regride dentro de quatro a oito semanas, pois não é uma neoplasia. (http://www.hcnet.usp.br/inrad/departamento/gineco/gineco.htm)
		
	
	O folículo ovariano é responsável em produzir estrógeno que por sua vez tem a função de estimular o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, bem como aumentar o nível de progesterona.
	
	O folículo ovariano é responsável em produzir progesterona e estimular o desenvolvimento do endométrio.
	 
	O folículo ovariano é responsável em produzir o estrógeno que além dos caracteres sexuais secundários, promove o feed back positivo estimulando a liberação de LH, o hormônio responsável pela ovocitação.
	
	Folículos ovarianos são múltiplos e por isso o não rompimento de um destes, não ocasionará qualquer alteração no organismo.
	
	O folículo ovariano é responsável em produzir estrógeno que por feed back positivo irá promover a liberação de progesterona.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603292519)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A vasectomia é o método contraceptivo para esterilização masculina cirúrgica que só deve ser utilizado por homens que não desejam mais ter filhos, pois sua reversão é muito difícil. O processo da vasectomia consiste em:
		
	
	inutilizar os tubos seminíferos para que os espermatozóides não sejam mais produzidos.
	
	alterar o funcionamento da próstata, reduzindo a quantidade de espermatozóides produzida.
	 
	seccionar os canais deferentes, não sendo mais possível eliminação dos espermatozoides na ejaculação.
	
	inocular hormônios para dificultar a ereção do pênis.
	
	remover a vesícula seminal para que o sêmen fique bastante diminuído.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602839800)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A descamação do estrato funcional do endométrio e o sangramento típico da fase menstrual (ou menstruacão) do ciclo reprodutivo feminino ocorrem devido a que tipo de variação hormonal típica?
		
	 
	diminuição da secreção de hormônio progesterona.
	
	aumento da secreção do hormônio estrogênio.
	
	aumento da secreção de hormônio luteinizante.
	
	ausência de secreção do hormônio progesterona.
	
	aumento simultâneo da secreção dos hormônios estrogênio e progesterona .
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603313492)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os processos de formação dos gametas masculinos e femininos são denominados espermatogênese e ovogênese, respectivamente. Sobre estes processos é CORRETO afirmar:
		
	
	na fase de crescimento as ovogônias se multiplicam por sucessivas divisões meióticas.
	
	o número de gametas viáveis formados na espermatogênese é igual ao da ovogênese.
	 
	durante a gametogênese ocorre um processo reducional do número de cromossomos.
	
	espermatócitos e ovócitos primários possuem diferentes números de cromossomos.
	
	a espermiogênese consiste na transformação de espermatócito primário em espermatozóides.

Outros materiais