Banco de questões
15 pág.

Banco de questões


DisciplinaGestão e Legislação Ambiental2.144 materiais17.836 seguidores
Pré-visualização6 páginas
e adequada a sua compreensão pelas comunidades afetadas, e denominado RIMA (relatório de impacto ambiental). Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
	
	As afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
	 9a Questão (Ref.: 201302115025)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Numa situação real ocorreu uma relação de causa e efeito, isto é, um nexo causal entre a atividade considerada lesiva ao meio ambiente e a degradação ambiental, real ou potencial, para que a responsabilidade do poluidor torne-se evidente, esteja ele direta ou indiretamente ligado ao ato poluidor.
Dentre os princípios previstos na Legislação Ambiental, em qual deles este exemplo pode ser enquadrado?
		
	
Resposta: Perigo Abstrato, pois, a conduta é punível, mesmo que não haja destruição ou dano ao meio ambiente.
	
Gabarito: Princípio da Responsabilidade Objetiva
	 10a Questão (Ref.: 201302075334)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	O que é passivo ambiental?
		
	
Resposta: Passivo ambiental, nada mais é do que as não conformidades que uma empresa possa vir a ter com a ISO 14001, ou com o SGA, esses passivos ambientais, impedem uma empresa de obter a certificação ISO 14001, além de, deixá-la menos competitiva no mercado, visto que hoje em dia a exigência por parte dos consumidores por produtos e serviços ecologicamente corretos está muito maior. Ex: A não coleta seletiva de lixo, a não destinação adequada para cada tipo de resíduo, a não eficiência energética, falta de iniciativas alternativas como adoção do uso de energia solar por exemplo.
	
Gabarito: O passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação, a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais. Uma empresa tem Passivo Ambiental quando ela agride, de algum modo e/ou ação, o meio ambiente, e não dispõe de nenhum projeto para sua recuperação, aprovado oficialmente ou de sua própria decisão.
AV2
	 3a Questão (Ref.: 201001157136)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A participação pública se dá em todo o processo de Avaliação de Impacto Ambiental, de maneira formal e informal, principalmente por meio de audiências públicas; Das alternativas abaixo, qual das alternativas NÃO está de acordo com o texto?
		
	
	Para dar publicidade às audiências públicas são publicados editais de recebimento dos EIA-RIMA, dando a possibilidade aos interessados de solicitar uma audiência pública.
	
	Audiências públicas serão realizadas sempre que se julgar necessário, ou quando for solicitada por entidade civil, ministério público ou por 50 ou mais cidadãos;
	
	A ata da audiência pública e seus anexos servirão de base, juntamente com o RIMA para a análise e parecer final do licenciador, quanto a aprovação ou não do projeto;
	
	A audiência pública é conduzida pelo órgão licenciador, iniciando pela exposição objetiva do projeto e do seu respectivo RIMA. Em seguida devem ocorrer discussões abertas com todos os presentes interessados;
	 
	Audiências públicas serão realizadas somente no caso em que for solicitada por 50 ou mais cidadãos.
	 4a Questão (Ref.: 201001157130)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Código Florestal - Lei nº 4.771/65, estabelece dois tipos de áreas de proteção importantes. O poder público NÃO pode declarar uma área como APP, caso sua vegetação possa
		
	
	Proteger locais naturais de excepcional valor científico ou beleza cênica;
	 
	Formar faixas de proteção ao longo de rios;
	
	Atenuar erosão;
	
	Fixar dunas;
	
	Servir de habitat para animais ameaçados de extinção;
	 5a Questão (Ref.: 201001121702)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa abaixo que complementa a frase: __________________representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental.
		
	
	Gerenciamento ambiental
	
	Auditoria ambiental
	
	Responsabilidade civil
	
	Biodiversidade
	 
	Passivo ambiental
	 6a Questão (Ref.: 201001254471)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual alternativa abaixo, não está relacionada a um dos principais tipos de auditorias ambientais?
		
	 
	Auditoria operacional
	 
	Auditoria de sistema de gestão ambiental
	
	Auditoria de fornecedor
	
	Auditoria de conformidade
	
	Auditoria de desempenho ambiental
	 7a Questão (Ref.: 201001154778)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Determinado órgão licenciador outorgou a um empreendedor licença prévia para a consecução de obra, pelo prazo de 3 (três) anos, no qual deveriam ser cumpridas as condições ali expostas. Estando prestes a expirar o prazo, as condições determinadas pelo órgão licenciador não foram cumpridas. A licença outorgada
		
	 
	Poderá ser prorrogada por 2 (dois) anos.
	
	Poderá ser prorrogada por 3 (três) anos.
	
	Não poderá ser prorrogada.
	
	Poderá ser prorrogada por 5 (cinco) anos
	
	Poderá ser prorrogada por 1 (um) ano.
	
 8a Questão (Ref.: 201001154988)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo de auditoria é uma excelente ferramenta para avaliar esse requisito que pode ser realizado tanto por auditores internos quanto externos, conforme a NBR ISO 14001/2004. Assim, quando a auditoria é realizada por um auditor externo, credenciado por um organismo certificador, é CORRETO afirmar que essa auditoria é
		
	
	Segunda parte.
	
	Primeira parte.
	 
	Terceira parte.
	 
	Auditoria de qualificação.
	
	Auditoria de campo.
	9a Questão (Ref.: 201001128248)
	
Pontos: 0,2  / 1,5
	Como parte do processo, os produtos são armazenados em locais adequados até que sejam entregues aos diferentes compradores, como postos de gasolina, aeroportos e fábricas de produtos químicos. Além de fazer produtos baseados no petróleo, as refinarias também devem tratar os dejetos envolvidos nos processos para minimizar o impacto ambiental. Cite dois exemplos de aspectos ambientais que devem ser tratados para mitigação.
		
	
Resposta: Extrração da madeira - deve ser feito o reflorestamento. Tratamento de resíduos de sólidos - através de empresas especializadas.
	
Gabarito: A poluição do ar e da água.
GOLD
	 3a Questão (Cód.: 87915)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O estudo de impacto ambiental deverá obedecer a algumas diretrizes gerais impostas pela legislação. Sobre essas diretrizes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
( ) Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação, operação e desativação da atividade.
 ( ) Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
( ) Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto, assim como sua compatibilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	
	F - F - V - V
	
	V - V - F - V
	 
	V - F - V - V
	 
	V - V - V - F
	
	F - V - V - F
	 4a Questão (Cód.: 86203)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da