Buscar

psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2a Questão (Ref.: 201501759390)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em casa, nas ruas, nos ônibus, na escola, no trabalho, no mundo virtual. Em todos os lugares, os seres humanos estabelecem relações entre si, sejam elas de amizade, afeto ou poder. Mas quem é capaz de compreendê-las? As Ciências Humanas procuram ir fundo naquilo que é mais peculiar em nós e talvez, por isso, mais difícil de ser desvendado: a nossa humanidade. Das alternativas abaixo existe uma que NÃO está de acordo com o modelo cientifico. Qual é?
	
	
	 
	conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
	
	engloba a produção de conhecimento sobre a condição humana a partir de discursos específicos a partir de condições determinadas
	
	baseado na crítica, na reflexão, na pesquisa e no pensamento
	
	tentativa de eliminar a subjetividade do pesquisador.
	
	testado sistematicamente para ser generalizado
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502310327)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Várias teorias foram elaboradas para explicar a existência de tantas crianças repetentes e o que tem levado tantos alunos a abandonar os estudos. Analise as colocações a seguir, e coloque Certo (C) ou Errado (E):
I. A teoria reprodutivista defende a ideia que o fracasso escolar é causado pela própria estrutura da escola. A escola é vista como produtora de desigualdades, onde só se valorizam os padrões culturais das classes dominantes e se discriminam os conhecimentos dos menos afortunados.
 II. A teoria da privação ou carência cultural tem como consequências: 1. Marginalização na escola; 2. Rebaixamento do nível da educação; 3. Desenvolvimento da educação compensatória pré-escolar.
III. Foram organizados, no Brasil, inúmeros projetos de educação compensatória, mas que não apresentaram resultados satisfatórios, servindo para marcar ainda mais a discriminação e a consequente seletividade social. Assinale a sequência correta.
	
	
	 
	C, C, C
	
	E, E, E
	
	E, E, C
	
	C, C, E
	
	C,C, E
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501549654)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Gustavo Teixeira (2006), a depressão infantil é um problema de saúde pública e pode comprometer seriamente a vida acadêmica e relacional de crianças das mais diferentes inserções socioculturais por apresentar os seguintes sintomas:
	
	
	
	Alterações de humor, acompanhadas de estereotipias, interesses restritos, dificuldade de interação social e prejuízo na compreensão da linguagem.
	
	Queda no rendimento escolar, estereotipias, baixo nível de concentração e memorização, dificuldade na compreensão das metáforas e interesses restritos por alguns temas que nem sempre são os temas trabalhados na escola.
	 
	Queda do rendimento escolar, irritabilidade, isolamento em sala de aula e no recreio, tristeza, falta de motivação, choro fácil, queixas físicas (dores de cabeça, dores musculares), pensamentos recorrentes de morte.
	
	Déficit de atenção e de memorização, comportamento hostil com colegas, atitudes de perseguição, difamação e agressão aos colegas.
	
	Comportamentos hostis e agressivos, dificuldade acadêmica causada pela intolerância às regras institucionais, oposição aos professores.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501554082)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pensando na concepção de desenvolvimento e aprendizagem inatista, como você explicaria o aumento da delinquência juvenil no Brasil?
	
	
	
	o fato de o crime organizado estar muito próximo dos jovens produz modelos de imitação que não possibilitam outra forma de vida para os jovens.
	 
	O aumento do uso de drogas por parte dos pais tem elevado o nascimento de crianças com potencial para a marginalidade.
	
	o aumento do tráfico de drogas nas comunidades e evasão escolar tem elevado a marginalidade.
	
	a falta de escola e oportunidade de emprego gera o aumento da delinquência juvenil.
	
	o consumo de drogas ocorre devido a conflitos familiares.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502145084)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Estamos novamente em meio a um turbilhão de escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde a época em que éramos uma simples colônia. Como diz o adágio popular vivemos na "casa da mãe Joana". No entanto, a questão da corrupção no Brasil é muito mais profunda. Acredito que apenas uma pequena parte dos casos seja descoberta e venha a público. Imagino que grande parcela fique escondida nas entranhas públicas. Temos a corrupção política, a corrupção de servidores e de cidadãos desonestos."
 (http://www.portaltributario.com.br/artigos/corrupcaonobrasil.htm)
 No artigo acima "A CORRUPÇÃO NO BRASIL TAMBÉM É BANCADA POR NÓS!" de Mauricio Alvarez da Silva, está sendo discutido um grave problema que atinge a todos em nosso país. Das afirmativas abaixo, qual das opções explica esse assunto a partir da concepção ambientalista?
	
	
	
	A corrupção brasileira tem uma origem genética, relacionada as questões climáticas.
	
	A sociedade brasileira tem sido passiva em relação ao aumento da corrupção.
	
	Na história brasileira sempre existiu modelos corruptivos ocasionados por heranças genéticas.
	
	O clima quente úmido dos trópicos tem proporcionado o aumento da corrupção no Brasil.
	 
	No Brasil nas famílias, nas escolas, em diferentes grupos sociais, desde pequenas as crianças crescem assistindo e aprendendo comportamentos corruptivos dos adultos, e assim aprendem a corrupção.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501549716)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Piaget, a atividade mental da criança, pela qual ela estrutura um esquema inicial para adaptar-se a uma situação nova, denomina-se:
	
	
	
	codificação
	
	conservação
	
	generalização
	 
	assimilação
	 
	acomodação
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502238154)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito das principais diferenças entre as abordagens teóricas de Piaget e Vygotsky, podemos afirmar que:
 I- Piaget acredita que o desenvolvimento ocorre por estágios, enquanto Vygotsky percebe o desenvolvimento impulsionado pela Zona de Desenvolvimento Proximal (Z.D.P)
 II- Piaget percebe a aprendizagem ocorrendo através da interação do indivíduo com o meio físico, e Vygotsky através da interação com um adulto mais experiente.
 III- Ambos percebem como secundária a importância da linguagem para organização do pensamento.
IV- Ambos privilegiam a maturação biológica para o processo de desenvolvimento cognitivo.
 Estão corretas somente as afirmativas:
	
	
	
	I, III e IV
	 
	I e II
	
	III e IV
	
	I,II e III
	
	II e III
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501767066)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aluno autista, quando inicia o processo de estimulação após os 7 anos de idade, consegue um certo avanço no desenvolvimento, quando inserido em um ambiente estruturado e organizado, com rotinas, repetições de atividades e utilização de reforço positivo. Assinale a alternativa que corresponde a teoria psicológica que corresponde a prática pedagógica citada no texto:
	
	
	 
	Behaviorismo
	
	Gestat
	
	Sociointeracionismo
	
	Psicanálise
	
	Construtivismo
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502132061)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Watson, Pavlov e Skinner são três grandes expoentes da teoria comportamental, assinale a alternativa que apresenta as suas principais contribuições:
	
	
	
	Watson (condicionamento clássico ou respondente), Pavlov (o homem é produto do meio), Skinner (condicionamento subjetivo).
Watson (condicionamento operante), Pavlov (condicionamento clássico ou respondente, Skinner (o homem é produto do meio)
	 
	Watson (o homem é produto do meio), Pavlov (condicionamento clássico ou respondente), Skinner (condicionamento operante).
	
	Watson (condicionamento clássico ou respondente), Pavlov (o homem é produto do meio), Skinner (condicionamento operante).
	
	Watson (o homem é produto do meio), Pavlov (condicionamento operante), Skinner (condicionamento clássico ou respondente)
	 Gabarito Comentado.
	
	 1a Questão (Ref.: 201501549634)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia é uma ciência bastante recente, tendo o seu início datado no final do século XIX. Para se constituir como área de conhecimento científico, a Psicologia precisou eleger objetos de estudo e construir explicações teóricas que se diferenciassem das explicações encontradas no senso comum. Marque a alternativa que apresenta uma diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum.
	
	
	 
	O conhecimento científico é verificado, transmitido e passível de refutação por outras teorias. Já o senso comum é uma tradição que faz parte da nossa cultura e nem sempre é questionado quanto a sua veracidade.
	
	Partindo da premissa que o senso comum é um conhecimento desorganizado sobre a realidade, é possível afirmar que o conhecimento científico é originado das camadas superiores da população.
	
	O conhecimento científico é informal escolarizado e o senso comum é formalmente escolarizado.
	
	O conhecimento científico sempre é verdadeiro e o senso comum pode se tratar de uma ilusão, na medida em que é elaborado a partir da livre observação da realidade.
	
	A diferença consiste na qualidade dos conhecimentos, pois o senso comum não apresenta valor no que se refere às explicações sobre o psiquismo.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais