Buscar

AV1 Tecnologia da construção 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(DAE, SP, 2015) Os serviços de escavação de terra realizados em obras, muitas vezes de forma manual, podem representar grande risco à integridade física dos trabalhadores. Analise as alternativas abaixo e escolha a correta:
R: As escavações com mais de 1,25 (um metro e vinte e cinco centímetros) de altura devem dispor...
 
(MAKIYAMA, 2016) O controle tecnológico da execução dos aterros exigirá atenção às especificações particulares de cada obra, em especial quanto a: 
R: Espessura e homogeneidade das camadas.
(UFG, 2014) Segundo a NR 18 ¿ Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, a elaboração de Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) deve ser feita por profissional legalmente habilitado. O PCMAT é exigido dos estabelecimentos nos quais a quantidade de trabalhadores seja, no mínimo:
R: 20.
(UNEMAT, 2009) Sabendo que um telhado de medidas 8mX5m, de duas águas, tem inclinação de 75%(setenta e cinco por cento), e que são necessárias 15 telhas para cobrir 1m², calcule a quantidade de telhas necessárias para cobrir o telhado abaixo. Com base nesse cálculo, assinale a alternativa correta.
R: 2250 telhas.
Os canteiros de obras devem dispor obrigatoriamente de:
R: Instalações sanitárias.
A etapa de execução de um canteiro de obra depende de projeto minucioso, no qual a fórmula custo x benefício se faz para o sucesso na execução de um empreendimento. Dentre os custos dos serviços de canteiro de obra, o custo das instalações provisórias pode ser definido como:
R: Custo direto e/ou indireto, conforme contrato de execução da obra.
A qualidade final das alvenarias depende essencialmente das características dos materiais utilizados e da execução, que deve atender a determinadas especificações. A norma NBR 8545 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece as condições para execução e fiscalização de alvenarias sem função estrutural (ou de vedação), de tijolos ou blocos cerâmicos. Considerando o disposto na referida norma, analise as afirmações abaixo. I. Os blocos cerâmicos para vedação constituem as alvenarias que não têm a função de resistir a outras cargas verticais, além do peso da alvenaria da qual faz parte. Portanto, esses blocos devem ser assentados com juntas a prumo (juntas verticais contínuas) e sem nenhum reforço adicional. 
II. Nas obras com estrutura de concreto armado, a alvenaria deve ser interrompida abaixo da viga ou laje e o preenchimento desse espaço só deve ser executado após um período mínimo de 7 (sete) dias,garantindo assim um bom travamento entre a parte superior da alvenaria e a estrutura (encunhamento). 
III. Nas obras com estrutura de concreto armado e mais de um pavimento, a alvenaria não precisa ser interrompida abaixo da viga ou laje, e o travamento da alvenaria com a estrutura na parte superior (encunhamento), pode ser feito imediatamente, desde que a alvenaria do pavimento imediatamente acima não tenha sido levantada. 
IV. A ligação da alvenaria com os pilares de concreto armado pode ser feita com barras de aço, engastadas no pilar e na alvenaria, distribuídas horizontalmente,em alturas adequadas, entre as fiadas. É correto apenas o que se afirma em:
R: II e IV
O canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de:
R: Advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes móveis das máquinas e equipamentos.
É obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região do tórax e costas quando o trabalhador estiver:
R: Estiver sinalizando acessos ao canteiro de obras.
Na execução de uma estaca escavada do tipo diafragma, a fim de garantir o bom funcionamento da lama bentonítica na estabilização de paredes, o nível de lama na escavação:
R: Deve ser mantido acima do nível da água do terreno no mínimo duas vezes a largura da estaca, respeitando o mínimo de dois metros.

Outros materiais