Buscar

2° avaliando aprendizado - Bioquímica

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO 
BIOQUÍMICA 
	1a Questão (Ref.: 201609012557)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre as várias funções das proteínas no corpo humano encontra-se a sua função enzimática. Para uma proteína ser considerada como enzima ela precisa apresentar características específicas. considerando as proposições abaixo, identifique a alternativa que corresponde a todas as características enzimáticas corretas: I. Não interfere na energia de ativação da reação II. É regulada por condições metabólicas III. Apresenta especificidade ao substrato correspondente IV. Tem eficiência como um catalisador V. Participa da reação e é alterada ao final, junto ao produto gerado
		
	 
	II, III, IV e V
	
	II, III, V
	
	I, II e IV
	 
	II, III e IV
	
	I, II, III e IV
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608788382)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A água é um dos componentes inorgânicos mais importantes das células, desempenhando uma série de funções, tais como: solvente de líquidos orgânicos, transporte de íons e moléculas e manutenção da temperatura corpórea. Por isso, em média, corresponde a 70% da composição química de um indivíduo normal. Durante uma biópsia, foi isolada uma amostra de tecido para análise em um laboratório. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Após secagem em estufa, quando se retirou toda a água do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Os dados a seguir mostram como a água varia nos seres humanos, dependendo do tipo de célula. Baseando-se nestes dados, pode-se afirmar que essa é uma amostra de: 1. TECIDO NERVOSO - SUBSTÂNCIA CINZENTA 80%. 2. TECIDO NERVOSO - SUBSTÂNCIA BRANCA 70%. 3. MEDULA ÓSSEA 75%. 4. TECIDO CONJUNTIVO 60%. 5. TECIDO ADIPOSO 15%. 6. HEMÁCIAS 65% 7. ÓSSEOS (SEM MEDULA) 20%
		
	
	b) Tecido nervoso - substância branca.
	
	d) Tecido adiposo.
	
	c) Hemácias.
	
	a) Tecido nervoso - substância cinzenta.
	 
	e) Tecido conjuntivo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608826157)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ferro é um nutriente essencial ao organismo, intimamente associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio para todas as células do corpo. Quando há carência de ferro surge uma doença chamada anemia ferropriva. Ela pode surgir por deficiência nutricional, parasitoses, durante a gravidez ou por perda de sangue. Um estudo feito na Etiópia mostrou que a introdução das panelas de ferro no preparo dos alimentos reduziu a anemia de 55 para 13% em crianças. Com base nessas informações, assinale a alternativa que explica essa redução na anemia.
		
	 
	A panela, por ser feita de ferro, libera esse mineral que é misturado aos alimentos e absorvido pelo corpo.
	
	O ferro dos alimentos é transformado e mais facilmente absorvido pelo aquecimento.
	
	O ferro altera o sabor dos alimentos e aumenta o apetite das cirnças.
	
	Quando aquecido, o ferro ativa vitaminas do complexo B que estão nos alimentos.
	
	O ferro contido nos alimentos, em contato com o metal das panelas, é melhor absorvido.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608798035)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nosso meio biológico é aquoso, o que permite a viabilidade de diversas reações bioquímicas. A agua é reconhecida pela sua grande capacidade de reagir com ela mesma e com outras moléculas. Essa capacidade é conferida pelo grande número de pontes de hidrogênio entre as suas moléculas. O que permite à água a formação de tantas pontes de hidrogênio a ponto de ser reconhecida como solvente universal?
		
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	A similaridade em afinidade por elétrons de hidrogênio e oxigênio
	
	A estrutura tetraédrica da água liquida
	
	A diferença na força de ligação entre pontes de hidrogênio e ligações covalentes.
	 
	A magnitude do ângulo da ligação H-O-H e a capacidade da água fazer pontes de hidrogênio.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608845317)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabeça de lagosta não são aproveitadas sendo lançadas ao mar. "0 estudo sobre hidrólise enzimática de desperdício de lagosta", título do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para enriquecer a alimentação de populações carentes. O processo consiste na degradação de moléculas orgânicas complexas em simples por meio de um catalisador e na posterior liofilização. O pó resultante é de alto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservação, por longos períodos. (Jornal do Brasil - 27/08/94). Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opção CORRETA.
		
	
	O alto teor nutritivo do produto é devido ao fato de as moléculas orgânicas simples obtidas serem sais minerais indispensáveis ao desenvolvimento orgânico.
	 
	As moléculas orgânicas complexas empregadas são proteínas que, ao serem digeridas em aminoácidos são utilizadas pelo organismo com função estrutural.
	
	As moléculas orgânicas simples obtidas são glicerídeos que são utilizados pelo organismo com função reguladora.
	
	A hidrólise enzimática de moléculas orgânicas complexas é realizada por catalisador inorgânico em presença de água.
	 
	O catalisador do processo é uma enzima capaz de degradar proteínas em monossacarídeos essenciais à liberação de energia para as atividades orgânicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes