Buscar

Atividade_Virtual_Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALVADOR
ENGENHARIA CIVIL
ATIVIDADE VIRTUAL INDIVIDUAL
Salvador
2013
1º) A leitura do primeiro parágrafo do texto nos remete ao entendimento prático do fluxo circular da renda. Explique seu entendimento sobre esse importante assunto da ciência econômica e inclua os elementos citados no texto para contextualizar seu funcionamento.
Para a produção é necessária uma combinação de três elementos: a terra, o trabalho e o capital. Os proprietários desses elementos fornecem os fatores de produção as empresas para que elas possam produzir os bens e serviços, e posteriormente, fornecê-los aos proprietários criando assim o fluxo real da economia. Contrário a este fluxo, as empresas pagam aos proprietários pelos fatores de produção que em contra mão pagam, para as empresas, pelos bens e serviços formando assim o fluxo monetário. O fluxo circular da renda é a combinação entre o fluxo real da economia e o fluxo monetário. 
Como o trabalho se refere as faculdades físicas e intelectuais empregadas pelos humanos, a falta de engenheiros vai influenciar diretamente neste fluxo.
2º) O texto ainda cita o aumento no salário médio dos engenheiros. Como a lei da oferta e procura ajuda a explicar esse fenômeno? Há risco de inflação com esse processo? Comente sua resposta.
Segundo a lei da oferta e da procura, em períodos onde a demanda é maior que a oferta, como no caso do texto onde o número de engenheiros formados por ano não suprime a carência do mercado, a tendência é o aumento dos preços, neste caso, aumento dos salários. 
Com um aumento no salário do engenheiro haverá inflação, pois este aumento acaba sendo repassado para o preço final do produto. Este tipo de inflação se chama inflação de custos.
3º) A necessidade das Universidades estarem cada vez mais preparadas para educar as futuras gerações é alertada no texto. Na UNIFACS são proporcionados diversos projetos acadêmicos nas diferentes áreas de atuação. Dentre eles, merece destaque em relação ao tema proposto no texto o projeto Incubadora de Negócios Unifacs*. Explique em linhas gerais o propósito e funcionamento deste projeto e comente sua importância em relação ao tema abordado no texto.
A Incubadora de Negócios Unifacs tem o intuito de estimular e apoiar o potencial de inovação e empreendedorismo existente na UNIFACS. A Incubadora de Negócios Unifacs procura articular e integrar esforços do empreendedorismo inovador no meio acadêmico, além de desenvolver uma metodologia de aceleração do processo empreendedor.
Esta iniciativa dá uma melhor preparação para os alunos, visando o mercado de trabalho, uma vez que desde o ambiente acadêmico estes já estão sendo acostumados a lidar com questões do ambiente empreendedor. Assim, as empresas já contratam um recém formado preparado.

Outros materiais