Buscar

Concepção da Literatura como Fenômeno de Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Infância e Lucidade Simulado
Questão 1/2
Leia a passagem de texto a seguir:
“A leitura simples é apenas a forma mais determinada de leitura, porque esconde sob a aparência de simplicidade todas as implicações contidas no ato de ler e de ser letrado. É justamente para ir além da simples leitura que o letramento literário é fundamental no processo educativo, [...] sobretudo, porque nos fornece, como nenhum outro tipo de leitura faz, os instrumentos necessários para conhecer e articular com proficiência o mundo feito de linguagem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. p.31,32.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, assinale a afirmativa que explicita de forma correta a concepção da literatura como um fenômeno de linguagem.
	A	A literatura como fenômeno de linguagem se concretiza na palavra escrita. Como texto artístico, é resultado única e exclusivamente da imaginação do autor, não se vinculando à realidade, já que sua matéria prima é a ficção.
	B	cA literatura agrega o imaginário e a ficcionalização como elementos que constituem a sua identidade, transformando a realidade em linguagem. O processo de leitura desencadeia a reinserção do texto na realidade, uma vez que o leitor se utiliza de um repertório de suas experiências vividas nessa realidade de outras tantas formas de expressão para converter a linguagem escrita da literatura em sentido.
	C	A literatura como fenômeno de linguagem pauta-se na utilização da norma culta padrão, pois a principal função da literatura é ensinar a língua gramaticalmente correta ao leitor.
	D	A literatura se constitui como fenômeno de linguagem de forma mais evidente no gênero poético, uma vez que é nesse tipo de texto que é feito um trabalho linguístico mais elaborado e esteticamente mais aprazível.
	E	A literatura se apresenta como um fenômeno de linguagem em função de transformar aquilo que não existe e que não tem nenhum vínculo com a realidade, a ficção, em algo concreto construído via linguagem. A ficção, enquanto fruto da imaginação, não é acessível até se tornar linguagem.
Questão 2/2 (Resposta correta C)
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Também aconteceu nas formas da arte, no âmbito daquela ‘tradição’ que parece imutada mas que na realidade nada mais fez que estabelecer continuamente novas regras e novos dogmas com base em constantes revoluções. Todo grande artista, dentro de um sistema dado, violou continuamente suas regras, instaurando novas possibilidades formais e novas exigências da sensibilidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ECO, U. Obra aberta: Forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 1997. p.143.
A partir da leitura do texto dado como reflexão e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o que consiste a liberdade formal no processo de criação da obra literária, assinale a afirmativa correta:
	A	A liberdade formal na literatura concentra-se na criação ficcional, pois é fruto da imaginação do autor e não tem qualquer obrigação de se aproximar com a realidade.
	B	A criação literária, enquanto produção artística, não reconhece a figura do leitor e, por esse motivo, não há uma preocupação de o escritor dialogar com o leitor, o que lhe dá muito mais liberdade para escrever sobre o que quiser.
	C	A liberdade formal na arte literária consiste no fato de não haver um modelo único de expressão. Embora o percurso histórico da literatura seja marcado por escolas literárias que estabeleceram determinadas convenções, os escritores sempre puderam burlar essas regras e reinventar a forma de se expressarem artisticamente.
	D	A liberdade formal na literatura consiste em escrever palavras soltas ou textos fragmentados que necessariamente não precisam fazer sentido para o leitor.
	E	A liberdade formal é uma possibilidade que sempre foi exercitada ao longo da história da literatura.

Outros materiais