Buscar

GESTÃO INTEGRADA DE RH AP1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GESTÃO INTEGRADA DE RH
	Avaiação Parcial: GST1070_SM_201607026171 V.1 
	 
	Aluno(a): LUZIANE LAUDELINO DA SILVA
	Matrícula: 201607026171
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 14/10/2016 00:07:21 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607700137)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo da era industrial, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido. O RH que investe no Capital intelectual, utilizando-se dos recursos institucionais disponíveis, demonstra que a empresa faz:
		
	 
	Uma boa gestão de pessoas;
	
	Um bom investimento nos recursos financeiros;
	
	Gastos para treinar a equipe;
	
	Uma boa seleção para contratar a equipe;
	
	Investimentos com o capital dos funcionários.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607037935)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com início da década de 1990, a Era da Informação tem como principal característica as mudanças, que se tornaram mais rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. Nesta Era, as organizações precisam de agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar as ameaças e oportunidades dos novos tempos. Os processos organizacionais e aspectos dinâmicos tornam-se mais importantes que os Órgãos - aspectos estáticos. Com base nesta afirmação, assinale a única alternativa correta.
		
	
	As organizações modernas estão cada vez mais investindo em tecnologia como saída para o fator competitivo. A busca de novos mercados leva as organizações a estabelecer como prioridades ferramentas tecnológicas, a administração de seus investimentos, bem como o corte de custo com pessoal.
	
	A ARH privilegiou a Gestão de processos relacionados com a produção rápida e segura, para atender melhor e sobrepujar a concorrência com um atendimento mais eficaz.
	 
	As organizações, aos poucos, deixam de privilegiar as tradições antigas, a manutenção do status e o conservacionismo, para dar lugar a inovação e mudança de hábitos e da maneira de pensar e agir. A ARH e seu departamento de RH focaram em visualizar as pessoas como seu principal fator competitivo.
	
	A cultura organizacional passou a receber forte impacto do mundo exterior e por este motivo as organizações passaram a privilegiar apenas as pessoas que dominam as tecnologias mais recentes. As organizações, como fator competitivo, procuram e valorizam apenas os profissionais que possam executar várias tarefas simultaneamente por meio de ferramentas tecnológicas de última geração.
	
	As organizações conservadoras e seus processos e padrões de sustentabilidade priorizam a antiga cultura industrial e desta forma se mantêm competitivas por meio de seus valores e métodos na administração de recursos humanos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607694519)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Indique um dos serviços prestados pela área de Administração de Recursos Humanos.
		
	
	Desenvolver os recursos humanos
	 
	Todas as opções
	
	Reter os recursos humanos
	
	Assegurar a integridade física dos recursos humanos
	
	Integrar (social e funcionalmente) os recursos humanos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607070893)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa INCORRETA sobre o processo de Análise Organizacional:
		
	
	Está relacionado com a identificação de problemas organizacionais e com as suas soluções.
	
	Possibilita o comportamento sinérgico das áreas funcionais da organização.
	 
	Desenvolve um processo descentralizado de planejamento.
	 
	Transforma a organização proativa em reativa.
	
	Propicia o esforço coordenado e maximiza o impacto de recursos limitados.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607038353)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação.
		
	
	Devido à enorme carga tributária, as organizações precisam cortar custos com pessoal e priorizar seus investimentos. Mesmo assim, na Era moderna, as organizações necessitam de maior investimento tecnológico e menor em recursos humanos. A competitividade das organizações está diretamente ligada a seus produtos e serviços.
	
	Estudos mostram que quanto maior for a quantidade de funcionários de uma organização, maior a quantidade de conflitos gerados por esta relação. Prova disto é que cada vez mais surgem sindicatos de classe e a única solução para este impasse tem sido o fortalecimento dos departamentos jurídicos das organizações.
	
	As organizações priorizam utilizar plenamente as pessoas para o atingimento de suas metas de crescimento. Desta forma, as organizações conseguem sustentabilidade e equilíbrio financeiro.
	 
	As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir.
	
	O conceito de Gestão de Pessoas serve apenas para assegurar que os demais recursos, como recursos materiais, financeiros e tecnológicos, sejam bem utilizados pelas pessoas que integram as organizações.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607612895)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as duas afirmações seguintes: I- O ser humano é uma verdadeira fonte de emoções e, através do seu comportamento, expressa as características de sua personalidade, mesmo que de forma inconsciente. Se, antes, revelar os sentimentos era considerado puro romantismo ¿ muito evidenciado na literatura brasileira no século XVII, hoje, as emoções são vistas por outro prisma. Muitas organizações, por exemplo, quando realizam um processo seletivo, não avaliam o candidato apenas por sua bagagem técnica. PORQUE II- A aptidão em lidar com as emoções influencia diretamente o comportamento das pessoas no dia a dia das organizações, inclusive a performance diante das atividades. A respeito dessas duas afirmações, é correto afirmar que:
		
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607595183)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. A entrevista envolve várias etapas como: Preparação, realização, encerramento e avaliação. O que deve ser considerado na etapa de preparação de uma entrevista?
		
	
	A apresentação dos candidatos com seu histórico profissional, educacional, familiar e social; atitudes e interesses e relacionamento interpessoal
	
	A entrevista deve ser encerrada de modo eficiente e concreto, proporcionando ao candidato algum tipo de informação quanto à ação futura
	
	O entrevistador deve, ser possível, efetuar a avaliação do entrevistado enquanto os detalhes estão recentes em sua memória
	
	O entrevistador deve falar pouco, asperguntas não podem levar a respostas monossílabas e as perguntas devem ser formuladas levando-se em conta o nível social do candidato
	 
	A descrição e o perfil do cargo; o número, tipo e currículo dos candidatos; elaboração de um roteiro; local e material necessário
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607235484)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das técnicas adotadas pela Área de Recursos Humanos para preenchimento de cargos nas empresas é o recrutamento externo. Pode-se dizer que o recrutamento externo:
		
	 
	enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades
	
	aumenta a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos
	
	é mais barato, rápido e seguro que o recrutamento interno
	
	prescinde de esquemas de socialização organizacional para o novo funcionário
	
	é inadequado para enriquecer mais rapidamente o capital intelectual
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607155301)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	APONTE UMA AÇÃO QUE CABE AO SUPERVISOR IMEDIATO NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DO NOVO EMPREGADO:
		
	 
	APRESENTAR O NOVO COLABORADOR AOS SEUS COLEGAS DE EQUIPE.
	
	REALIZAR A ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO.
	
	REALIZAR O EXAME MÉDICO.
	
	REALIZAR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
	
	REALIZAR A ENTREVISTA DE SELEÇÃO.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607599283)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É PAPEL DO RH NA AMBIENTAÇÃO APRESENTAR OS SEGUINTES ÍTENS, EXCETO:
		
	
	O REGULAMENTO DE PESSOAL
	 
	PROCESSO MAIS RÁPIDO E ECONÔMICO
	
	MANUAL DE BENEFÍCIOS
	
	DIREITOS E DEVERES DOS NOVOS COLABORADORES
	
	MANUAL DISCIPLINAR E CÓDIGO DE ÉTICA DA EMPRESA
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais