Buscar

Respostas QB75E Lista Exerc 1 Água tampões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA 1
Para o átomo de carbono estar ligado a quatro outros átomos, ele deve ter uma hibridização sp3 , ou seja, o orbital 2s se combinou com os três orbitais do subnível 2p para formar quatro orbitais híbridos sp3 . Estes orbitais estão distribuídos simetricamente em arranjo tetraédrico com ângulos de 109,5º entre eles. Portanto, os ângulos de ligação para os dois carbonos da molécula do etano são de 109,5º. É possível ter rotação no eixo da ligação C–C na molécula do etano.
Na água (H2O), o átomo central é o O, que apresenta a configuração eletrônica 1s2 2s2 2p4 . Desses 6 elétrons da camada de valência, dois formam ligações com dois átomos de hidrogênio, ficando o O com dois pares ligantes e dois pares isolados de elétrons. A estrutura pode ser descrita como tetraédrica, sendo que os dois pares isolados distorcem o ângulo de ligação de 109º28’ para 104º27’. Moléculas triatômicas devem ser lineares (ângulo de ligação de 180º) ou angulares. A estrutura da água se baseia na do tetraedro, e portanto é angular.
Atrações muito fortes dipolo-dipolo ocorrem entre os átomos dehidrogênio ligados a átomos pequenos e muito eletronegativos (O, N ou F) eos pares de elétrons não-ligantes em outros átomos eletronegativos. Esse tipode força intermolecular é chamado umaligação de hidrogênio. A ligação dehidrogênio é mais fraca do que uma ligação covalente ordinária, mas é muitomais forte do que as interações dipolo-dipolo.
O etanol é mais soluvel em agua devido à hidroxila presente na molecula, gerando um polo negativo no atomo de oxigenio. Sendo assim, o momento dipolo é diferente de 0, ou seja, a molecula é polar, assim como a água. Moleculas polares sao soluveis em polares
A aspirina é mais absorvida na corrente sanguínea a partir do estômago, devido a elevada concentração de íon H+ no estômago, ou seja , o estômago mais ácido faz com que a aspirina seja mais rapidamente absorvida. Quando a aspirina estiver num pka de 3,5 ; ela estará em 50% na forma iônica e 50% na forma molecular, então sua absorção eh favorecida em ambientes com pH mais ácido, onde a forma molecular será em uma proporção maior, ou seja, a absorção do fármaco é favorecida, quando este estiver na sua forma não-ionizada, como a aspirina eh um ácido fraco ela não ioniza (ou ioniza num percentual baixo) em meio mais ácido como é o do estômago
Um lago é resfriado a partir da sua superfície quando a temperatura do ambiente externo diminui. A água é péssima CONDUTORA de calor mas nela pode haver CONVECÇÃO. A água fria da superfície do lago, por ser mais densa do que a água profunda, afunda enquanto a água na parte inferior do lago, que está a uma temperatura superior à da superfície e menos densa, sobe. Assim acontecem as CORRENTES de CONVECÇÃO que resfriarão o lago a partir de cima. Desta forma não é inusual em climas frios que lagos profundos tenham uma espessa camada de gelo por cima enquanto lá embaixo a água está liquida e na temperatura de 4o C.
Se a solidificação começasse do fundo para a superfície, a vida em alguns lagos e rios da Terra ficaria comprometida. Se a água não tivesse este comportamento anômalo de aumentar de volume abaixo de 4 graus Célsius e ao congelar, de fato em muitos lagos em climas frios a vida estaria comprometida. Adicionalmente o processo de congelamento do lago seria muito mais rápido pois não cessariam as correntes de convecção.
Qual o pH de 1,0L de água ao qual se adicionou: a) 1,5mL de HCl 3,0M? b) 1,5mL de NaOH 3,0M?
Tampão fosfato monobásico e bibasico. O tampão bicarbonato/ácido carbônico (pKa = 6,1) mantém o pH do sangue numa "faixa segura" segura" compreendida compreendida entre 7,35 e 7,45, resistindo resistindo às variações de pH para cima ou para baixo desses valores. O tampão bicarbonato é o principal tampão da saliva. *Importância nos ruminantes (manter pH do rúmen).
H3N+-CH-CH3-CO-NH-CH-CH3-CO-NH-CH-CH3COO( A interação eletrostática entre os ânions carboxilato e os grupos amino protonados do zwitterion alanina afeta favoravelmente a ionização do grupo carboxila. Essa interação eletrostática favorável diminui à medida que o comprimento da poli-Ala aumenta, resultando em aumento no pK1. a ionização do grupo amino protonado destrói as interações eletrostáticas favoráveis. Com o aumento da distância entre os grupos carregados, a remoção do próton do grupo amino na poli-Ala é mais fácil e portanto o pK2 é menor.
Quanto ao transporte de gás carbônico (CO2) podemos dizer que: 63% é transportado na forma de íons bicarbonato(HCO3): CO2 + H2Oս H2CO3սHCO3- + H+.A reação entre o gás carbônico e a água é catalizada pela enzima anidrase carbônica, presente nashemácias; 21% é transportado associado à hemoglobina, na forma de HbCO2 (carbamino –hemoglobina); 5% é transportado dissolvido no LIC das hemácias; 10% é transportado no plasma; EFEITO BOHR – Quanto maior a PCO2, menor a afinidade do O2 com a hemoglobina EFEITO HALDANE – A dessaturação do sangue arterial facilita a captação de CO2
 Se o pH normal do plasma é 7,4 e a [CO2] normal é 1,2mM, qual será a [HCO3]? O pk para este sistema é 6,1.
(UESPI/2008-mod.) O pH da urina varia entre 4,5 e 8,0, e isto acontece devido à capacidade tamponante dos rins. Um dos tampões mais importantes nesse processo é o fosfato. Com base na equação acima, supondo que uma amostra de urina coletada tenha indicado pH=7,8, qual será a relação [HPO42- ]/[H2PO4]?
No sangue um dos mecanismos utilizado para controlar o equilíbrio ácido-base é o tampão que utiliza bicarbonato (composto básico) que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono (composto ácido). Quando a respiração diminui a concentração de dióxido de carbono aumenta e o sangue se torna mais ácido. Pois bem , através do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, os centros de controle respiratório e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto .Com o aumento da frequência respiratória( hiperventilação), diminui a concentração do CO2(composto ácido) do sangue; a redução dos níveis sanguíneos do CO2 eleva o pH, tornando-se básico.
Calcule o pH de uma amostra de plasma sanguíneo com uma concentração de CO2 total de 26,9mM e de bicarbonato de 25,6mM. O pK do ácido carbônico é 6,1.
O pH diminui HCO3- + menosO2 + H+ - mais H2CO2 + mais CO2

Outros materiais