Buscar

Simulado Lucidade 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado Lucidade 5
Questão 1/2
Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: ( Resposta correta B)
“Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: [...] IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 16 ago. 2016.
A educação é direito no Brasil desde o nascimento da criança, e segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, o momento da alfabetização não se trata apenas de reproduzir letras e números no papel. Sobre a relação entre o lúdico e a alfabetização, é correto afirmar:
	A	O processo de alfabetização deve ser iniciado após os 5 anos de idade, pois o período inicial de vida deve ser preservado por estímulos lúdicos.
	B	A alfabetização pode ser trabalhada por meio da linguagem real, vivida, natural e significativa, aspectos que já são desenvolvidos em atividades lúdicas.
	C	A alfabetização deve ser feita através de atividades práticas e concretas com crianças a partir de 5 anos de idade.
	D	A alfabetização não pode ser entendida como uma atividade abstrata, pois as crianças entendem o mundo de forma concreta.
	E	A alfabetização deve ser trabalhada a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, considerando a maturidade das crianças neste período da educação básica.
Questão 2/2
Leia o seguinte extrato de texto:
“A pergunta que cabe formular, portanto, é a seguinte: a escola está oferecendo atividades lúdicas e prazerosas? Lúdica no sentido de oportunizar à criança, momentos de jogos e brincadeiras, a formulação de conceitos, a capacidade de estabelecer relações lógicas e cognitivas, possibilitando a construção do conhecimento e o desenvolvimento, permitindo que ela conheça o mundo, o sonho, o faz de conta, a imaginação, adquirindo novas competências e habilidades, despertando o gosto pelo aprender, pelo respeito e o saber viver e respeitar o próximo?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, M. S; PIOVESAN, J. C. Dificuldades de aprendizagem e ludicidade: brincando eu aprendo. Vivências. v. 9, n. 17, 2013. p. 26.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, brincando, a criança manifesta suas emoções. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A preparação de um ambiente lúdico em sala de aula prioriza as condições espaciais, sonoras, visuais, formas, cores, texturas etc.
II. O professor que trabalha com os jogos como recurso pedagógico tem que saber lidar com emoções muito fortes, vindas dos seus alunos.
III. Se o espaço não estiver adequado e aberto às possibilidades diferentes de expressões, os jogos não adquirem caráter pedagógico.
IV. Se os jogos proporcionarem momentos de expressões afetivas/emotivas, então é certo que o professor deve trocar de metodologia.
Estão corretas apenas as alternativas:
	A	I e II.
	B	I e IV.
	C	I, II e III. ( Resposta correta C)
	D	II e IV.
	E	III e IV.

Outros materiais