Buscar

Simulado Lucidade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulado Lucidade 2
Questão 1/2
Leia o texto a seguir: ( Resposta correta C )
Um professor atento ao desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos verifica por meio dos jogos e das brincadeiras os desafios, as dificuldades e superações das crianças, adolescentes e jovens. Essa observação é necessária e deve ser feita sempre que possível.
Fonte: a autora.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, a ludicidade é uma concepção que deve ser desenvolvida em sala de aula, deve ser pensada em todo o planejamento, desde o objetivo até a avaliação, portanto:
	A	As regras do jogo, por exemplo, são as condições em que o professor pode impor a disciplina aos alunos, ao criá-las de forma rigida e não negociáveis.
	B	Do ponto de vista da avaliação, o jogo proporciona a comparação clara e precisa entre os participantes, podendo o professor incentivar a competição.
	C	Os jogos podem conter regras. As regras ajudam a organizar todo o cenário para que o professor possa ter condições de levantar algumas hipóteses para sua avaliação.
	D	Quando um aluno não consegue dominar as regras de um jogo proposto, o professor deve encaminhá-lo diretamente para o acompanhamento psicopedagógico.
	E	Os erros que aparecem durante as tentativas das crianças em determinado jogo devem ser evitados e, quando possível, penalizados.
Questão 2/2
Leia o seguinte extrato de artigo:
“Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência de diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Neste sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2016.
A brincadeira de faz de conta como ação lúdica pedagógica, de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é entendida como:
	A	A separação das áreas de desenvolvimento e aprendizagem, mesmo quando há o objetivo direcionado ao estímulo de mais de uma área de desenvolvimento.
	B	Representações de papéis em uma situação imaginária, em que se alteram significados de objetos e de situações. ( Resposta correta B)
	C	Aquelas que perpetuam a manifestação livre e espontânea da cultura popular local.
	D	As construções montadas e desmontadas continuamente, com materiais concretos.
	E	A criação de símbolos a partir de temas sugeridos pelos professores.

Outros materiais