Buscar

PORTFÓLIO SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE.
RESUMO
O presente trabalho trata-se de um portfólio, exigido pelo Núcleo Comum de Licenciaturas, que compreende a Unidade Temática de aprendizagem- Diversidade Cultural. O tema a ser apresentado nesse relatório é;sustentabilidade. O tema desenvolvimento sustentável e meio ambiente nos levanta a uma série de questões, sobre como resolver o problema de um desenvolvimento desenfreado. Como fazer para trazer essa preocupação para os governos e a sociedade de seus respectivos países. Neste trabalho discorremos sobre o tema sustentabilidade, mostrando que desde as décadas passadas, a preocupação com o meio ambiente vem aumentando de acordo com o também crescente aumento das tecnologias e do desenvolvimento mundial. Vimos que essa decorrente preocupação com a vida ambiental de nosso planeta evidenciou a necessidade de criação de projetos e políticas sustentáveis, como proposto  na “Agenda 21”, que permitem o desenvolvimento mais responsável e sustentável, para atender as demandas e necessidades da sociedade sem que para isso, atinja a vida ambiental de nosso planeta.
Palavra chave: sustentabilidade. Meio ambiente. Desenvolvimento. 
INTRODUÇÃO
Quando falamos de sustentabilidade, nos deparamos com questões políticas, sociais e econômicas, que se tornam temas relevantes ao que se refere ao meio ambiente e sua preservação. A crescente industrial e tecnológica, atuante no mundo, dificulta a preservação do meio ambiente em sua totalidade. Hoje a questão ambiental se tornou uma questão meramente social. 
2. MEDIDAS SUSTENTÁVEIS
 Por este fato foram criados alguns mecanismos para implementar o “hábito” do desenvolvimento sustentável, como por exemplo a “Agenda 21”, que foi um documento lançado na ECO92 ( A conferência das nações unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento -CNUMAD- feita da cidade do Rio de Janeiro no ano de 1992) que teve o objetivo de reunir propostas contribuídas por governantes de vários países para a criação de medidas para um desenvolvimento sustentável, isto é, sem atingir o meio ambiente.Com isto o tema “Meio Ambiente” passa a ser o foco e uma das prioridades a si pensar quando o assunto é desenvolvimento.
O compromisso firmado por 179 países para a proteção e preservação do meio ambiente, foi de adquirir a responsabilidade política de impulsionar projetos e programas ambientais, além de conscientizar a sociedade da importância do tema para que faça o mesmo, dando assim razão para o lema da ECO92: “Pensar globalmente, agir localmente”, isso nos mostra a importância dos governos agirem em sintonia com a sociedade, se todos ajudarem e se conscientizarem, melhores serão os resultados, e o planeta agradece. 
Essas iniciativas políticas nos ajudam a pensar na importância de levarmos esse tema às salas de aula, pois é algo que precisa ser exposto para a conscientização social de um tema que atinge em escala global. É importante tratarmos isto, incentivar aos estudantes a prática sustentável, mostrando a eles a importância da preservação ambiental e suas implicações futuras de atitudes sustentáveis no presente. Quanto mais cedo aprenderem, melhor será para a preservação ambiental de nosso planeta.
Além das questões políticas e sociais, devemos rever os sistemas econômicos mundiais, que mesmo de forma indireta, atinge o meio ambiente. Devemos criarpolíticas de reutilização, reciclagem, e até mesmo achando maneiras mais ecológicas de suprir as necessidades da atual sociedade que a cada dia, cria novas necessidades, novas tecnologias e novas comodidades. Devemos juntar todas as questões, seja social, política e econômica em uma só quando se refere ao meio ambiente, isto é todas as decisões de interesse dentro dessas questões, terem por base a preservação e o cuidado do meio ambiente. 
3. CONCLUSÃO
Podemos então concluir que é de muita importância a iniciativa criada por países com o intuito de preservar o meio ambiente e incentivar o desenvolvimento sustentável. Sabemos que o desenvolvimento é algo essencial e necessário para o mundo em que vivemos, mas temos que também nos conscientizar e nos importar na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade, pois cabe a nós, hoje, oferecermos umfuturo melhor, sustentável e saudável para as gerações futuras.
REFERÊNCIAS
Disponível em; http://www.infoescola.com.geografia/agenda21 -Acesso em: 14jul.2016
http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/agenda21.pdf-Acesso em:14 jul.2016.
http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.6/Art1v4n6.pdf-Acesso em: 14Jul.2016.
http://www.biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20101010031842/4gadotti.pdf- Acesso em 14Jul.2016. 
ANEXOS
ANEXO A - PLANO DE AULA.
TEMA: Prática sustentável: produção, consumo e descarte responsável. 
Turma: 6º ano 
Disciplina: Ciências 
Nº de aulas: 2 aulas  
Justificativa: 
Sendo a escola um espaço aonde o educando dará sequência ao seu processo de socialização é fundamental o estudo  da prática sustentável, produção e consumo de descarte responsável. É necessário que os alunos do 6º ano desenvolvam essas práticas. Desde cedo deve-se estimular os alunos a prática de atitudes positivas que preservem os recursos naturais mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. 
Objetivo geral: 
 - Mostrar a importância da prática sustentável; 
 - Produzir descarte responsável. 
Objetivos específicos:  
- Sensibilizar os alunos á pratica  de descarte responsável; 
- Conscientizar aos alunos quanto a práticas sustentáveis; 
- Incentivar o aproveitamento integral de recicláveis; 
- Desenvolver atitudes de preservação quanto aos recursos naturais; 
- Gerar mudanças positivas na futura cultura ambiental e educacional. 
Recursos e materiais: 
Terra, sementes, regador, pá, adubo orgânico (aproveitamento de cascas de frutas), 12 garrafas pet vazias e lavadas, tesoura,12 metros de nylon, notebook, datashow,pendrive com fotos de plantas na garrafa pet. 
Metodologias: 
Reunir os alunos na sala de aula e passar as fotos da garrafa pet como ela vem do mercado, como é mal descartada, como pode ser reaproveitada  e resultado final da reutilização da mesma. 
Fazer uma roda de conversas com os alunos relatando a importância da prática sustentável dando oportunidade aos alunos de expor sua opinião. 
Levar os alunos para o pátio da escola aonde eles iram fazer os primeiros  preparativos nas garrafas Pet (cortar e furar, colocar a cordinha de nylon) .
Levar os alunos para a horta da escola e  ensinar passo a passo como plantar em garrafa pet, logo após cada aluno plantará uma muda. 
Depois de tudo pronto colocar as mudas afixadas na parede. 
Avaliação: No final da aula, pedir aos alunos que comentem um pouco sobre o que aprenderam na aula. 
ANEXO B-REAPROVEITAMENTO DA GARRAFA PET.

Outros materiais