adriano
3 pág.

adriano


DisciplinaLudicidade Infantojuvenil29 materiais315 seguidores
Pré-visualização3 páginas
A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, sobre a utilização do lúdico para fins pedagógicos, marque a alternativa correta:
	
	A
	O lúdico empregado para fins pedagógicos são momentos em que os professores utilizam o lúdico para planejar suas aulas e avaliar seus alunos.

	
	B
	O lúdico como forma de promover a resiliência é uma estratégia disciplinar, principalmente aos alunos indisciplinados.

	
	C
	Para que o lúdico tenha fins pedagógicos é fundamental que os professores saibam organizar situações de ensino que possibilitem ao aluno tomar consciência do significado do conhecimento a ser construído.

	
	D
	A ludicidade é desenvolvida já nos primeiros anos de vida. Na idade escolar, a criança não possui mais essa capacidade. Por isso, o professor deve estimular o lúdico com fins pedagógicos.

	
	E
	As crianças menos favorecidas economicamente e que sofrem algum tipo de violência possuem pouca ou nenhuma capacidade de desenvolver a ludicidade.

	

Questão 7/10
Leia o seguinte trecho de texto:
\u201cO jogo é um meio básico para promover o desenvolvimento físico-motor. O equipamento utilizado e os espaços pensados para o jogo são fundamentais na motivação de diferentes tipos de jogos motores. A introdução de jogos estruturados para o estímulo ao desempenho físico-motor nunca foi tão importante quanto hoje em dia, em que o tempo para o jogo infantil se vê comprometido por atividades sedentárias, como assistir televisão e brincar com jogos no computador\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender, o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 67.
Os jogos também possuem finalidade físico-motora e segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os jogos educativos com finalidade físico-motora promovem o desenvolvimento unilateral nas crianças, tão somente em relação ao objetivo proposto pelo professor.

	
	B
	Os jogos educativos com finalidade físico-motora promovem o conhecimento do corpo, da lateralidade e essas questões estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de outras áreas.

	
	C
	A finalidade físico-motora dos jogos é pedagógica, e estes devem ser desenvolvidos em crianças a partir de 7 anos de idade.

	
	D
	A aplicação de jogos com finalidade físico-motora é feita pelos profissionais da Educação Física, sendo vedada a execução destas atividades por outros profissionais na escola.

	
	E
	Os jogos on-line interativos e os programas infantis televisivos podem ser considerados jogos educativos com finalidade físico-

estão 8/10
Leia o seguinte extrato de texto:
\u201cVygotsky (1984) também atribui importância à imitação, mas por outras razões. Diferentemente de Piaget, para quem a aprendizagem, em seu sentido restrito, não é fator constitutivo do desenvolvimento, Vygotsky apresenta a hipótese de que uma intensa e dinâmica relação de influência recíproca entre esses dois processos. A aprendizagem precede temporalmente o desenvolvimento, que consiste na interiorização progressiva de instrumentos mediadores e se inicia sempre no exterior, na Zona de Desenvolvimento Proximal\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Maria Lucia Seidl de; RIBAS, Adriana F. P. Imitação e desenvolvimento inicial: evidências empíricas, explicações e implicações teóricas. Estud. psicol: Natal, 2002. p. 208.
Conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, as situações criadas nas brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois:
	
	A
	Ao brincar, as crianças criam novas formas de representação da realidade, para se tornar mais distantes e distintas dos papéis desempenhados pelos adultos.

	
	B
	A imitação é desenvolvida durante as brincadeiras entre as crianças porque elas têm a necessidade imediata de imitar umas às outras.

	
	C
	Em situações de brincadeiras, a crianças imita papéis exercidos pelos adultos e ensaia futuros papéis e valores, desenvolvendo a motivação e as habilidades de participação social.

	
	D
	A brincadeira de imitação é um processo que começa em casa com a família e sua continuidade deve ser evitada em sala de aula.

	
	E
	A brincadeira de imitação refere-se à fase de desenvolvimento da primeira infância e logo termina quando a criança atinge a maturidade linguística, aos 3 anos de idade.

Questão 9/10
Atente para a seguinte afirmação:
\u201cTodo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar com responsável pela produção de sentidos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. et al.. Literatura na escola: Propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 29.

Considerando-se a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as relações que se estabelecem entre o professor e o aluno no intercâmbio que permeia a aprendizagem da leitura do texto literário, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O papel do autor da obra literária também é vislumbrado no processo de aprendizagem do leitor em formação, uma vez que é o autor o responsável pela construção do sentido e da beleza do texto literário, elementos a serem apreendidos pelo leitor.
II. ( ) A presença do autor no processo de aprendizagem é de suma importância, uma vez que a boa leitura está atrelada à capacidade de o leitor interpretar, sem equívocos, o sentido único que o autor construiu em sua obra.
III. ( ) O papel do leitor no processo de aprendizagem da leitura é recorrer ao seu repertório de experiências com outras leituras como forma de captar novos sentidos na literatura.
IV. ( ) O papel do professor no intercâmbio da aprendizagem é o de se colocar como mediador a partir de sua maturidade e domínio de uma metodologia de ensino entre o leitor em formação e a obra literária, auxiliando o aluno na construção do sentido.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 V

	
	B
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V

	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V

	
	D
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V

	
	E
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 F

Questão 10/10
Leia a passagem de texto a seguir:
''Interpretar é dialgoar com o texto tendo como limite o contexto. Esse contexto é de mão dupla: tanto é aquele dado pelo texto quanto o  dado pelo leitor; um e outro precisam convergir para que a leitura adquira sentido. Essa covergência dá-se pelas referências á cultura na qual  se localizam o autor  e o leitor, assim como por força das constrições que a comudidade do leitor impões ao ato de ler. O contexto é, pois, simmultaneamente aquilo que está no texto , que vem com ele, e aquilo que uma comunidade de leitores julga como próprio da leitora''
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. p. 41.

Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos comportamentos do leitor competente, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:

I. ( ) Necessita que um adulto selecione textos dentro do seu horizonte de expectativa, pois seu repertório ainda não lhe permite avaliar suas escolhas.
II. ( ) Tem habilidade suficiente para identificar as pistas oferecidas pelo autor ao longo do texto.
III. ( ) Tem a capacidade de dialogar
Lucimara
Lucimara fez um comentário
É prova ou apol ?
0 aprovações
Carregar mais